Notícias

O XXV BROOKLINFEST QUE ACONTECERÁ NOS DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO APRESENTARÁ COMO TEMA GESCHICHTEN (HISTÓRIAS)


O BrooklinFest completa 25 edições com muitas histórias de valorização da cultura e educação. O conhecimento da história além das fronteiras, movimentará as narrativas das memórias desta edição que será realizada pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 22h, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin, na Zona Sul.

“Todas as atrações terão o repertório artístico com histórias. As ações serão apresentadas em blocos segmentados. Bloco das Orquestras, das Danças Folclóricas, da Feira de Livros, das Rodas de Conversas, entre outros. Por exemplo, no Bloco da Inclusão, estarão as entidades sociais que trabalham com crianças, jovens e adultos especiais com deficiência. O objetivo é a valorização da inclusão nos novos territórios existenciais, pedagogia da diferença”, explica Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest.

A importante homenageada da 25ª edição do BrooklinFest será a cidade de São Vicente, por sua história relacionada à imigração alemã e a história do Brasil, é onde está localizada a sede do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, na casa tombada do Barão, construída por Karl Hellwig, sogro do alemão Kurt Gustav von Pritzelwitz que a ocupou na década de 1930. O festival também irá fazer uma reverência aos 250 anos de Alexander Von Humboldt, naturalista e pesquisador. Também aos 100 anos da pedagogia Waldorf no mundo, com isso irá homenagear os 63 anos da escola Waldorf Rudolf Steiner e a Escola de Resiliência Horizonte Azul. “Faremos ainda reverência ao João Gilberto que internacionalizou a música brasileira, aos 30 anos do Aquilo Del Nisso que foi o primeiro grupo instrumental brasileiro no Free jazz. E, de forma inédita, teremos um espaço bastante intimista para apenas 20 pessoas acompanharem um concerto de Cravos com músicas eruditas do século 12 ao 19 apresentadas pelo músico Pedro Augusto Diniz da Casa de Cultura Gansaral”, completa Delfino.

“Geschichten (Histórias). Além das fronteiras, memórias em movimento” contará com mais de 1.500 artistas de diversas partes do Brasil e do mundo envolvidos na programação, portanto, as opções de entretenimento serão muitas durante os dois dias de festival. Terão apresentações itinerantes nas ruas. Nos palcos os corais e as mais belas performances de danças folclóricas alemãs e de outros países encantarão o público. As apresentações musicais passarão por diversos gêneros, desde o clássico ao soul, MPB, rock e pop. Além de tudo isso, diversas atividades serão desenvolvidas especialmente para o público infantil, com oficinas de esportes, contação de histórias, linguagem do palhaço com três bonecos e três palhaços alemães gigantes e diversas outras atividades para divertir a garotada. 

Como sempre, a diversidade gastronômica promete conquistar o público. Nos espaços gastronômicos especializados na culinária alemã os visitantes poderão apreciar pratos típicos preparados com cortes de carne de porco, pratos com bastante batata e repolho e os tradicionais salsichões. Além disso, sendo uma festa multicultural, haverá também ampla oferta de especialidades da culinária brasileira, como o tradicionalíssimo acarajé, comidas portuguesa, árabe, japonesa, chinesa, etc, sem deixar de mencionar o chope gelado. E para quem aprecia boas compras poderá visitar as inúmeras tendas de artesanatos distribuídas no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos.  

A Presidente da AEMB, Marcia Djanikian, ressalta: “Nós da diretoria assumimos voluntariamente a missão de realizar um festival que pensa a cidade. Não existe em São Paulo uma festa de rua com esta magnitude, este é o maior Strassenfest da Alemanha no Brasil. O BrooklinFest durante os dois dias de evento nas ruas do bairro do Brooklin certamente proporciona o fomento da cultura, da economia local, da economia criativa, das ações sociais e manifestações artísticas. Nós da AEMB acreditamos no que fazemos, por isso estamos aqui realizando este trabalho”.

Serviço:
XXV BrooklinFest
Realização AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. Curadoria Cultural: Luiz Delfino Cardia
Dias: 26 e 27 de outubro de 2019
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h

Acesso livre. Programação cultural gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 30-09-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI