Notícias

SUSTENTABILIDADE: DA REUNIÃO ANUAL PELA OMT AO PREMIO BRAZTOA

Reunião da Rede Internacional terminou hoje em Madri,
 em Ilhabela serão tres dias de atividades
A Organização Mundial do Turismo (OMT) através da Rede Internacional de Turismo  de Observatórios Sustentáveis concluiu sua reunião anual global  realizada em Madri, acolhendo experiências de medição e monitoramento do turismo no impacto sobre os destinos, e as oportunidades e inovações oferecidas ao turismo.

Com uma estrutura renovada rodadas de discussão e workshops, a reunião deste ano esteve focada em oferecer aos seus freqüentadores oportunidades para a interação, quando trocaram conhecimentos sobre as realizações e os desafios em medir os impactos do turismo sociais, ambientais e econômicos. De acordo com a prioridade de promover a inovação tecnológica que promove o turismo sustentável da OMT, os participantes estiveram em três oficinas sobre o potencial de informação e geo-referencia para o planejamento de destinos.


Houve demonstrações ao vivo de análise espacial, o uso de imagens de satélite e construção de dados. Tais avanços na inteligência possibilitam criar uma comunicação mais transparente e oportuna para a tomada de decisão. As oficinas foram co-liderada pelos destinos do  Tirol (sul da Itália), Buenos Aires (Argentina) e Portugal, o Panamá e a Cidade do Panamá,  em cooperação com parceiros do setor publico e privado. Agora, a Insto conta com 24 participantes

“A Instalação de um projeto com tal  magnitude nos permitirá medir continuamente os efeitos do turismo em um determinado destino ou região. Congratulamo-nos com esta iniciativa, considerando os benefícios que o setor do turismo vai receber no curto e médio prazo, e seu impacto positivo sobre muitas outras atividades econômicas “, afirmou Gustavo Ele, Ministro do Turismo do Panamá.


OS NOVOS OBSERVATORIOS
O Tirol do Sul Observatório do Turismo Sustentável é hospedado pelo Centro de Eurac Pesquisa de Estudos Avançados e é o primeiro observatório na Itália, vai  acompanhar e avaliar o desenvolvimento do turismo na província de Bolzano-Bozen (Tirol do Sul) no norte da Itália, focalizando o consumo sustentável, esqui e turismo desportivo, biodiversidade e proteção da natureza, património cultural, mobilidade, uso da terra, a satisfação dos visitantes e gestão, e adaptação das alterações climáticas.
O Observatório da Cidade do Panamá foi formado pela Câmara Nacional de Turismo do Panamá para coletar e organizar informações no planejamento do turismo de 16 destinos. O país revisou recentemente o seu plano de turismo e passou novas legislações que promovem o turismo sustentável. 
Os Observatórios de Turismo Sustentável continuam a ser estabelecidos em todo o mundo, servindo como instrumentos para melhorar a geração de evidências no nível de destino.

EM ILHABELA, O PREMIO DA BRAZTOA
Referendado pela Organização Mundial do Turismo, a premiação anual Pró-Sustentabilidade é um dos eventos em destaque dentro da Convenção Nacional da Braztoa que acontece nesta semana em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. O encontro receberá as principais operadoras de turismo do país. 
A partir de quinta (25)  e até sábado (28) de outubro, serão três importantes eventos: Convenção Braztoa 2018, Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019, SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) e o 2º Fórum Nacional de Turismo Sustentável, os dois últimos realizados em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, destino que vem se promovendo com ênfase neste segmento.
O município tem total ligação com o Prêmio de Sustentabilidade Braztoa, evento que protagoniza a programação e que vai premiar os melhores iniciativas nas categorias Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem & Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores, cujos finalistas foram selecionados entre as 75 iniciativas cadastradas. A noite de gala será na sexta (26)
 
“Ilhabela é um destino que também tem a sustentabilidade como pilar para o turismo, que cresce e tenta mostrar de forma diferente seus atrativos”, afirmam Magda Nassar, presidente da Braztoa, e a diretora executiva Monica Samia, responsável pela coordenação geral do premio. São 12 ilhas, 42 praias, diversas cachoeiras e uma reserva de Mata Atlântica que cobre 85% do território do município. 

Ilhabela foi selecionada pela organização de conservação da natureza, WWF-Brasil, para desenvolver o Projeto Turismo Sustentável em Destinos Costeiros.
 
A programação começa na quinta-feira (25), com o 2º Fórum Nacional de Turismo Sustentável e o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável,  ciclo de palestras. O objetivo é aproveitar o momento de encontro dos jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e parceiros locais para compartilhar suas visões sobre o turismo sustentável no Brasil e no mundo.
Edição Antonio Euryco Data de publicação desta Matéria 23-10-2018


Max Milhas

PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2020 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS