Notícias

Festa do Imigrante chega à 29ª edição com entrada gratuita e mais de 60 atrações de 43 nacionalidades e regiões
O evento será realizado no fim de semana dos dias 27 e 28 de setembro e terá ingresso solidário, com entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Fraternidad Folklórica y Cultural Tinkus San Simón na Festa do Imigrante. Créditos:Juliana Lubini/Divulgação Museu da Imigração

A festa, que reflete a diversidade cultural, reúne mais uma vez comunidades migrantes, refugiados e descendentes de diversas nacionalidades e origens.

Para realizar a 29ª Festa do Imigrante, tradicional evento promovido pelo Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, o complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás abre suas portas nos dias 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h, para um fim de semana de atrações gratuitas de diferentes comunidades migrantes do mundo. A programação da festa reunirá representantes de 43 países ou regiões, em uma viagem cultural com atrações de música, dança, gastronomia e artesanato, além de oficinas e vivências.Este ano, a entrada do público será gratuita mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal), mantimentos que serão revertidos para o maior centro de acolhida da cidade de São Paulo, o Arsenal da Esperança.

No jardim do Museu, o palco recebe 33 apresentações de música e dança, de mais de 22 localidades como Ilha da Madeira, Grécia, Chile, República Tcheca, Bolívia, Espanha, Letônia, Paraguai, Hungria entre outros. Em 2025, dois grupos estreiam no evento: Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana, que traz para a festa danças típicas da cultura do país andino e Banda Volare, que apresenta repertório de músicas italianas desde as clássicas até as contemporâneas.

Na área gastronômica serão mais de 40 expositores, com pratos típicos diversificados e especialidades de países como México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria, Congo e outros. Já no pavilhão de artesanato, 20 expositores estarão presentes, com ítens de países como Costa do Marfim, Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Iraque, Bélgica, entre outros.

O público ainda poderá vivenciar aspectos diversos das culturas de mais de 15 países, em oficinas gastronômicas, de artesanato e de dança e movimento, que acontecerão ao longo de cada dia do evento. Entre os destaques na área da dança estão as oficinas de K-Pop (Coreia do Sul); dança Afegã e da Guiné-Conacri. Na gastronomia, Chicken Tikka (Índia); Arepas (Venezuela); pizza para crianças e outras convidam o público a colocar a mão na massa e a experimentar sabores de diferentes continentes. Por fim, acontecem oficinas de artesanato como a de Turbante (Costa do Marfim); Ovos decorados (Lituânia); Caligrafia (Armênia) e Bordado (Palestina)

A programação ainda irá proporcionar ao público a oportunidade única de conhecer a edificação da antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás em sua integralidade, na visita guiada conduzida pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu da Imigração. Durante a ocasião o público terá acesso a espaços que, normalmente, não estão abertos à visitação. Serão abordadas a história do local e sua íntima relação com os movimentos de migração no Estado de São Paulo, bem como no Brasil, a exemplo do Arsenal da Esperança – projeto da Sermig – Fraternidade da Esperança, organização originalmente italiana, fundada nos anos 1960 e que desde 1996, tem sua sede brasileira na Hospedaria de Imigrantes, onde coordena a acolhida diária de 1.200 homens em situação de vulnerabilidade social. Durante as visitas, o público irá conhecer as instalações, a história e as ações desenvolvidas no local.

Uma atividade inédita no evento, também proposta pelo CPPR, é a oficina Festa em Foco, que convida participantes para uma caminhada fotográfica, onde serão produzidos registros que expressem diferentes óticas sobre a Festa do Imigrante. As imagens irão compor uma publicação no blog do Museu da Imigração, criando um espaço de reflexão coletiva sobre memórias, olhares e narrativas visuais.

Outros atrativos, como o passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu estarão em funcionamento durante o evento, estes com valores a consultar no site do museu. 

O evento contará com medidas de acessibilidade, como tradução em Libras nas apresentações de palco e em algumas oficinas e atividades. Além disso, uma equipe especializada estará disponível para receber pessoas cegas ou com baixa visão, acompanhando-as nas visitas guiadas que integram a programação.

A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio e a entrada está sujeita à lotação do espaço.

 

Serviço

29ª Festa do Imigrante

Datas: 27 e 28 de setembro

Horário: das 9h30 às 18h

Ingresso solidário: Grátis, mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal). Distribuição de ingressos sujeita à lotação do espaço.

Local: Museu da Imigração

Recursos de acessibilidade: monitores para pessoas cegas ou com baixa visão nas visitas guiadas e intérprete de Libras nas atrações de palco e algumas oficinas e atividades


Programação e ingressos

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Acessibilidade no local – Não possui estacionamento

www.museudaimigracao.org.br 


Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 08-09-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.