Notícias
Entre os temas abordados, foram apresentadas as diretrizes do programa Brasil Recebe, voltado para a qualificação do receptivo nacional, e discutida a proposta inicial do plano de trabalho para o turismo receptivo do Amapá. No período da manhã, os participantes contextualizaram a realidade atual do estado, compartilharam experiências e identificaram necessidades e oportunidades para o setor, incluindo a importância de mão de obra qualificada, desafios logísticos e potencialidades como a gastronomia regional.
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, reforçou que a participação ativa da entidade é parte do compromisso com a descentralização e o fortalecimento do turismo em todas as regiões do país. “O Amapá tem um potencial único e estamos colaborando para que esse processo de estruturação ocorra de forma integrada e eficiente, com foco em qualificação, roteirização e promoção.”
Já o coordenador de Planejamento do Turismo da Secretaria de Turismo do Amapá, Gabriel Flores, destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro hoje aqui é uma devolutiva do Encontro dos Presidentes da ABAV que aconteceu em Macapá. Estamos saindo daqui com uma proposta de projeto para trabalhar o desenvolvimento turístico do estado. Esse projeto tem como pilar principal a capacitação do trade turístico, visando melhorar o posicionamento do Amapá no cenário nacional.”
Para a diretora superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante, a construção coletiva do plano é o caminho para estruturar um modelo eficiente e sustentável. “Essa reunião é um desdobramento da reunião realizada em junho, em que nós estamos começando a construir juntos um programa de turismo receptivo que envolve o Governo, o Sebrae e, futuramente, todo o trade turístico, para fazer algo bem robusto e potente”.
A próxima reunião já está agendada, e a expectativa é avançar na consolidação do plano de trabalho com o envolvimento crescente de instituições públicas, privadas e do trade turístico local.
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional - Associação Brasileira de Agências de Viagens - é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.
A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA - World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza anualmente a ABAV Expo, a maior feira do agente de viagem da América Latina. O evento reúne profissionais do setor do mundo todo e é considerado vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações, além de destinos, equipamentos e fornecedores. A edição de 2025 acontece no Riocentro (Rio de Janeiro), de 8 a 10 de outubro, e deve reunir 2 mil marcas expositoras e receber cerca de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home