Notícias

MTUR LANÇA VÍDEO COM AÇÕES DO GRANDE VENCEDOR DO PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 2018/2019

 

Conteúdo produzido no Hotel SESC Porto Cercado, no Pantanal, mostra os diferenciais que
 levaram a iniciativa a ser escolhida como a vencedora na categoria TOP Sustentabilidade

Os mais de 20 anos de atuação do Hotel SESC Porto Cercado, em Poconé e Barão de Melgaço (MT), integrando a atividade turística a um dos mais importantes biomas brasileiros serão mostrados em um vídeo inédito produzido pelo Ministério do Turismo. A ação faz parte da premiação da ação vencedora na categoria TOP Sustentabilidade, da edição 2018/2019 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, com o objetivo de divulgar os resultados socioambientais obtidos com o turismo sustentável no Pantanal de Mato Grosso. A experiência que envolve o turista com a preservação da natureza e promove o desenvolvimento local foi reconhecida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Desde 2012, a Braztoa premia ideias e ações que desenvolvam o turismo de forma sustentável por meio da gestão de práticas ambientais, socioculturais e econômicas integradas às estratégias de empresas e que impactem o turismo nacional. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é realizado com o apoio do Ministério do Turismo e foi o primeiro do mundo, voltada para a sustentabilidade do turismo, a ter a chancela da Organização Mundial do Turismo. A presidente da Braztoa, Magda Nassar, destacou que “as atitudes de responsabilidade têm transformado o mundo de verdade e, também, o turismo brasileiro”.

Sobre o vídeo feito no Hotel SESC Porto Cercado
Durante sua estadia no Hotel Sesc Porto Cercado, os hóspedes são envolvidos na educação ambiental durante a visitas em espaços como borboletário e também em passeios pelo Pantanal. São experiências e sensações transformadoras. Em contato com a natureza e o homem pantaneiro, o visitante recebe informações, aprende curiosidades, imagens e sons que expressem a beleza extraordinária do Pantanal e a importância do ecossistema para o mundo, proporcionando lazer, educação ambiental, conforto e contemplação na maior região alagada do planeta, reconhecida pela Unesco como reserva da biosfera.
Entre as atrações oferecidas aos hóspedes, os passeios e as atividades recreativas proporcionam uma vivência única como contemplar a aurora pantaneira no rio Cuiabá, emoldurado pela silhueta das árvores e o despertar de pássaros e animais como jacarés e macacos bugios. Os turistas navegam até o rancho de um pantaneiro para conhecer a cultura local manifestada na casa, nos costumes alimentares, no falar e no cantar do homem pantaneiro. Têm cavalgadas nas áreas alagadas e observação noturna dos animais nas margens dos rios, além de safári pela Estrada Parque Transpantaneira, trilha sobre palafitas e mirantes, entre outros.
O hotel conta com uma usina solar, a primeira do Pantanal, com 1.240 placas.  A usina já produz energia para suprir mais de 50% da necessidade do hotel, aprimorando práticas de sustentabilidade em suas instalações e nos 142 apartamentos construídos para oferecer ao turista o contato com o bioma e a cultura pantaneira. Além dos espaços comuns, os hospedes se misturam aos demais visitantes e circulam pelo Centro de Interpretação Ambiental, coleção de insetos e formigueiro.
“O sentimento é de muito orgulho por este trabalho que a gente desenvolve há mais de 20 anos. Nosso projeto turístico tem sustentabilidade social, econômica e ambiental, então fazemos um trabalho que consegue contemplar toda uma cadeia”, comemora Christiane Caetano, superintendente do Sesc Pantanal, braço ambiental do SESC Nacional, com mais de 400 colaboradores em seis unidades em Mato Grosso.
O projeto socioambiental mudou a vida da população local. Em Poconé, 25 famílias recebem os ovos das borboletas, criam as lagartas e devolvem as pupas ao borboletário, onde os visitantes acompanham a metamorfose das crisálidas de mais de três mil espécies e, também, a transformação humana. “Eu me apaixonei pelas borboletas e me transformei junto com elas”, disse João da Silva. O ex-peão de boiadeiro trocou as longas travessias do Pantanal pelo delicado trabalho de criar borboletas, muitas delas tatuadas no corpo do pantaneiro.

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Criado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o primeiro do mundo a ter a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e já possui quase 600 projetos cadastrados e 77 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.
Todos os projetos vencedores podem ser encontradas no site Turismo Sustentável no Brasil. Iniciativas Sustentáveis. O endereço dá acesso ao Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da BRAZTOA em parceria com o Ministério do Turismo, que mostra todas as ações premiadas na categoria Top Sustentabilidade desde 2012. Além disso, o MTur produz vídeos institucionais desses ganhadores.

A BRAZTOA ainda promove a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação está disponível no sitewww.braztoa.com.br.

Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA, que completa 30 anos neste mês de maio, promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Em 2019 serão realizados o Braztoa Desvenda (25/06 e 21/11), Experiência Braztoa Sul e Nordeste (em Agosto), 52º Encontro Comercial Braztoa & ABAV (de 25 a 27/09), Convenção Braztoa e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Canela/RS (4 a 7 de novembro).

Foto: Divulgação

Com edição de Roseli Cecilia
Data de publicação desta Matéria 22-05-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI