Notícias
A segunda edição do Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, lançado pela Embratur, apoia financeiramente a produção de cinco obras cinematográficas de curta-metragem inéditas que valorizam destinos e experiências turísticas presentes no bioma amazônico. Em parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão de conhecimento do Projeto Paradiso, os roteiristas selecionados participam do ciclo de consultorias Brasil com S + Paradiso Multiplica apresentam: Marcelo Botta e o Roteiro como Caminho Criativo. Os encontros já estão em andamento. Marcelo Botta é cineasta e diretor de “Betânia” (2024), longa-metragem premiado que se passa no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Lançado pela primeira vez em outubro de 2023, o Edital de Curtas-Metragens Brasil com S apoia financeiramente projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. A Embratur anunciou a segunda edição do Brasil com S em fevereiro deste ano para investir R$ 500 mil em cinco obras inéditas com o objetivo de promover o bioma amazônico em um ano estratégico para a região, que sediará a COP 30, em Belém, em novembro. Além do fomento financeiro, os atuais ganhadores do certame passam por uma consultoria para distribuição internacional, mentoria para produção e pós-produção, além da mentoria de roteiro, fruto da parceria entre a Agência e o Paradiso Multiplica.
A atual edição do Brasil com S teve 175 inscritos, sendo 110 projetos de empresas da Amazônia Legal. Uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e especialistas selecionou os vencedores: três ficções, um documentário e uma animação. Um deles, o Projeto “Beira”, foca na Amazônia negra e LGBTQIA+, com assinatura de Marcela Bonfim. Já o projeto “O Retorno”, com direção de César Meneguetti e produção de Renato Nunes Dornelles, baseado em fatos, fala sobre a viagem da Itália ao encontro do povo Yanomami em São Gabriel da Cachoeira (AM) e as memórias do documentarista italiano Mario Gianni.
Outro selecionado, “AMASSUNU - Maní e os sabores do Rio Tapajós”, com direção de de Juliana Boechat e Tiago Venusto, convida a uma imersão na rica tapeçaria cultural da Amazônia, onde a vida moderna se entrelaça com as tradições que pulsam desde tempos imemoriais. Em “Te vejo na próxima saída do boi”, com direção de Keila Sankofa e Produção Executiva de Rafael Ferreira, um encontro casual entre dois personagens apresenta a saída do tradicional Boi de Máscara na cidade de São Caetano de Odivelas. E a animação BICI: A História Sobre uma Bicicleta no Afuá, que narra a história da bike BICI no município marajoara onde o principal meio de locomoção é a bicicleta, dirigido por Otoniel Oliveira.
Na visão do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil com S é uma importante ferramenta para o fomento do turismo audiovisual. “Acreditamos no poder dos produtos audiovisuais como uma ferramenta potente de promoção turística, por isso apostamos nesse projeto e vamos além do financiamento para a produção dos filmes. Nesta parceria com o Projeto Paradiso oferecemos uma oportunidade para que os curtas em produção tenham ainda mais qualidade e levem a imagem do nosso país para o mundo de uma forma ainda mais atraente. Um Brasil que pode ser visto em telas mundo afora como um lugar bom para ser visitado, explorado de forma sustentável e que gera desenvolvimento social a partir da atividade turística”, afirmou Freixo.
Experiente e premiado
O longa de estreia de Marcelo Botta teve a premiére mundial na Berlinale. Coproduzido por Salvatore e Canal Brasil, Betânia passou por mais 24 festivais de 15 países, entre eles Guadalajara, Kerala, Leeds, Taiwan. Lançado nos cinemas pela O2 Play em mais de 20 cidades brasileiras, Betânia ficou 12 semanas em cartaz. Entre 2007 e 2023, Botta criou e dirigiu séries para MTV - onde ganhou o APCA por Comédia MTV - Disney Fox, FX, Comedy Central e Paramount, onde fez duas temporadas de Auto Posto, série que foi indicada ao prêmio ABRA de melhor roteiro de ficção.
Em seu trabalho documental chegou a filmar em 20 países, desde grandes metrópoles até lugares isolados na Floresta Amazônica, Atacama, nos Andes, na Patagônia e nos Lençóis Maranhenses, onde sua pesquisa documental repleta de idas e vindas o levou a criar o roteiro de Betânia. “Foi muito valioso ter a oportunidade de trocar experiências e vivências com tantas vozes e olhares de artistas que apontam para narrativas diversas, sensíveis e potentes do Norte do Brasil”, diz Marcelo Botta, sobre a participação nas mentorias do Brasil com S.
“Uma das nossas missões é garantir que os apoios oferecidos pelo Projeto Paradiso reverberem para além dos filmes e talentos diretamente beneficiados. Ficamos muito contentes ao ver profissionais como o Marcelo Botta compartilharem sua trajetória com novas vozes do audiovisual brasileiro, fortalecendo um ciclo virtuoso de troca e formação”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. O Paradiso Multiplica já realizou mais de duas mil horas de atividades formativas e a parceria inédita com a Embratur também é celebrada. “Esperamos que seja a primeira multiplicação de muitas a serem realizadas com a Embratur. O edital Brasil com S é uma iniciativa muito relevante para o desenvolvimento de curtas no Brasil”, complementa Josephine.
Sobre a Embratur
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) é um serviço social autônomo que tem como missão planejar, formular e implementar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal e em parceria com governos, prefeituras e setor privado. O objetivo é atrair turistas internacionais e fortalecer a economia do país em parceria com os destinos e empreendimentos do setor.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto?Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga?Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.?Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home