Notícias

EIS MAIS UM MAIOR DO MUNDO, ISTAMBUL INAUGURA O GRANDE AEROPORTO

Custo total da obra chegará a mais de 4,5 bilhões de euros, 
com seis pistas e tres terminais

Desta vez a Turquia levou a melhor na comparação com a China que tem se especializado em inaugurações com este tom. O maior aeroporto do mundo está em Istambul, aberto em sua primeira fase pelo presidente Erdogan, um dos projetos ao nível das infraestruturas que têm marcado o país desde a sua chegada ao poder.
Ele vai duplicar capacidade na comparação com o atual líder, o Hartsfield Jackson de Atlanta, na Geórgia (EUA), e poderá ser frequentado por mais de 200 milhões de passageiros por ano. Na primeira fase serão 90 milhões Será o mais importante hub de ligação  na estratégica região do pais, base da Turkish Airlines, e chega para dar uma alternativa ao aeroporto internacional Atarürk, que atingiu o limite de capacidade e será encerrado no final do ano.


Situado no lado europeu de Istambul, na costa do Mar Negro, a inauguração coincide com a data do 95º aniversário da fundação da República da Turquia. O projeto alinha-se com o desejo do mandatário turco de transformar Istambul, a antiga capital do Império Otomano, em um centro global entre três continentes, a Europa, a Ásia e a África.
A inauguração desta semana final de outubro foi simbólica, com voos limitados até ao final do ano. A construção foi alvo de constantes protestos de violação de direitos dos trabalhadores, más condições de trabalho e dezenas de mortes em acidentes, calcula-se que foram cerca de 400.


O Grande Aeroporto de Istambul, contará com seis pistas e três terminais, um sistema de segurança de tecnologia de última geração, disponibilizando aplicações móveis e de inteligência artificial aos passageiros. 
No final do ano, o aeroporto Mustafa Kemal Ataturh  completará sua história, mantendo-se em operação, no lado asiático da cidade, o aeroporto Sabiha Gokcen. Os primeiros voos do novo aeroporto - cinco diários - terão como destino interno Ankara, Antalya e Izmir, e para o exterior Baku e Ercan, no Chipre.
A nova infraestrutura aérea, vai funcionar  a partir de 29 de dezembro. 
De acordo com o presidente executivo da IGA (futura operadora do aeroporto), Kadri Samsunlu a transição de dois meses objetiva testar o novo aeroporto e “identificar áreas de melhorias e ajustes”. .

O desing do iaeroporto  ostenta elementos que cruzam a arte turca e a arte islâmica, tendo a torre de controle, em forma de tulipa,  desenhada pela AECOM e Pininfarina, vencendo o Prémio Internacional de Arquitetura de 2016.

Quando estiver operando com seu potencial total, o novo maior do mundo será capaz de atender a 1.141 gates de embarques.

Edição > Antonio Euryco


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2020 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS