Notícias

CACHAÇA SHOW BRASIL


A Abrasel SP - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes lançou no dia 15/10 a primeira edição do Cachaça Show Brasil, evento voltado ao fomento da Cachaça nos bares e restaurantes. O objetivo é abrir o universo da bebida brasileira, por meio de informações de especialistas, voltadas a história, tributação, treinamento de pessoal, harmonização, elaboração de drinks, entre outros tópicos relevantes para impulsionar a geração de negócios e valorização da Cachaça.  

O evento idealizado pela Abrasel SP, foi realizado em conjunto com o IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça e BaresSP. A programação ofereceu palestras, cases de bares que comercializam Cachaça, e degustação de várias marcas.  

“Nosso intuito é discutir a cultura e o mercado da Cachaça nos bares e restaurantes, que são replicadores e influenciadores. Desta forma, diminuímos  cada vez mais o preconceito e aproximamos os consumidores desta bebida tão versátil. A degustação vai além da dose, há  inúmeras possibilidades de harmonizações/combinações onde a Cachaça ressalta os sabores. Um produto incrível, premiado, mas infelizmente pouco valorizado pelos brasileiros”, comenta Percival Maricato (foto) - presidente da Abrasel SP.   

Segundo dados do Ibrac e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o número de estabelecimentos produtores de Cachaça e da Aguardente no Brasil totaliza 1.397 (registados no MAPA), em um total de 5.490 produtos, distribuídos em 835 municípios, com capacidade instalada de produção de 1,2 bilhões de litros. São Paulo é o principal estado consumidor. 

“A Cachaça é hoje o destilado mais consumido no Brasil e um dos quatro destilados mais consumidos em todo mundo. A versatilidade da bebida na coquetelaria vem se mostrando igual a de grandes destilados, como a Vodca, o Gin ou o Rum. A grande variedade, considerando a diversidade regional de sua produção, com as muitas opções entre as não envelhecidas e as envelhecidas nas inúmeras madeiras, cada uma com impactos sensoriais distintos, vem proporcionando uma base extensa de experimentação de coquetéis contemporâneos. É essa quantidade de atributos que faz da Cachaça um destilado distinto dos demais, que vem conquistando espaço e angariando novos fãs no mundo todo. Apesar disso, a Cachaça ainda é desconhecida pela grande maioria dos brasileiros. Por isso, a importância do evento, que é mostrar para o público de bares e restaurantes suas potencialidades e riquezas”, relata Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.

Tópicos abordados:  
Cachaça nos bares e restaurantes: o que é preciso saber e fazer para um serviço profissional. 

Mediador: Leandro Meloni/BaresSP

•        Como elaborar uma carta de Cachaças – Paulo Leite (Consultor e Especialista em Cachaças e Cervejas)

•        Treinamento de brigada para venda de Cachaça – Mauricio Maia (O Cachacier) e Isadora Bello Fornari (Sommeliere de Cachaça).

•        Cases de bares de sucesso na venda de Cachaça – Ornella Boulhossa (Butique da Cachaça), Luísa Inês Saliba (Rota do Acarajé) e Lilian Varella  (Drosophyla)

As muitas formas de se vender e lucrar com a Cachaça

Mediador Bruno Videira (Projeto Viva Cachaça)

•        Venda da Cachaça em dose – Rodrigo Maia Carvalho (Cia Muller de Bebidas)

•        Venda de drinks e coquetéis com Cachaça – Laércio Zulu (foto) (Consultor de bares pela Custom Cocktails é proprietário da marca Zulu Bitters)

•        Tributação da Cachaça – Carlos Lima (Instituto Brasileiro da Cachaça - IBRAC)

Construindo o futuro: Como ampliar o público da Cachaça

 Mediador Dirley Fernandes - Cúpula da Cachaça e Devotos da Cachaça

•        Importância Histórica da Cachaça para o Brasil – Prof. Jairo Martins – O Cachacista

•        O Estigma e Preconceito da Cachaça – Bruno Videira – Projeto Viva Cachaça

•        Mercado, tendências e o futuro da Cachaça – Angélica Salado - Euromonitor    
        

Fotos: Divulgação
Edição: Rose Cecília   
Data de publicação desta Matéria 17-10-2019
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI