O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, oferece passeios gratuitos em Belo Horizonte, com saída do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Sesc Mercado das Flores e do Sesc Palladium, para quem trabalha no comércio e possui a Credencial Sesc plena. As atividades são organizadas em quatro eixos temáticos: Turismo Religioso; Turismo Histórico-Cultural; Ecoturismo; e Turismo Patrimonial.
As reservas podem ser feitas pelo site viagenseexperiencias.sescmg.com.br ou presencialmente no CAT - Sesc Mercado das Flores, localizado na avenida Afonso Pena, 1.055, no Centro de Belo Horizonte. O atendimento no CAT ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h.
Programação de passeios
Sinopse: Um mergulho na história de Belo Horizonte explorando o Cemitério do Bonfim, suas personalidades marcantes e lendas urbanas, como a Loira do Bonfim.
- Nos Bastidores da Arte – Cinema, Teatro e Fotografia em BH
Sinopse: A visita percorre o Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro e a Câmera Sete, revelando os bastidores da arte e da cultura na capital mineira.
- Mineiridades e Cultura – Uma manhã na Praça da Liberdade
Sinopse: O trajeto entre a Praça da Liberdade, o Palácio da Liberdade e o Museu Mineiro destaca a história e o patrimônio de Minas Gerais.
- Caminhos da Fé – Os primeiros templos da cidade
Sinopse: O roteiro contempla a Igreja São José, a Basílica de Lourdes e a Igreja da Boa Viagem, prestigiando a arquitetura das primeiras casas de oração da cidade.
- Do Parque ao entardecer no Edifício Acaiaca
Sinopse: O percurso entre o Parque Municipal e o Edifício Acaiaca inclui um bunker da Segunda Guerra Mundial no prédio histórico e o seu terraço com vista para o pôr do sol.
Sinopse: A experiência inclui o Mineirão, o Museu Brasileiro do Futebol e a Igrejinha da Pampulha, ícones do modernismo e da cultura esportiva da capital.
- Pampulha de Niemeyer – Curvas que encantam o mundo
Sinopse: A jornada pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha desvenda o Mineirão, a Igrejinha e a Casa do Baile, em um itinerário que celebra o legado de Niemeyer.
- Viagem ao centro das ideias – Energia e ciência
Sinopse: O grupo explora o Espaço do Conhecimento UFMG e o Museu de Artes e Ofícios, refletindo sobre ciência, energia e transformação social.
- Trilha do Horizonte – Imersão no Parque das Mangabeiras
Sinopse: A caminhada parte da Praça das Águas até o Mirante da Mata, promovendo conexão com a natureza e contemplação da Serra do Curral.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Donato, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.