Notícias
Enquanto a folia já começa a tomar conta das ruas, cerca de 40 mil pessoas entre passageiros e tripulantes vão escolher o mar como cenário para viver o Carnaval de 2026. Entre os dias 13 e 23 de fevereiro, dez navios de cruzeiro devem realizar embarques e escalas pelos destinos brasileiros, consolidando o período como um dos mais movimentados para o turismo marítimo.
Além do volume de viajantes, o impacto econômico também chama atenção. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a CLIA no Brasil aponta que o gasto médio por passageiro chega a R$ 709,47 nas cidades de escala e a R$ 918,15 nos portos de embarque e desembarque, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos. Os números refletem benefícios para diversos setores da cadeia do turismo, como transporte, alimentação, comércio, serviços e meios de hospedagem locais.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, o turismo de cruzeiros tem um papel estratégico para o Brasil, especialmente em grandes feriados como o Carnaval. “Ele movimenta pessoas, gera renda nos destinos, fortalece economias locais e amplia as opções de viagem para diferentes perfis de turistas. É um segmento que contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo nacional e regional’”, afirmou.
As operações para o período carnavalesco incluem cruzeiros de cabotagem e de longo curso evidencia a força do setor em um dos feriados mais estratégicos do calendário turístico nacional.
Para o presidente executivo da CLIA no Brasil, Marco Ferraz, a época é uma oportunidade tanto para o viajante quanto para os destinos. “O Carnaval é um dos momentos mais desejados para viajar, e os cruzeiros conseguem reunir diversão, conforto e variedade de destinos em uma única experiência. Essa movimentação gera impactos econômicos relevantes, fortalece a cadeia do turismo e cria oportunidades de emprego nos destinos visitados”, destaca.
E VOCÊ JÁ PENSOU EM PULAR O CARNAVAL EM UM CRUZEIRO?
Mais do que transporte, os cruzeiros se consolidam como uma experiência completa durante o Carnaval. A bordo, os passageiros encontram uma programação que vai de festas temáticas e shows ao vivo a espaços dedicados ao descanso e ao bem-estar, com gastronomia variada, teatro, piscinas, spa, academia e áreas para crianças e adolescentes, tudo sem a necessidade de trocar de hotel ou enfrentar longos deslocamentos.
Edição por Julia Marques
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
07/02/2026
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home