Notícias

MAIOR FESTA DE ATIRADORES, A SCHUTZENFEST RESGATA TRADIÇÕES EM SC

Calendário de Outubro tem muitos festejos tradicionais no Estado
 esta é uma das que ganham evidência nesta temporada
Quando os imigrantes europeus vieram para colonizar o Brasil trouxeram mais do que o idioma e as roupas nas bagagens. Nelas, vieram também os costumes e diversas tradições. Em alguns pontos, especialmente na região Sul, os costumes são preservados até hoje e atravessam gerações No estado de Santa Catarina isto rendeu  características que vieram a formatar até um calendário especifico de festas. 
Em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, onde a cultura germânica é tratada como um verdadeiro patrimônio um resgate cultural que se popularizou é a  Schützenfest, que em alemão quer dizer Festa dos Atiradores. Ela entra neste ano em  sua 30ª edição e será de 8 a 18 de novembro, no Parque Municipal de Eventos.

Os torneios semanais de tiro continuam pródigos na essência da festa, A historiadora Silvia Kita, do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, conta que, na época, os alemães deram continuidade ao estilo de vida que tinham lá na Alemanha, com todo o seu folclore. “Nas cerimônias chamadas de marchas de busca das majestades se evidenciava o associativismo, a destreza do tiro, o idioma, a música, a dança, o artesanato, as roupas e a gastronomia típica”. Rituais que culminavam em um grande baile, no qual os vencedores eram homenageados.
Nos torneios da festa, os estandes de tiro, são abertos à comunidade. Entre as modalidades praticadas está a carabina, o chumbinho e a flecha. 

Para a edição comemorativa de 30 anos da Festa de Atiradores, a Comissão Central Organizadora oferece uma programação pautada nas tradições. Mais de 50 bandas típicas vão animar os visitantes durante os 11 dias de Schützenfest. Entre os destaques estão grupos como Adler’s Band, Banda D’Fibes e Die Brants, além das já consagradas Banda Bavária, Musical JS, Vox 3, Estrela e Ouro e Brilha Som.
Os grupos folclóricos de dança também têm papel de destaque e prometem encantar o público diariamente.  Além disso, para que todos os visitantes conheçam a trajetória da Schützenfest também acontece a exposição “No alvo da história”.

A boa música, a farta gastronomia com pretzel, waffle, salsicha, batata recheada, muita cerveja  e outros itens da programação mantém outros rituais vivos, como as marchas diárias de busca de reis e rainhas e, em todos os domingos, com o Desfile das Sociedades de Tiro. No dia 16 de novembro, ainda ocorre a escolha da rainha e das princesas que representarão a 31ª edição da Schützenfest, em 2019.  
No ano passado houve recorde de público presente na Schützenfest, quando 91.238 pessoas circularam pelo Parque Municipal de Eventos. Também foram disparados 129.432 tiros, comercializados mais de 132.513 copos de chope e servidas 4.973 refeições.

Edição > Antonio Euryco



PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2019 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS