Notícias

O NORDESTE ESTÁ ENTRE AS GRANDES ROTAS DE TURISMO MUNDIAL

Foto acervo: Setur
Caraíva é uma comunidade litorânea e ribeirinha situada em Porto Seguro, na costa do descobrimento, no extremo sul do estado da Bahia. A noite em Caraíva é um espetáculo à parte, ver a lua nascer no mar ou olhar o céu na lua nova são momentos inesquecíveis. Em Caraíva, onde o rio encontra o mar, pessoas de diferentes culturas se encontraram para construir um modo de vida diferente. Carros não entram, energia elétrica apenas o suficiente, o controle do lixo é constante, a integração entre pessoas e a natureza é a maior inspiração.

A Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, Fernando de Noronha em Pernambuco é um dos maiores pontos turísticos do país. A Praia de Canoa Quebrada, no Ceará é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Entre as praias mais procuradas do Nordeste estão: Arraial d Ajuda e Morro de São Paulo, na Bahia; Atalaia e Pirambu, em Sergipe; Pajuçara e Maragogi, em Alagoas; Porto de Galinhas e Itamaracá, em Pernambuco; Cabedelo e Tambaba, na Paraíba; Genipabu e Pipa, no Rio Grande do Norte; Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Coqueiro e Pedra do Sal, no Piauí; e Curupu e Atins, no Maranhão. Genipabu, na Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, é famosa internacionalmente por suas dunas, pelos passeios de buggies, de camelos árabes e por sua boa infraestrutura hoteleira. Cabedelo na Paraíba é uma das principais atrações do Nordeste.

Foto acervo: Setur
As praias de Natal são belíssimas e os passeios são bastante acessíveis, de Buggy ou Dromedário pelas dunas fixas e móveis que chegam até a água do mar e uma lagoa de água doce formada pela água que brota das dunas.

A cultura da região é também um grande atrativo para o turista, todos os estados têm folguedos e tradições diferentes. Olinda, São Luís e o Pelourinho (Salvador), são os grandes atrativos culturais da região, sendo considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O Carnaval é um dos grandes atrativos do Nordeste, principalmente na cidade de Salvador e Recife. O Carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta e batem recordes. Durante o período do carnaval de Salvador, dezenas dos cantores mais famosos do Brasil desfilam nos trios elétricos como, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite, e muitos outros. O Carnaval do Recife é considerado o de maior diversidade cultural do país com seus bonecos gigantes, frevo e maracatu, além de possuir o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Também é considerado o carnaval mais democrático do mundo, pois os foliões não precisam pagar para brincar. O arquipélago de Fernando de Noronha está ganhando destaque nacional e mundial. Pelas ilhas é possível avistar os golfinhos saltadores. Outro lugar de destaque é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas, rios, lagoas e manguezais. Na Bahia, encontram-se a Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, e o Arquipélago dos Abrolhos, que possui excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho. No Piauí, encontram-se os parques nacionais Sete Cidades, Serra das Confusões e da Serra da Capivara com formação rochosa e pinturas rupestres; além de seu litoral possuir o Delta do Parnaíba. Outros destaques são o maior cajueiro do mundo e o Forte dos Reis Magos, ambos no Rio Grande do Norte. Centro Histórico de Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Foto acervo: Setur
Aprecie um dos maiores espetáculos do nordeste brasileiro, o belo pôr do sol de Canoa Quebrada, localizada em uma região privilegiada. O turista se encanta com as suas praias, os belos coqueiros, falésias, lagoas, e as suas enormes dunas de areias. Canoa Quebrada fica apenas a 170 km a leste de Fortaleza, capital do estado do Ceará. 

Foto acervo: Setur
Salvador a Capital da Bahia, foi também a primeira capital do Brasil. O ponto de referência de toda essa história é o Pelourinho, o centro histórico da capital baiana. Com suas construções coloniais pelas ladeiras, o bairro concentra casas históricas, museus, igrejas barrocas, além de importantes espaços culturais. Rico em diversidade artística, o local é berço de escritores como Jorge Amado e Zélia Gattai, festas religiosas e manifestações culturais como o bloco Olodum. Descendo o Elevador Lacerda, cartão-postal de Salvador, o turista acessa a Cidade Baixa, região portuária e de comércio, que tem ótimas opções para desfrutar as comidas típicas da Bahia.

Fotos divulgação 
São Miguel do Gostoso / RN,  faz parte do Pólo Costa das Dunas e está localizado exatamente na ponta oeste do continente sul-americano: “onde o vento faz a curva”.  Esse destino turístico, onde o grande atrativo é a natureza, é o reduto ideal dos praticantes de esportes de vela, como o kitesurfe e windsurfe, pela característica de seus ventos intensos.

Pousada Spa dos Amores – Charme e elegância na Praia de São Miguel do Gostoso / RN, a  97 km ao norte de Natal, é perfeita para viagens a dois ou em família.

Foto acervo: Setur
Praia dos Carneiros, localizada na cidade de Tamandaré estado Pernambuco. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Foto acervo: Setur
As ilhas deste arquipélago são as partes visíveis de uma cadeia de montanhas submersas. Fernando de Noronha é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, e possui uma área total de 26 km² esbanja belezas naturais com mar de águas claras.

Foto acervo: Setur
Localizado no sul do estado da Bahia, o Arquipélago de Abrolhos é o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil.

Foto acervo: Setur
Praia da Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.Com praias belíssimas muitas intocadas que são comparadas apenas as do Caribe e colocando o Nordeste da costa brasileira entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos polos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.
Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
O ecoturismo ainda é pouco explorado no Nordeste, mas tem grande potencialidade. Ainda assim, dentre os dez principais destinos ecoturísticos brasileiros, aparecem quatro paisagens localizadas na região Nordeste do Brasil, onde é possível escolher entre ilhas (Arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco), dunas (Lençóis Maranhenses no Maranhão), mata atlântica em alta altitude (Chapada Diamantina na Bahia) e arqueologia na caatinga (Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí).
Na culinária baiana alguns dos principais pratos são o Acarajé, Abará, Caruru e o Vatapá. Outra culinária com bastante reconhecimento é a culinária paraibana. A maioria dos pratos paraibanos são a base da mandioca e cana-de-açúcar como a tapioca, arroz doce e chouriço doce. A Bahia detém a maior porcentagem do litoral brasileiro com 932 km sendo 12,4% do total. No litoral baiano é marcante a Baía de Todos os Santos a maior baía brasileira, tendo 1.052 km² de extensão, profundidade de até 42 metros com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros e a Baía de Aratu que é uma imensa enseada que abriga o Porto de Aratu, um estaleiro, duas das dez mais luxuosas marinas da América Latina (Aratu Iate Clube e Marina Aratu) e a Base Naval de Aratu. Também é marcante a Baía de Camamu, terceira maior baía brasileira. Possui lugares históricos e turísticos como Barra Grande, Camamu e Maraú.

Com edição de Paulo Marques

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2018 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS