Notícias
A Oktoberfest não é o único evento a fomentar o turismo e a economia no Vale de Itajaí, em Santa Catarina, durante o mês de outubro. Além da maior festa popular de celebração à cerveja em Blumenau, que acontece de 20 de setembro a 5 de outubro, as cidades de Itajaí, Brusque e Porto Belo fazem parte do calendário de importantes celebrações que evidenciam a cultura, a gastronomia e a diversidade da região.
O Aeroporto Internacional de Navegantes, que é o principal acesso aéreo para quem deseja aproveitar os eventos, prevê um aumento na movimentação de passageiros durante o período. Entre os dias 1º e 31 de outubro de 2025, a oferta total de assentos é de aproximadamente 252 mil lugares, distribuídos entre voos de chegada e partida. Ao longo do mês, são previstas 1.531 operações aéreas, entre pousos e decolagens, considerando voos regulares e extras. Confira mais detalhes sobre os festivais:
Marejada
Com 36 anos de tradição, a Marejada é considerada a maior festa de pescado do Brasil, com mais de 10 restaurantes especializados em uma gastronomia que reúne clássicos com frutos do mar até versões mais contemporâneas.
O evento, que é o primeiro do país a eliminar completamente o plástico descartável se tornando um exemplo de gestão inteligente de resíduos, acontece de 02 a 19 de outubro de 2025, no Centreventos de Itajaí, com entrada gratuita.
Festival do Camarão
De 10 a 19 de outubro, a cidade de Porto Belo se torna palco do 10º Festival do Camarão, na Praça da Bandeira. O evento, que se tornou uma tradição no Estado, tem como principal destaque a distribuição do maior risoto de frutos do mar, com mais de 1,7 tonelada.
Com entrada gratuita, a expectativa é que a edição deste ano seja a maior já realizada, em comemoração aos 193 anos do município.
Fenarreco
Inspirada na Oktoberfest, a Fenarreco (Festa Nacional do Marreco) acontece anualmente na cidade de Brusque. Este ano, o evento vai para sua 38ª edição, entre os dias 9 e 19 de outubro, e oferecerá aos visitantes muita música, danças típicas, trajes tradicionais e gastronomia para celebrar as raízes germânicas da cidade.
Para quem deseja fazer um tour entre as cidades e aproveitar para curtir as festas regionais, o tempo de deslocamento entre as cidades varia de 30 minutos a 1 hora, dependendo do trânsito local.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home