Notícias

Circuito Caminhos do Paraná - Rotas do Pinhão contribui para fortalecer o turismo em mais 10 cidades; confira o balanço da 4ª etapa
Iniciativa inédita no Brasil, expedição foi finalizada em Curitiba, onde recebeu homenagem da Assembleia Legislativa. Agora, os 25 trailers e motorhomes participam da 9ª Expo Motorhome, que começa na próxima quarta-feira (12/11) e prossegue até domingo (16/11) em Pinhais

4º Circuito Caminhos do Paraná - Mandirituba - Felipe Rodrigues. (Divulgação)

Após 10 cidades percorridas, a 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão chegou ao fim no último dia 1º de novembro, em Curitiba, contabilizando crescimento no número de pessoas beneficiadas pela programação cultural. A caravana com 25 trailers e motorhomes levou atrações gratuitas a uma região com 2 milhões de moradores, movimentando pelo menos R$ 500 mil em recursos na economia dos municípios abrangidos. Além disso, foram plantadas mais de 1.000 árvores nativas. Com essas 10 novas cidades, aumenta para 40 o número de municípios visitados desde a primeira edição do Circuito Caminhos do Paraná, iniciada em maio passado.

A primeira cidade a receber a quarta etapa, em 23 de outubro, foi Rio Negro. Depois, a caravana prosseguiu para Campo do Tenente (24/10), Mandirituba (25/10), Fazenda Rio Grande (26/10), Lapa (27/10), Araucária (28/10) e Almirante Tamandaré (29/10). Em Rio Branco do Sul, no dia 30, o Circuito Caminhos do Paraná fez história ao protagonizar uma participação especial no 7º Fórum Metropolitano de Turismo, revela a organizadora, Simone Nunes. Após, o comboio dirigiu-se a Piraquara (31/10), terminando na capital Curitiba (1º/11).

Como de costume, os cerca de 50 aventureiros chegaram às cidades na parte da manhã, conhecendo os atrativos turísticos e almoçando em restaurantes para valorizar as empresas locais. À tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o interior das casas sobre rodas, momento em que também foram abertas as programações, que incluíram feiras de artesanato e gastronomia, apresentações de música e dança. “Cada cidade nos encantou como sua riqueza cultural, proporcionando uma experiência fantástica. O fechamento desta penúltima etapa foi em Curitiba, com ampla participação das famílias”, comemora o idealizador da caravana e presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff. Outro ponto positivo é que cada município se comprometeu em criar pontos de apoio aos caravanistas para fortalecer o turismo sobre rodas.

Homenagem pela Assembleia Legislativa

Na noite de 3 de novembro, dois dias após o término da caravana, o Circuito Caminhos do Paraná e a Expo Motorhome receberam uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná. Proposta pela 1ª vice-presidente, deputada Flávia Francischini (União), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão, a cerimônia destacou o Paraná como “O Estado do Turismo sobre Rodas”. Na plateia, os cerca de 50 integrantes da 4ª etapa da caravana acompanharam a homenagem, agitando de maneira animada as bandeiras da iniciativa. Durante boa parte do dia, os motorhomes permaneceram perfilados em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, chamando atenção da população.

Aventureiros participam da 9ª Expo Motorhome, que começa na quarta-feira

Após o final da expedição, os 25 veículos de recreação rumaram para Pinhais, onde será realizada, entre a próxima quarta-feira (12/11) e o domingo (16/11), a 9ª Expo Motorhome, maior feira de campismo e caravanismo da América Latina. A expectativa é reunir 30 mil visitantes e cerca de 200 expositores, contabilizando R$ 600 milhões em negócios, um crescimento de 20% em relação a 2024.

Em uma área de 23 mil metros quadrados do Expotrade ocorrerão demonstrações e venda de motorhomes, trailers, minitrailers, campers (equipamentos acoplados à caçamba de picapes), veículos de recreação em geral, barracas e acessórios. Na área externa haverá exposição de veículos antigos do Retrô Trailers Brasil, bem como motorhomes usados e seminovos à venda. Além disso, diversas palestras gratuitas com influenciadores e aventureiros divertirão o público durante a programação.

Localizado a apenas 2 km do Expotrade, o camping oferece toda a infraestrutura necessária para o conforto dos aventureiros, permanecendo aberto de 10 a 16 de novembro. Como já é tradição, não faltarão shows musicais. Para informações adicionais, acesse o site www.expomotorhome.com. Siga o perfil no Instagram: @expomotorhome.

Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 12-11-2025
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.