Notícias

ROTA DAS EMOÇÕES POSSUI 2 DAS 9 PRAIAS SELECIONADAS PARA PROJETO DO MINISTÉRIO DO TURISMO


 “Brasil, essa é a minha praia" é um projeto do Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a Universidade, o objetivo do programa é “orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.” Foram selecionadas 9 praias de todo o Brasil, sendo que 2 delas (Barreirinhas (MA) e Cruz (CE)), fazem parte da Rota das Emoções.
Ainda segundo a UFRN, dentre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla – PGIs nos destinos turísticos selecionados, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.
A participação no programa, que foi determinada via edital, faz parte do esforço das Prefeituras locais e demais entidades envolvidas na valorização da Rota das Emoções e na execução eficiente e segura de suas atividades e experiências. Um dos critérios para a entrada no projeto era a participação no Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e Sebrae.
Outra iniciativa do Sebrae para a Rota das Emoções é o “Check-in Rota das Emoções”, um programa voltado para ações estratégicas em todo o território do roteiro, incluindo campanhas de marketing, treinamentos dos agentes de viagens, ações de comercialização, capacitações, participações em feiras e eventos, e a implementação de um selo de segurança unificado entre os 3 estados, o “Rota mais segura”. O programa possui Assessoria Técnica da Ori Brazil.
Cruz (CE) e Barreirinhas (MA) são parte de experiências estratégicas da Rota das Emoções. Cruz  fica a 230 quilômetros de Fortaleza e é o primeiro destino oficial na Rota para quem começa pelo Ceará. A Praia do Preá, no município, é um dos principais locais para a prática do Kitesurf, com os fortes ventos característicos do estado. A partir dela  também é possível passeios ecológicos, a pé ou a cavalo até o grande Parque Nacional de Jericoacoara, ou a visita até  o Buraco Azul de Castelhanos, uma piscina com águas azuis turquesa. Já o município de Barreirinhas é uma das cidades que podem ser usadas como base para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dentre seus principais atrativos está Atins, um vilarejo com bastante infraestrutura, banhado pelo rio Preguiças e muito procurado por suas belas praias. No percurso a partir de Barreirinhas até o Parque dos Lençóis também é possível visitar Vassouras, outro vilarejo de pescadores que acessa as Praias do Cabu e o Farol de Mandacaru.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 15-12-2021
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI