Notícias

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES – COMO SE DESTACAR EM UM MERCADO COMPETITIVO


Fátima Bana
CEO da Rent a CMO, fala sobre o empreendedorismo e empoderamento feminino.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está chegando e nada mais interessante que contar histórias de grandes empreendedoras e suas conquistas. A luta pela igualdade, ainda está longe de terminar, mas muito espaço e direitos já foram conquistados e por isso, é importante reforçar que é necessário um esforço coletivo. Homens e mulheres podem ter costumes diferentes em todos os ambientes, mas precisam estar juntos na briga pelo respeito e igualdade de gênero.
E esse movimento tem provocado grandes transformações no mercado, o que acaba ajudando no empoderamento das mulheres e as colocando em grandes cargos. Fátima Bana, é um ótimo exemplo disso, mãe, empreendedora, começou a sua carreira muito jovem. Possui formação internacional na área de marketing pela University Of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo.
A profissional atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser. Hoje, é CEO da Rent a CMO, uma consultoria com foco em growth. Ela também é criadora de um método que une construção de marca, com o foco na performance, voltado para empresas que querem alavancar seus aplicativos e negócios digitais, sem ficar refém de search de google.
Sem parar de estudar e buscando crescer profissionalmente, Fatima é consciente que homens e mulheres precisam em prol do crescimento dos colaboradores e por fim, da empresa e que ambos, tem o poder e a capacidade de decidir sobre melhorias e que o esforço precisa ser mútuo.
Ainda segundo a executiva, o #heforshe ajuda, mas o #sheforshe ajuda ainda mais. O poder de decisão e o respeito são questões muito mais profundas. Em muitos casos, as corporações partem da ideia de que as mulheres são mais emotivas, “sexo frágil”, que por ter filhos não irão se comprometer com a empresa, e muito mais. É preciso driblar e contribuir para acabar com a cultura machista construída e intensificada ao longo dos anos, o que hoje já pode ser considerada como “default”.
“Ao longo da minha carreira percebi que existem dois tipos de startups: aquelas que são criadas por sócias e as que quase não possuem mulheres envolvidas. Com isso, é possível perceber que há uma cultura formada pela desconfiança, por não querer receber ordens de mulheres, e por achar que mulher dura, não passa apenas de uma pessoa difícil de conviver, conflituosa ou pior, ela “dá piti” e não orientações de forma assertiva” – resume Fatima Bana.
Sobre Fatima Bana, com especialização em marketing digital, branding e e-commerce, formação internacional nos EUA e Europa, Fatima Bana tem sua carreira desenvolvida na área gestão de projetos e inteligência de mercado. Atua diretamente no desenvolvimento de novos produtos e serviços, liderança de equipes, planejamento e implantação de e-commerce, trade, SAC, gestão de projetos de B.I. e CRM. A especialista em comportamento do consumidor, e-commerce marketing e programa de relacionamento, é CEO da Rent a CMO, empresa de consultoria de marketing, focada em branding e growth e também é palestrante em conferências e eventos no Brasil e exterior e professora convidada de diversas instituições acadêmicas. 

Saiba mais em: https://rentacmo.com.br/

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 08-03-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI