Notícias

EM ÉPOCA DE FESTA DA UVA DE JUNDIAÍ, EXPRESSO TURÍSTICO FUNCIONA EM MAIS DE UM DIA NO MÊS


Festa da Uva 2020 tem passeio de Expresso Turístico aos sábados.
O charmoso passeio a bordo de locomotiva dos anos 50 tem embarque na estação da Luz e programação especial nos finais de semana do evento, incluindo traslado ao local das festividades e serviço de bordo com suco de uva e coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade.
O passeio do Expresso Turístico Jundiaí, promovido pela CPTM todo primeiro sábado do mês, partindo da estação da Luz às 8h30, com retorno às 16h30, ganha três novas datas para que os turistas possam aproveitar a 37ª Festa da Uva de Jundiaí a bordo da charmosa locomotiva dos anos 50 com duas opções de passeios promovidos pelas empresas Mania de Trilha e Mania de Jundiaí, e acontece nos dias 18 e 25 de janeiro, e 01 de fevereiro, sempre com encontro às 8h, na Estação da Luz, e retorno da estação Jundiaí às 16h30.
Entre as opções, é possível escolher apenas o bilhete de ida e volta com o Expresso Turístico, ou optar pela versão completa, que inclui traslado, com serviço de bordo, com suco de uva e a famosa coxinha de queijo, considerada patrimônio imaterial de Jundiaí, e segue para passeio de degustação de uvas e vinhos em parreiral em propriedade rural.

Lá, os visitantes terão uma experiência de colheita de uva, e podem mais da história da cidade e da uva Niágara Rosada, uma uva tipicamente de Jundiaí, que surgiu como uma mutação genética natural entre as uvas Niágara e Niágara Branca, há 85 anos, dando origem a fruta e a tradição da festa da Uva, inclusive, a fruta segue em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica, uma certificação internacional que garante a autenticidade da origem. Ao final da visita, os turistas pagam pelas uvas colhidas no pé e as levam fresquinhas para casa.

Depois, a rota é conhecer a famosa Festa da Uva, onde os produtores rurais e restaurantes da cidade se reúnem para festejar a Uva Niágara Rosada, que, a título de curiosidade, quando ela surgiu, quase foi motivo de grande tristeza para os agricultores, que não conseguiram vender suas uvas porque a cor não era a esperada pelos clientes. Estavam quase perdendo todas as frutas, tendo que embarcar de volta nos trens do Rio de Janeiro para Jundiaí, quando um produtor teve a ideia de vende-las mais caras por serem uvas raras. Desde aquele momento, as uvas foram todas vendidas e de lá para cá se tornaram tradição da cidade e não deixaram de existir pelas terras jundiaienses.

Nessa edição, além das tradicionais atrações gastronômicas como a coxinha de queijo, que já se tornou patrimônio imaterial de Jundiaí, suco de uva, pão de uva, geleias, compotas, e as massas, que são feitas artesanalmente pelos filhos e netos de imigrantes que mantém as tradições através dos restaurantes da região, a Festa da Uva deste ano será dedicada ao resgate das tradições das brincadeiras infantis, com atividades para os pequenos como amarelinha, xadrez, entre muitas outras, através do Espaço Brincar.

Em paralelo, no mesmo espaço, acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, cortejos e atrações circenses, workshops enogastronômicos e, também, a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontecerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação, resgate e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália. Durante toda a festa, vinte atores representarão a história do surgimento da uva niagara rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

Serviço

Passeio Expresso Turístico Jundiaí

Dias: 18/01, 25/01 e 01/02

Encontro: 8h na Estação da Luz

Saída: 8h30 da Estação da Luz

Chegada em Jundiaí: 10h20

Embarque para SP: 16h30

Fim do roteiro: 18h30

Mania de Trilha – https://www.facebook.com/maniadetrilha/

Mania de Jundiaí - https://www.maniadejundiai.com.br/
 
Informações e vendas de bilhete: 

(11) 98673-4020/ (11) 97351-4359/ (11) 96852-2364

Ingressos:

R$50,00 – Expresso Turístico – ida e volta

R$150,00 – Expresso Turístico + traslado com serviço de bordo (com coxinha de queijo e suco de uva) + passeio nos parreirais com degustação de uvas, vinhos e colha e pague + Festa da Uva e retorno a São Paulo

Festa de Uva

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos é uma realização da Prefeitura, 

por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT)

Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /

Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580 

ou pelo site  https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/

@festadauvajundiai

https://www.instagram.com/festadauvajundiai/

Entrada gratuita

Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 07-01-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI