Notícias
Nesta edição, empresas associadas à ADIBRA e ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) podem inscrever seus projetos entre os dias 22 de julho e 20 de outubro, exclusivamente pelo site Prêmio Mauricio de Sousa. Os projetos serão analisados por um corpo de jurados altamente qualificados e atuantes no setor, com base em três categorias principais:
Cada categoria premiará os três melhores colocados com os troféus Ouro, Prata e Bronze. Além da estatueta exclusiva, os vencedores ganham visibilidade nacional e internacional, reconhecimento em ações de mídia, participam de visitas técnicas e têm seus projetos promovidos em redes da ADIBRA e entidades parceiras. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu em novembro, durante o Adibra International Networking (AIN), principal evento internacional do setor brasileiro de parques e atrações, promovido pela ADIBRA há nove anos em Orlando, Flórida (EUA), cidade símbolo da indústria do entretenimento global. As empresas interessadas podem consultar o regulamento completo e realizar suas inscrições em: Prêmio Mauricio de Sousa . Os projetos devem ser enviados acompanhados de um vídeo explicativo de até um minuto. Para o diretor de Marketing da ADIBRA, Henry Hila, a 5ª edição surge em um momento histórico do setor no Brasil. "Estamos vendo o surgimento de novos empreendimentos e a modernização das operações atuais. Por isso essa premiação é tão importante para valorizar os projetos e profissionais brasileiros e mostrar ao mundo que o Brasil é um player importante no mercado de parques e atrações", destaca.
A trajetória do Prêmio
Criado em homenagem ao desenhista Mauricio de Sousa, um dos maiores ícones da criatividade e do entretenimento nacional, o prêmio é um estímulo à excelência e um instrumento de valorização das boas práticas do setor. A estatueta exclusiva, criada pelo próprio Mauricio de Sousa, traz o personagem Horácio, o dinossauro pensativo que representa o alter ego do autor, segurando o catavento da ADIBRA — simbolizando os valores que norteiam o setor: criatividade, confiança e contribuição para o bem coletivo.
Parques brasileiros premiados
Desde sua criação, em 2019, o Prêmio Mauricio de Sousa já contabiliza mais de 200 projetos inscritos, evidenciando o crescimento da iniciativa e sua relevância para o setor. A cada edição, o número de participantes aumenta e reflete o amadurecimento da indústria e o fortalecimento de uma cultura de excelência. Ao longo de suas quatro edições, o Prêmio Mauricio de Sousa consagrou projetos que se tornaram referência em criatividade, inovação e impacto social no setor de entretenimento. Entre os destaques estão a "Fantástica Floresta", do Parque Unipraias, além da "Nova Área Temática Hot Wheels", do Beto Carrero, e o projeto "Insano Virtual", do Beach Park, todos premiados em 2019. Em 2022, brilharão iniciativas como o sistema de pagamento por reconhecimento facial do Beach Park, a atração BioParque do Rio, a “Sala do Silêncio”, do Parque da Mônica, e o projeto “Atlântica”, do Magic City. Já em 2023, a inovação foi representada pelo fliperama imersivo “Arcade Haus”, enquanto o prêmio de ESG contou com o “Mascote Pedro – Libras”, do Parque Capivari, e a atração FG Big Wheel, em Balneário Camboriú. Na edição mais recente (2024), o destaque ficou para o programa “Só Feras”, do Grupo Cataratas, a atração NERF do Parque Beto Carrero e o projeto de inclusão “Karaca”, do Thermas de São Pedro. Todos os vencedores foram homenageados com a estatueta exclusiva do personagem Horácio, criada por Mauricio de Sousa como símbolo da excelência no setor. A trajetória de sucesso do Prêmio Mauricio de Sousa só foi possível graças ao apoio fundamental de empresas que, ao longo das edições, acreditaram na força do entretenimento nacional. Entre os patrocinadores que viabilizaram as quatro primeiras edições estão: Speed Kids, Cervejaria Germânia, Sacoa, Limber Software, Fitz Roy Entretenimento, Emotion Slides, DA20, Photo Memories, Grupo Índigo Brasil e Dpen. Cada uma dessas marcas contribuiu para fortalecer a excelência, a inovação e o reconhecimento do setor de parques e atrações turísticas no Brasil.
Sobre a ADIBRA
A associação, que celebrou recentemente 35 anos de fundação, reúne mais de 250 empresas filiadas que representam cerca de 700 operações e fornecedores de serviços do setor de parques e atrações turísticas. Desempenha papel importante para o setor, incluindo parques e atrações: temáticos, itinerantes, aquáticos, centros familiares em shoppings (FECs), infláveis, trampolim, dentre outros estabelecimentos. Promover a união e o desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação e capacitação, inovação, ética e responsabilidade social.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home