Notícias

ROLÉ BRASIL IRÁ PERCORRER PONTOS HISTÓRICOS DA REGIÃO DA LUZ


Passeio gratuito e aberto ao público será conduzido pelo professor de História da Estácio, Rodrigo Rainha e pelo historiador William Martins, mestre de cerimônia do projeto
No dia 19 de outubro, às 10h, acontece a segunda edição do Rolé Brasil em São Paulo. O passeio, gratuito e aberto ao público, terá início na Estação da Luz, no Bom Retiro, e irá percorrer museus e monumentos que ajudam entender a história da região. Quem passa hoje pelo bairro e encontra marcos como o Jardim da Luz, a Estação da Luz, a Sala São Paulo (antiga Estação Julio Prestes), o Museu da Língua Portuguesa, o Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca de São Paulo nem imagina que a região era uma área pantanosa chamada Campo de Guaré, por muito tempo ocupada por fazendas e criações de gado. A partir do século 19, o local começou a ser aterrado e vias e pontes foram construídas, tendo seu ápice com o início da construção da ferrovia São Paulo Railway Company, por iniciativa do Barão de Mauá, para o escoamento da produção cafeeira para o porto de Santos. Em 1865 foi inaugurada a Estação da Luz, gerando profundas mudanças no bairro: a área se valorizou e os paulistanos frequentavam o Jardim da Luz nos finais de semana.

Tanto o Rolé Brasil quanto o Rolé Carioca são realizações do estúdio M’Baraká. Em São Paulo, o Rolé Brasil está sendo realizado em parceria com a Victorio Produções. O projeto conta ainda com consultoria de conteúdo do gestor nacional do curso de educação da Estácio, Rodrigo Rainha, e do historiador William Martins - mestres de cerimônia do projeto e principais guias dos passeios. O Rolé Brasil tem patrocínio da Estácio e foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal.  O Rolé Brasil é um desdobramento do Rolé Carioca, projeto recém premiado pelo Iphan e que está em sua 7ª edição no Rio de Janeiro. Além de São Paulo, o Rolé Brasil visitou outras oito cidades, reunindo mais de 4.500 pessoas em 16 diferentes roteiros e percorrendo cerca de 60 quilômetros. O portal www.rolecarioca.com.br reúne informações, curiosidades e dados históricos sobre todos os roteiros já realizados.

Para Rodrigo Rainha, professor de História e gestor nacional de educação da Estácio, o Rolé em São Paulo é uma busca do entendimento sobre o que significa patrimônio e tombamento em uma cidade tão grande. “Falamos que patrimônio histórico é referenciado na importância social e reconhecimento público, mas como isso é possível em uma cidade a 100 por hora. Por isso o Rolé é um convite para experimentar a cidade e vivenciar o flanar, o exercício social que nos dá identidade e pertencimento”, explica Rainha. 

“O Rolé Brasil é um projeto muito importante para entendermos a história e identificarmos os lugares de memória presentes em São Paulo. Por isso, seguindo nosso propósito de Educar para Transformar, fazemos questão de engajar nossos alunos, colaboradores e a sociedade como um todo em iniciativas como essa”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.

SERVIÇO - Rolé Brasil – Região da Luz
Data: 19 de outubro (sábado)
Hora: 10 horas
Ponto de encontro: Estação da Luz
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas

www.facebook.com/RoleBrasil

Foto: Divulgação
Edição: Rose Cecília
Data de publicação desta Matéria 04-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI