Notícias

Pernambuco aposta em cultura e negócios na WTM Latin America 2026
Estado valoriza artesanato e leva o maracatu de Baque Solto para a feira em São Paulo

Foto: Caique Adones / Empetur

O Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participa da World Travel Market (WTM) Latin America 2026, entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo, reforçando sua estratégia de promoção turística e relacionamento com o trade nacional e internacional, com ações voltadas à geração de negócios e à valorização da identidade cultural pernambucana. O estande de Pernambuco apresenta uma experiência imersiva centrada no artesanato, na gastronomia e nas tradições populares. Entre os destaques está o paredão com obras de Tracunhaém, reconhecida pela produção em cerâmica figurativa, além da presença do Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda, valorizando uma das mais emblemáticas expressões culturais do estado. A cenografia inclui ainda 16 flâmulas de quatro metros de altura, produzidas por mais de 50 artesãos de diferentes maracatus do estado, utilizando a mesma técnica das golas dos caboclos de lança. “A presença de Pernambuco na WTM é construída de forma estratégica para ir além da promoção tradicional de destinos. Ao trazer representantes da nossa cultura popular e da nossa gastronomia, conseguimos traduzir, de maneira autêntica, aquilo que o estado tem de mais forte como ativo turístico, a sua identidade. Essas experiências não são apenas expositivas, elas geram conexão, despertam interesse e criam memória em quem passa pelo estande. É assim que apresentamos Pernambuco ao mercado, com diversidade e potência cultural, transformando esses elementos em diferencial competitivo para o turismo”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur. As ativações culturais acontecem ao longo de toda a programação, com destaque para a confecção de golas de maracatu, conduzida pelo Piaba de Ouro. O estande também recebe intervenções do balé Entre Passos, de Gravatá, com apresentações de dança e frevo e maracatu rural. O espaço também oferece uma experiência gastronômica com o Café Pernambuco,que apresenta cafés produzidos em Taquaritinga do Norte e Triunfo. O menu é assinado pela chef Paula Machado, de Caruaru, com bolos tradicionais, tapiocas e um coquetel inspirado nos sabores do litoral ao Sertão. Voltado à geração de negócios, Pernambuco utiliza o evento como plataforma estratégica. O estande funciona como um ambiente de articulação com o mercado, reunindo representantes do trade em uma agenda com operadores, agentes de viagens e companhias aéreas, além da participação de coexpositores entre hotéis, receptivos e destinos. Cerca de 70 representantes do trade turístico do estado estão presentes no evento.


Diogo Beltrão, Diretor de Marketing & Comunicação. Foto: Caique Adones / Empetur

Cultura, negócios e sustentabilidade

Entre os destaques da programação está o lançamento do projeto Pernambuco + MICE, iniciativa da Empetur junto aos Convention & Visitors Bureau de Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, e a ABEOC-PE. A ação é apresentada em um momento de relacionamento com o mercado, reunindo convidados em um coquetel voltado ao segmento, reforçando a estratégia de posicionamento do estado no turismo de negócios e eventos.Durante a WTM Latin America, Pernambuco também apresenta ao trade turístico a nova rota internacional entre Recife e Praia, em Cabo Verde, operada pela Cabo Verde Airlines. A iniciativa reforça a estratégia de ampliação da malha aérea do estado e posiciona o destino como ponto de conexão entre América do Sul, África e Europa, ampliando oportunidades de negócios e fortalecendo sua competitividade no cenário internacional. O estande também promove um encontro voltado ao segmento de lazer e MICE, reunindo parceiros e profissionais do setor em um momento de integração e fortalecimento de relações comerciais, em um coquetel de comidas típicas pernambucanas. “A WTM é uma das principais feiras do nosso calendário e uma plataforma estratégica de geração de negócios para o turismo em todas as suas frentes, do litoral ao Sertão. Ao promover esse encontro entre a nossa cultura e os principais players do turismo da América Latina, Pernambuco reforça seu posicionamento como um destino diverso, competitivo e preparado para ampliar sua presença no mercado”, destaca Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Na área da sustentabilidade, o estande conta com a presença da Biofábrica de Corais de Porto de Galinhas, iniciativa que apresenta ações de recuperação dos recifes e reforça o posicionamento de Pernambuco no turismo responsável e regenerativo.

Serviço | WTM Latin America 2026

A WTM Latin America é a principal feira de turismo da América Latina e reúne, em São Paulo, profissionais do setor de diversos países, entre operadoras, destinos, companhias aéreas e agências. O evento funciona como uma plataforma de negócios e articulação do mercado, concentrando reuniões, capacitações e lançamentos ao longo de sua programação. A edição de 2026 acontece entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte. Nos dias 14 e 15, a programação ocorre das 12h às 20h, e no dia 16, das 12h às 18h. Pernambuco estará presente no stand L05.

Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 16-04-2026
Regulamento das Notícias
PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2026 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.