Notícias

Silêncio em Contato - Festival promove saúde e arte integradas


No meio da Chapada dos Veadeiros, Silêncio em Contato é o primeiro Festival de Contato Improvisação a acontecer no local que é tido como santuário ecológico e espiritual.
Em um mundo agitado, cheio de informações e conectividade, estar em silêncio se torna cada vez mais necessário. O silêncio tem o poder de transformar emoções, reações, estados mentais e pensamentos, além de ser uma maneira de libertar-se, bem como um instrumento para a escuta, algo que se faz cada vez mais necessário em um mundo onde ninguém se escuta e estamos, literalmente, divididos ao meio. E isso não é novidade para ninguém: técnicas orientais milenares já demonstravam que ficar quieto e meditar trazem enormes benefícios à saúde física e mental.
 
Quando somado à dança, o silêncio pode ganhar ainda mais força. Mais do que uma manifestação artística, a dança também é uma maneira de conhecer-se, seu corpo, sua mente, seus limites, seu ser altamente criativo, suas potências, abrindo espaços para entrar em equilíbrio com o mundo. Juntos, os dois podem combinar o mundo externo e interno, promovendo também uma manifestação natural do sistema corpo-mente que é complexo, mas que pode ser acionado e conectado de formas simples e eficientes. O contato improvisação é uma delas.
 
Assim convidamos para o primeiro "Silêncio em Contato" - Festival de Contato Improvisação, que acontece de 4 a 12 de março de 2017, no Portal da Chapada dos Veadeiros. Organizado pela bailarina Camila Vinhas Itavo (co-criadora e coordenadora do "Primeiro Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo", em 2008), o festival Silêncio em Contato, em Alto Paraíso, GO, oferece oficinas com a própria Camila Vinhas, pesquisadora das Universidades Federal e Estadual de Goiás e os pesquisadores Guto Macedo do Rio de Janeiro, Alexandre Tripiciano, de São Paulo, que juntos formam o Combinado Itinerante de Contato Improvisação e a bailarina e pesquisadora Paula Zacharias, de Buenos Aires. 
 
A proposta é mixar diferentes maneiras de se aprofundar no silêncio através da técnica do contato improvisação que se nutre de outros campos do conhecimento em pesquisas publicadas pela medicina, pela anatomia, pela fisiologia do movimento, pela reestruturação corporal aplicada ao movimento vivenciado, para se colocar como fonte de conhecimento cinético, poético, político, artístico que se vale da improvisação, da criação em conjunto e principalmente da escuta. 
 
A formação dos bailarinos que oferecem oficinas nesta da primeira edição tem conexão direta com a saúde, com o equilíbrio e processos de restauração dos sistemas. É uma combinação específica destas atenções presentes que proporciona aprofundamento na investigação, cada um ser seu próprio instrumento, através desta prática multidisciplinar que é o Contato Improvisação, seguindo na direção do que acontece no encontro com o silêncio. 
 
Mais informações sobre o festival no link:
https://silencioemcontato.wordpress.com

Foto: Divulgação

Clique aqui e conheça Alto Paraíso de Goiás- GO

Com edição de Julia Marques
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2019 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS