Leoberto Leal - SC    Rota Vale Europeu
Hospedagem
Gastronomia
Como Chegar
Booking.com
Os jardins bem cuidados embelezam a avenida, as pracinhas e as frentes das casas, fazendo da zona urbana um local agradável para passeios
Leoberto Leal é composto por 22 comunidades. Cada comunidade é singular nos aspectos físicos, sociais, ambientais e econômicos. Morros, colinas, cachoeiras, quedas d’água, riachos, grutas e trilhas naturais dão um aspecto romântico e pacato ao município. Os jardins bem cuidados embelezam a avenida, as pracinhas e as frentes das casas, fazendo da zona urbana um local agradável para passeios. Além das exuberâncias naturais, a aconchegante cidadezinha é cultural e festiva. Um passeio pela história dos imigrantes pode ser feito no museu Lindolfo que é um orgulho da cidade. Já o calendário festivo é organizado pelas comunidades de acordo com os Santos padroeiros, mas o cardápio preferido é praticamente o mesmo, churrasco com bolo ou galinha recheada com bolo, outra herança da colonização alemã. Além das festas paroquiais, também comemora-se o dia primeiro do ano com pequi nique, à beira do Rio Alto Braço e à sombra de árvores frondosas; o dia do Colono com desfile de máquinas agrícolas e sorteio de produtos agrícolas e; o dia do município com baile e fogos de artifício.
Cachoeira Nicolau Welter- Com mais ou menos 35 metros de altura e a 200 metros da estrada principal, é uma das mais lindas quedas de água do município. Os visitantes podem praticar trilha e rapel. Gruta Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida - Distante 4 km do centro do município, a gruta localiza-se embaixo de uma enorme pedra, na propriedade de José Sebastião Steinhouser. 
É muito visitada durante o ano inteiro, mas é na Sexta-feira Santa que se tem o maior fluxo de visitantes, pois é tradição do povo local acordar de madrugada para fazer uma peregrinação até a gruta antes de o sol nascer. Museu - O museu reúne preciosidades da vida dos antigos colonizadores de Vargedo. São relógios de pêndulo, polias, moedores de café e engenhocas que parecem esquecidas. Mas o xodó é uma vitrola de 1922, que ainda toca, com a ajuda de uma manivela, Cascatinha e Inhana, disco de cera com 78 rotações. Em outro canto, um pilão de 1822 em ipê, uma roda de tocar moenda, bodoque de bugre, guaiaca, bruaca, lâmpada de banha, ferro a carvão e até catavento. O descascador de mandioca tem prensa e forno, está intacto e funciona. Quando a engrenagem é acionada, por meio de eletricidade, tudo entra em movimento, como se voltássemos no tempo. Dá para fazer farinha, açúcar e melado, ali mesmo, se quiser.  Aberto ao público desde 2003, foi ampliado no ano passado para abrigar mais uma raridade, um charmosa charrete.

Hospedagem



VER TODAS AS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Gastronomia



VER TODAS AS OPÇÕES DE GASTRONOMIA


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI