A iniciativa conecta as operadoras ao território e aos parceiros locais, fomentando um ambiente propício para troca, aprendizado e novas possibilidades de cooperação comercial. O Chile se consolidou, nos últimos anos, como um dos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros, recebendo mais de 787 mil turistas em 2024, com 11 cidades conectadas com vôos diretos a Santiago. No primeiro ciclo da missão, os profissionais da Agaxtur, Ambiental, Bancorbras, Befly, BWT, Imaginadora, Incomum, Raidho, Schultz, Transmundi e Voetur tiveram a oportunidade de conhecer cidades como Matanzas e Pichilemu, na região de Navidad, que fica a poucas horas de Santiago e do Vale de Colchagua, conhecido por suas vinícolas premiadas. A região de OHiggins se destaca por suas paisagens costeiras, praias reconhecidas pela prática de surf, windsurf, kitesurf e mountain bike, além de experiências culturais com comunidades locais. A gastronomia é outro destaque, com sabores marcantes de peixes e frutos do mar do Oceano Pacífico, trazendo ao turista um contato direto com a culinária chilena mais autêntica. “As missões comerciais são uma ferramenta estratégica para aproximar mercados. São momentos de imersão, diálogo e construção conjunta, que ampliam o repertório das operadoras, fortalecem relações e estimulam novas possibilidades de cooperação.
Ao vivenciarem o destino na prática, dentro de uma programação estratégica que combina conexões locais qualificadas e foco comercial, os operadores ampliam sua compreensão sobre o território e identificam caminhos potenciais para oportunidades futuras de negócios e parcerias”, conta Marina Figueiredo, presidente da Braztoa. A Missão na região de OHiggins combinou uma programação que integrou litoral, bem-estar e enoturismo. Além das visitas técnicas e experiências locais, os operadores conheceram hotéis, serviços e potenciais parceiros de negócios, ampliando sua compreensão sobre a oferta turística da região e possíveis parceiros de negócios. Essa imersão abre espaço para que cada operadora identifique, dentro da sua estratégia e realidade, oportunidades para desenvolver produtos e construir roteiros mais autênticos pelo Chile, um destino que já ocupa posição estratégica para o mercado brasileiro.
“Os brasileiros se consolidaram como segundo maior emissor de turistas para o Chile, o que nos alegra muito e nos incentiva a mostrar os atrativos da nossa região, que oferece experiências únicas, bem-estar e belos cenários naturais, explica Carlos Escobar, diretor regional da Sernatur OHiggins.
"A missão comercial tem se mostrado uma oportunidade concreta de expansão para as operadoras participantes. O retorno até agora tem sido extremamente positivo: os gestores estão motivados a fortalecer e diversificar seus portfólios com novos produtos para o Chile, que já figura entre os mercados internacionais mais relevantes e estratégicos para grande parte dos nossos associados.", comenta Rodrigo Ramos, gestor de parcerias e projetos estratégicos da Braztoa.
Data de publicação desta Matéria 21-11-2025