Notícias

FAROL SANTANDER INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ARTE IMERSIVA


Metaversø valoriza artistas paulistanos que criaram obras inéditas para o edifício símbolo da cidade.
Luzes de led, lasers, projeções e a própria vista de uma das janelas do prédio compõem algumas das instalações desenvolvidas.
Em 11 de junho será aberta ao público a nova exposição de arte imersiva “Metaversø”, no Farol Santander. Com curadoria de Antonio Curti, a mostra reúne cinco obras inéditas e preparadas especialmente para o espaço por coletivos e artistas paulistanos como Bijari, VIGAS, SALA 28, AYA Studio, Bloco e Wesley Lee.
Os artistas prepararam instalações imersivas e sensoriais que evidenciam as relações entre luz, tecnologia e arquitetura como manifestação artística. O objetivo é, por meio de técnicas de led, laser e projeções, a criação de um Metaversø: espaço onde o mundo virtual transforma-se em uma metáfora do mundo real. As obras baseiam-se na concepção de universos.
“É com muita alegria que recebemos no Farol Santander uma exposição que contempla novos artistas, com formatos inovadores na concepção e produção das obras. Ao reunir jovens e tradicionais talentos paulistanos, fortalecemos ainda mais a conexão com um dos propósitos do Farol Santander, que é a valorização da nossa cidade e da cultura local”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
Os grupos Sala 28 e AYA Studio expõem pela primeira vez seus trabalhos em uma mostra de arte, ao lado do coletivo Bijari, que foi criado há mais de 20 anos em São Paulo.
“As novas linguagens não se limitam a novos aparelhos de uso pessoal: elas são capazes de criar sensações necessárias para a evolução da sociedade. A tecnologia como manifestação artística constrói os caminhos da arte e do futuro”, pontos importantes sobre os diálogos que a exposição propõe destaca Antonio Curti, curador da mostra.
Desde a inauguração do Farol Santander, o 22º e o 23º andares, com 330m², recebem exposições de arte imersiva. Metaversø é a quinta mostra apresentada ao público, e permanecerá aberta até o dia 15 de setembro.

Metaversø – obras:
Horizonte Utópico, por Bijari
É uma experiência imersiva criada pelo coletivo Bijari a partir de uma ocupação do espaço pelo verde e tecnologia. Uma realidade alternativa em que a cidade é habitada por plantas e os humanos vagueiam como gigantes à deriva em vias sem automóveis. Um ambiente em construção tomado por andaimes, plantas e luz produz um espaço vivo e pulsante que se contrapõe à aridez cinza avistada através de uma janela. A ambientação tem trilha sonora composta por Arthur Joly e evidencia a relação entre a cidade real e a cidade possível – que nos questiona sobre qual horizonte queremos.
Reta-Curva, por Sala 28
As concepções de história, tempo e espaço estão constantemente sendo desafiadas. Com a utilização dos meios de luz e movimento, "Reta-Curva" propõe uma instalação que dialoga sobre esse processo, e como a relação entre espaço e tempo é capaz de acomodar e consolidar formas aparentemente nebulosas de maneira transparente. Através dos movimentos parabólicos hipnóticos e visualmente encantadores da obra, são mostradas ao público as possibilidades infinitas que estão na jornada da humanidade.
Aparato 10¹º, por VIGAS
Baseado em predições da existência de universos além do que conhecemos, VIGAS propõe uma experiência imersiva, questionando nossa percepção de mundo e as limitações visuais que nos impedem de transgredir as barreiras do universo observável. O artista utiliza uma instalação audiovisual que funciona como um aparato capaz de multiplicar a imagem do público inúmeras vezes, fazendo alusão à teoria de que, nesse exato momento, temos cópias de nós mesmos em universos paralelos ao que vivemos.
Mementos, por Aya Stuxio x Bloco
O duo de artistas propõe uma experiência que estimula a união entre o físico e o digital na sociedade contemporânea. O que os olhos não conseguem ver se torna evidência dessa conexão, trazendo à tona a dependência de ambos os contextos na construção do futuro da civilização. O real e o digital, aparentemente extremos distantes, mostram-se, na verdade, um equilíbrio necessário.
Interlúdio, por Aya Studio x Wesley Lee
Com o avanço exponencial da tecnologia, questionamentos surgem sobre o papel do ser humano e as novas soluções. A obra vai ao encontro desse pensamento, trazendo a importância da humanidade para a evolução e a necessidade de olhar para a matéria-prima que a produz. Máquinas não existiriam sem o ser humano, e os artistas propõem um momento para este questionamento ser evidenciado. Toda tecnologia necessita de uma mente e uma alma pulsando. 

Sobre os artistas:
Bijari
Composto por um time de designers, artistas visuais e arquitetos, o Bijari existe há mais de 20 anos e está sediado em São Paulo. Os sócios Geandre Tomazoni, Gustavo Godoy, João Rocha, Maurício Brandão, Olavo Ekman e Rodrigo de Araújo pesquisam a convergência entre design, arte e tecnologia, tendo como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras públicas ou em projetos para grandes players do mercado brasileiro e mundial em diversos segmentos.
Sala28
Sala28 (ou 28 Room) é um estúdio formado por Junior Costa Carvalho e Rodrigo Machado, de São Paulo, Brasil. O estúdio trabalha nos interstícios de arquitetura, design, luz, som, movimento e tecnologia. Desde 2013, tem expandido os limites do que é possível, utilizando tecnologia de ponta para criar instalações audiovisuais inovadoras e trabalhos interativos desenvolvidos para elevar e inspirar o mundo ao seu redor. Sua proeminência na cena de música eletrônica de vanguarda de São Paulo lhes rendeu reconhecimento
VIGAS
Leandro Mendes – VIGAS é um artista multimídia brasileiro com obras que transitam entre projeções de grande escala, instalações luminosas, produção sonora, projeções 360º e performance ao vivo. Seus projetos em public art destacam-se pela estética orgânica, trabalhando a imersão do espectador como ponto de partida a experiências únicas.
Aya Studio
Aya Studio é uma organização que dedica-se à criação de instalações artísticas audiovisuais que destacam o diálogo entre o mundo digital e o mundo real por meio de experiências imersivas. A partir de luz, som, arquitetura e design, os projetos resultam em experiências participativas e sensoriais que estimulam a conexão do humano elevando-o a um estado de imersão e descobrimento.
Bloco
Matheus Leston alia tecnologia e arte em projetos para marcas, eventos, instituições e artistas. Sua pesquisa relaciona e integra diferentes expressões: luz, cor, espaço, corpo, interatividade, som, fotografia e design. Bloco acredita que a programação não é uma ferramenta, é uma linguagem, que deve ser utilizada para a criação de novos caminhos e novas relações para o futuro.
Wesley Lee
Wesley Lee é um artista paulistano e designer baseado em Linz, Áustria. Seus projetos transitam entre instalações, iniciativas educacionais e design de objetos. Suas obras já foram expostas em festivais como Ars Electronica (Austria) e TADAEX (Irã).
Sobre Antonio Curti
Nascido em 1992, Antonio Curti é formado em Cinema pela FAAP. Aos 19 anos criou o festival audiovisual Downtown, cujo palco são locais esquecidos do centro histórico de São Paulo. Em 2017 tornou-se sócio da The Force, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente da Aya Studio, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais. Seu último trabalho foi a curadoria da exposição “Dimensão” com obras do duo Nonotak Studio na Japan House São Paulo. O curador tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação humana, por meio de experiências que mesclam o real e virtual.

SERVIÇO – FAROL SANTANDER – EXPOSIÇÃO “Metaversø”

Quando: de 11 de junho a 15 de setembro

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a domingo)

Ingressos: site e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a domingo)

Ingressos: R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar, 24º andar e no 26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso e saídas de emergência.

Créditos: Júnior Viana

Com edição:  Roseli Cecília
Data de publicação desta Matéria 10-06-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI