Notícias

JOINVILLE TRANSFORMA-SE EM GRANDE JARDIM PARA A FESTA DAS FLORES

De 13 a 18 de novembro, cidade catarinense comemora 
 80ª. Edição da mais antiga festa de flores do Brasil

O evento florido, que surgiu como Exposição de Flores e Arte Domiciliar (EFA), foi criado por imigrantes europeus que se apaixonaram pelas orquídeas nativas da região.

Oito décadas depois, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio 
Histórico, Artístico e Cultural do Estado e também a festa  oficial do Município de Joinville,evento que acontece no Complexo Expoville, em  área com 22 mil m2 e recebe, mais de 80 mil visitantes, a cada ano, com destaque entre orquidófilos, produtores, paisagistas, profissionais  da área, aficionados por flores, turistas e visitantes da região. Um publico que vem de diversos estados do país e também do exterior.

A grande estrela da Festa das Flores de Joinville é a Laelia purpurata.  espécie típica da região Sul e flor símbolo do estado catarinense,  Orquídea que tem o ápice da sua floração no mês de novembro e sua  beleza é exaltada na exposição, ao lado de outras  centenas de espécies de flores e plantas ornamentais.
Entre as orquídeas, além do destaque das Laelias purpuratas, presentes  em cerca de vinte diferentes colorações, o público poderá contemplar  Phalaenopsis, Oncidiuns, Cattleyas em espécie e híbridos, micro-orquídeas e outros gêneros.

Neste ano, o tema da festa é “O Maravilhoso Mundo das Flores – 8anos de história” e sua exposição terá cerca de cinco mil orquídeas e outras vinte mil plantas ornamentais e flores de diversas espécies.

Para a exposição da Festa das Flores, os mais de cem associados da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO -, organizadora do evento,  contam com o reforço de associações de orquidofilia de diversas regiões de Santa Catarina e também do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Além de compartilhar com o público a paixão pelas orquídeas, os produtores e colecionadores que expõem na Festa das Flores têm a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido e premiado. Tres mil exemplares devem ser avaliados pelo júri. 

Ao todo, trinta plantas são premiadas, em dezenove grupos: Os quesitos variam de acordo com o grupo, a substância das pétalas, a harmonia do conjunto, considerando tamanho 
do vaso, qualidade, quantidade e tamanho das flores.

“Uma orquídea pode levar anos até florescer. E o orquidófilo precisa cuidar dela constantemente, desde o período de muda, para que ela cresça e se torne uma planta bonita, saudável e de qualidade”, diz João Hellmann, um dos principais nomes da Comissão Organizadora da Festa, ele mesmo um especialista em orquideas.

Além de contemplar plantas de excelência, os visitantes da 80ª Festa das  Flores poderão levar para casa belos exemplares de orquídeas e plantas ornamentais. O Mercado de Plantas vai reunir quarenta produtores, vindos de vários estados  
Já o público que desejar aprender como cuidar e cultivar suas orquídeas  e os profissionais que buscam troca de experiências, poderão participar das Oficinas de Cultivo que acontecerão durante a programação da 80ª  Festa das Flores. 

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Agremiação Joinvilense  dos Amadores de Orquídeas – AJAO e pela Prefeitura de Joinville, por  meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Fotos / Divulgação

Graziella Marques Bilá, especial para o GUIA DO TURISMO BRASIL

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 330 - SALA BRAZIL
Centro - CEP: 01303-030
+55 (11) 3260-8488
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com

Rede Social


R J Publicidade e Marketing Ltda
CNPJ: 18.780.295/0001-21

© Copyright 2018 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DIGITATOS