Notícias

ALAGEV LANÇA AO MERCADO VELOCÍMETRO DA RETOMADA


Ferramenta colaborativa será alimentada quinzenalmente pelos profissionais 
atuantes no segmento de viagens eventos corporativos.
A pandemia gerou a estagnação quase que total do mercado de viagens e eventos corportativos. Apenas as viagens estritamente necessárias foram mantidas, enquanto os eventos físicos foram 100% cancelados e encontraram no ambiente virtual uma forma de continuar acontecendo. Contudo, acredita-se que após a fase mais crítica da pandemia e taxas de contágio mais controladas, as atividades sejam retomadas. E é com esse propósito de medição que, a partir da última sexta-feira (05), a ALAGEV disponibilizou no portal da associação, o Velocímetro da Retomada
A proposta da ferramenta é medir a evolução do mercado e da geração dos negócios com base na colaboração e cotidiano de gestores de viagens e de eventos corporativos. A plataforma terá os dados atualizados a cada 15 dias. 
Roberta Moreno, presidente da ALAGEV, destaca que até pelo perfil do brasileiro e do povo latino, os eventos físicos continuarão a acontecer, ainda que com resguardos ou novos modelos de atuação. “A pandemia trouxe alguns aprendizados e os eventos híbridos vieram para ficar, mas não substituirão o modelo tradicional de evento que conhecemos. As viagens também serão afetadas, mas não extintas. Por mais que a tecnologia seja uma grande aliada, há situações em que a presença física continua a ser essencial”. 
O Velocímetro da Retomada tem essa função, de orientar o mercado a respeito de como as atividades estão se reaquecendo. Os responsáveis por imputar esses dados e atualizar as informações são os profissionais que estão no dia a dia da operação: os gestores de viagens e de eventos corporativos que trazem um retrato fiel das operações no setor. Para contribuir, é necessário um breve cadastro e na sequência responder ao questionário disponibilizado. 
Os gestores de viagens devem responder qual o percentual de atividade da empresa – de 0 a 100 -, quando comparado a 2019 nos seguintes aspectos: viagens domésticas de avião; viagens internacionais de avião; hospedagem doméstica; hospedagem internacional; locação  de carro doméstica; locação de carro internacional; viagem de ônibus doméstica e viagem de ônibus internacional. 
Já os profissionais de eventos respondem os seguintes indicadores de retomada: eventos até 100 participantes; eventos nacionais entre 101 e 500 participantes; eventos nacionais entre 501 e 1000 participantes; eventos nacionais com mais de 1000 participantes; eventos internacionais até 100 participantes; eventos internacionais entre 101 e 500 participantes; eventos internacionais entre 501 e 1000 participantes; eventos internacionais com mais de 1000 participantes e viagens de incentivo. 
Com base nas informações transmitidas pelos profissionais, o ponteiro do velocímetro se move de 0 a 100.  
O diretor-executivo da ALAGEV, Eduardo Murad, ressalta a importância das informações atualizadas para o mercado no sentido de guiar decisões e ajudar a cadeia como um todo em focar esforços em atividades que já iniciaram a retomada. “Dentro da indústria turística, o mercado de viagens e eventos corporativos está entre os primeiros setores que contribuirão para a retomada. Ter esse acompanhamento periódico, em tempo real, de como as empresas estão enxergando e sentindo o movimento, permite que os demais players impactados também estejam preparados com informações confiáveis para prestar serviços e tornar o reinício do setor mais resiliente”, finaliza.  

Sobre a ALAGEV 
Fundada em 2003, a ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas é uma associação privada sem fins lucrativos que atua no mercado de eventos e viagens corporativas, representando compradores e fornecedores da indústria em toda América Latina.  
Ao lado de seus mantenedores, os associados da ALAGEV participam de oito comunidades de trabalho que se encontram mensalmente para a reflexão e debate de temas de interesse do setor que são transformados em material divulgado para toda base.


https://alagev.org/
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 09-06-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI