Notícias

CIDADES DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO SE MANTÉM ABERTAS REFORÇANDO OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA


As cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) estão se mobilizando para garantir uma temporada segura aos visitantes e moradores neste verão. Reforçando as medidas de segurança de acordo com os principais órgãos de saúde, os municípios seguem abertos ao turismo, seguindo rigorosos protocolos que já estão em vigor desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Além disso, foram adicionadas novas medidas, como a proibição de festas, eventos e shows de fogos nas cidades da região e diversas campanhas de conscientização para a população.
Os municípios terão aumento da fiscalização e medidas de reforço como barreiras sanitárias em pontos específicos determinados pelas administrações municipais.
Mas se você planejou viajar e fez sua reserva nos hotéis da Região, pode seguir sua viagem tranquilamente, respeitando as medidas de segurança adotadas dentro de cada Município da Região. As praias estão abertas mas é muito importante que todos tenham consciência e respeito para que elas possam continuar assim.
Para isso, campanhas de conscientização foram lançadas pela Secretaria de Turismo do Estado junto com o Circuito Litoral Norte e Municípios, estão previstas campanhas de TV, plataformas digitais, placas nas estradas, conteúdo na imprensa e outras ações ainda devem ser somadas.  Com essa educação e informação clara podemos evitar o aumento de casos e medidas mais duras, mas é preciso o empenho de cada pessoa nessa luta.
O Litoral Norte segue como um destino seguro para o turista e para a população. A Região vem se preparando a meses para desenvolver protocolos e medidas de segurança para garantir o turismo sustentável e tem no trade turístico e no comércio fortes aliados para garantir essa segurança. Neste momento, as administrações municipais seguem avaliando e tomando medidas para garantir essa segurança, mas enxergam que o turista responsável é bem-vindo, desde que seguindo os protocolos sanitários – afirma Gustavo Monteiro, Secretário Executivo do Consórcio Circuito Litoral Norte de São Paulo.

Bertioga
Bertioga segue aberta para os turistas e não adere à Fase Vermelha do Plano São Paulo, mas muitas medidas de segurança foram tomadas pela administração municipal: “Para evitar as aglomerações da virada do ano a prefeitura de Bertioga pretende fechar as praias nos dias 31 e 1º, no entanto esta ação só será possível se o Governo do Estado atender nossa solicitação de apoio da Polícia Militar. 
Também solicitamos ao Governo do Estado que cancele a operação descida  no sistema Imigrantes-Anchieta, durante o período das festas.
Com estas duas medidas, mais o controle de entrada de ônibus e vans, acreditamos que diminuiremos consideravelmente a vinda dos turistas de um dia, evitando maiores aglomerações e risco para nossa população e os turistas regulares.
Em relação ao comércio, todos os serviços não essenciais poderão funcionar até 10 horas por dia com fechamento até no máximo às 22 horas, respeitando a capacidade máxima de ocupação que é de 40% “ - afirma Ney Carlos da Rocha, Secretário de Turismo de Bertioga. 

Caraguatatuba
Caraguatatuba está focando em campanhas para garantir o turismo seguro neste verão. “Caraguatatuba está aberta ao turismo responsável. Hoje os números da saúde nos permitem manter a cidade na fase amarela. Fecharemos apenas no dia 31 as 20h até dia 1 as 12h, neste período será proibida a venda de bebidas alcoólicas. Nossa fiscalização estará bastante atuante na aplicação do decreto e dos protocolos sanitários para que não retrocedamos em razão de um possível aumento de casos. Nossas praias e quiosques, comércio, gastronomia e hotelaria estão abertos atendendo as normas sanitárias para um turismo seguro e responsável, seja você também responsável com a sua saúde e a de todos nós! Use e descarte corretamente sua máscara, evite ao máximo aglomerações e higienize sempre suas mãos com água e sabão ou álcool em gel. Tenhamos todos uma saudável, próspera e feliz temporada de verão!”, de acordo com a Secretária de Turismo do Município, Fernanda Galter Reis.

Ilhabela
Ilhabela mantém suas atividades abertas com reforços na fiscalização e conscientização, após avaliação de seu comitê de saúde: “Ilhabela segue na fase amarela, continuará com a barreira sanitária na travessia, com orientadores nas praias e principais pontos turísticos e com estabelecimentos cumprindo protocolos sanitários. Uso de máscara é obrigatório em todos os locais e é proibido qualquer festa ou confraternização” segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo.

São Sebastião
São Sebastião não vai regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo e depois de uma rigorosa avaliação de seu sistema de saúde e da adoção de protocolos de saúde que tem demonstrado ótimos resultados, se mantém na fase amarela: “A Cidade está em segurança. Medidas serão tomadas para manter a segurança no Município como as barreiras sanitárias presentes nas duas fronteiras do Município com Caraguatatuba e Bertioga, festas em locais públicos estão proibidas, não haverá queima de fogos, casas noturnas estarão todas fechadas e as ações de testagem serão continuadas. Bares, lanchonetes, restaurantes e todo o comércio irão funcionar com os protocolos e medidas de segurança. Caso necessário, novas medidas poderão ser tomadas” – de acordo com o Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto
A Secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, ressalta que o mundo passa por um momento crítico, onde o setor do turismo é um dos mais afetados pela crise causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), ocasionando cancelamentos de pacotes de hospedagem e roteiros. 
“São Sebastião acaba de ser reconhecido pelo Ministério do Turismo como a primeira cidade da região em número de estabelecimentos comerciais cadastrados para o Selo Turismo Responsável do Governo Federal, sendo o município que mais realizou cadastros de empresários do trade turístico que cumprem os protocolos específicos da COVID-19, posicionando a cidade como um destino protegido e responsável”.

Ubatuba
Ubatuba também segue aberta mas intensifica a manutenção dos protocolos de segurança: “A Prefeitura de Ubatuba vai manter os protocolos da fase amarela, tomando todas as precauções mas sem fechamento do comércio e trade turístico. A estratégia é aumentar a fiscalização para que todos respeitem os protocolos de segurança já adotados. As festas e fogos seguem cancelados assim como o funcionamento de casas noturnas segue proibido. No dia 28/12 a nova gestão vai fazer uma nova reunião para definir se alguma nova medida será necessária. O importante é o bom senso e a conscientização das pessoas para que as medidas da Prefeitura tenham efeito” – afirma Potiguara do Lago, Secretário de Turismo de Ubatuba 
O Selo de Turismo Responsável é um dos grandes termômetros que confirma os esforços do Litoral Norte em se apresentar como um destino seguro nesta retomada. Segundo o Ministério do Turismo, a região, junto ao Vale do Paraíba, conta com mais de 800 empresas e profissionais reconhecidos pela chancela que assegura ao turista o cumprimento das normas sanitárias.
É importante ressaltar que os comitês de Saúde de cada Município tomam as decisões com base em estudos rigorosos e estão avaliando os números do sistema de saúde diariamente, e caso necessário, novas medidas poderão ser adotadas, sempre pensando na saúde da população e dos turistas. Isso garante que o destino Litoral Norte continue tendo destaque na segurança para o turista e população local.

Sobre o Circuito Litoral Norte
O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).
O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.
Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.
Mais informações: https://www.circuitolitoralnorte.tur.br/


Fotos acervo Guia do Turismo Brasil

Edição Rose Cecilia

Assimptur Assessoria de Imprensa
claudio@assimptur.com.br
(11) 4329-6532
Data de publicação desta Matéria 24-12-2020
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI