Notícias

PORANDUBA AMAZÔNIA SE JUNTA ÀS 11 EMPRESAS COMPROMISSADAS COM O BEM-ESTAR ANIMAL NO TURISMO BRASILEIRO


Foto: Poranduba Amazônia 
Principal recomendação é que no turismo com vida silvestre não haja animais com restrição da liberdade ou em interação próxima com humanos.
A Poranduba Amazônia (AM) é a mais nova agência de turismo a se comprometer voluntariamente com o bem-estar animal no Brasil, conforme diretrizes indicadas pela Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal, integrando uma lista que chega agora a uma dúzia de nomes (veja a relação completa mais abaixo e confira o "Guia para se tornar um turista amigo dos animais" nesta página).
O gerente de campanhas de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial, João Almeida, explica as orientações da organização aos empreendedores do setor: "As agências que assumem o compromisso devem fazer uma revisão de produtos e ações para garantir que somente comercializam experiências turística que promovem a observação da fauna livre na natureza. Nada de apresentações que usem animais como entretenimento, manutenção dos bichos em cativeiro, amarrados, mutilados ou sedados para acariciamento, abraços, nado, montaria, para a realização de selfies ou para a alimentação com toda a sorte de petiscos indevidos. Esse compromisso deve ser ativamente compartilhado e difundido, tanto internamente, incluindo funcionários e fornecedores, quanto externamente, com parceiros, clientes (turistas) e o público geral".
"Nossa adesão acontece por puro alinhamento de propósito. É muito importante encontrar parceiros que tenham a mesma visão de mundo, e fazer alianças é fundamental", conta o coordenador geral da Poranduba Amazônia, Bruno Mangolini. "Queremos construir uma cultura local de sustentabilidade, de respeito à natureza e de responsabilidade com o meio ambiente e o outro. Afirmar nosso compromisso em um documento é um passo importante para difundir essa cultura em nossa comunidade e em nossas práticas".
O compromisso proposto pela Proteção Animal Mundial tem como foco central promover a proteção e o bem-estar animal, de forma integrada com a conservação ambiental. Em igual importância nessa equação estão também os seres humanos, completando o conceito conhecido como Saúde Única. Segundo ele, protegendo a fauna e a flora, procura-se também resguardar a saúde humana, inclusive afastando riscos de crises econômicas e sociais resultantes do alastramento de doenças de origem animal (zoonoses).
Esta é, por exemplo, a origem mais provável da atual pandemia de Covid-19. De forma alarmante, estudos apontam que mais de 75% de todas as doenças infecciosas novas e emergentes das últimas décadas têm origem animal. Destas, 70% podem ter fonte especificamente em animais silvestres (saiba mais no relatório "Protegendo o planeta de futuras pandemias").
Nesse contexto, a indústria do turismo merece atenção não só por sua relevância econômica e social (gera cerca de 10% do PIB mundial a cada ano), mas porque frequentemente aproxima humanos dos animais silvestres: a participação das atividades ligadas à vida selvagem já foi estimada em estudo como variando de 20 a 40% do turismo internacional global. Ou seja, os turistas anseiam por experiências com a vida selvagem. É preciso garantir que elas aconteçam da forma correta.
Vale lembrar que de acordo com a legislação brasileira é ilegal remover qualquer animal da natureza para manter como animal de estimação ou, ainda, possuir animal selvagem sem licença. Infelizmente, muitas pessoas que promovem atividades com animais silvestres, além de infringirem a lei, os tratam como produtos ou objetos. E turistas que participam destas interações rápidas e aparentemente inofensivas não se dão conta do sofrimento físico e mental gerado - além dos riscos para a própria saúde.
Há até quem acredite estar colaborando com o bem-estar animal e a preservação por estar pagando por algo que gera emprego e renda localmente. Mas só o que isso faz é sustentar uma cadeia de exploração permanente. O jeito certo de ajudar é participando de um turismo de vida selvagem que acontece de forma ética e responsável: distância respeitosa e observação da fauna em seu próprio ambiente natural.
"Acredito que as pessoas estão cada vez mais conscientes de que a proteção da natureza, da floresta e dos animais é fundamental para um mundo saudável. Os clientes que nos procuram costumam ter essa consciência e buscamos que nossas viagens sejam uma oportunidade de inspiração e trocas sobre a importância do meio ambiente para que as pessoas também tenham relações harmônicas", relata Bruno.
Para Poranduba Amazônia o compromisso assumido é mais um passo de uma jornada já marcada pela sustentabilidade. A agência é uma iniciativa da Comunidade Tumbira, instalada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no município de Iranduba, a 64 km de Manaus. Por meio dela, as famílias residentes no local promovem o turismo de base comunitária, caracterizado pela troca autêntica de experiências entre habitantes e visitantes. Dessa forma, a atividade procura gerar renda com distribuição justa, com exploração controlada de recursos, foco na melhoria social e na preservação dos patrimônios natural e cultural. As atividades oferecidas incluem trilhas, passeios de canoa, banho de rio e passeios de lancha pelo Parque Nacional de Anavilhanas, entre outras.
"Nossas atividades valorizam as tradições regionais e os saberes populares, dos jovens aos idosos. Gostamos de mostrar aos visitantes como é a nossa vida perto da floresta, e isso é importante para manter a cultura ribeirinha viva e afirmar nossa identidade. Mostrar algo para um visitante, que veio de longe, nos enche de orgulho e queremos mostrar o que temos de melhorar", detalha o representante da agência. "Na verdade, queremos ser melhores para poder mostrar ao outro, isso é natural do ser humano. Acreditamos que o turismo deve ser assim: um lugar bom para se visitar deve ser, antes, um bom lugar para se viver".

Integrantes do compromisso com o bem-estar animal no turismo brasileiro:
Braziliando

Coletivo Muda!

Estação Gabiraba

Gondwana Brasil

Inverted America

Poranduba

Terra Brasilis Trip

Turismo Consciente

Turismo de Experiência

Uika

Viare Travel

Vivejar

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)
A Proteção Animal Mundial (anteriormente conhecida como Sociedade Mundial para a Proteção Animal) mudou o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento. As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre. A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 24-06-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI