Notícias

Circuito das Araucárias tem natureza, história e ciclismo em SC

Foto: Elimar Passig




No norte de Santa Catarina, o Circuito das Araucárias é um roteiro repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios, com a Mata Atlântica bem preservada e mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3 km.
Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca à grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel (um dos maiores do Brasil, com 245 m), e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito das Araucárias e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral norte de Santa Catarina.
A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865. Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trilhos serpenteiam as serras e cruzam o circuito diversas vezes.
No aspecto cultural, está muito presente a influência alemã, polonesa e italiana, notável principalmente nos costumes e tradições, como as festas locais (onde não falta chope e danças folclóricas), a comida (com deliciosos cafés coloniais), os tipos de construções e os traços físicos de sua gente. Também marcaram presença na região os imigrantes espanhóis, tchecos, austríacos, portugueses, entre outros.
Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, trazidos ou fabricados pelos primeiros colonizadores. As quatro cidades que integram o roteiro turístico, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

1º Bike Meeting Brasil
Na região do Circuito das Araucárias acontece este ano o 1º Bike Meeting Brasil, com atrações como palestras, depoimentos, lançamento de documentário e pedal Cultural. O evento surgiu com a ideia de reunir todos os grupos de ciclistas, onde será possível melhorar os conhecimentos sobre a bicicleta e proporcionar um momento único de integração, com oportunidade de fazer novas amizades.
O 1º Bike Meeting Brasil será realizado nos dias 20 e 21 de abril, em São Bento do Sul (SC). Já a edição 2019 do Bike Meeting será na cidade de Corupá, nos dias 19 e 20 de abril.

Inscrições em: http://www.riscozeroadventure.com.br/

Clique aqui e conheça a cidade de São Bento do Sul - SC

Clique aqui e conheça o Circuito Vale Europeu - SC

Edição Paulo Marques

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2018 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS