Notícias

DIA DAS MULHERES: MOTÉIS TÊM 80% DE MÃO DE OBRA FEMININA


Mulheres representam 80% da força de trabalho na motelaria
Presente em todos os setores dentro do segmento, elas são fundamentais para a motelaria.
No Brasil, mais da metade da população é formada por mulheres, cerca de 109,4 milhões. Destas, 54,5% estão no mercado de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presença feminina no mercado de trabalho é muito importante para a independência da mulher, e também, para a manutenção da representatividade e pluralidade de vozes.
“Somos um setor que emprega 80% de mão de obra feminina, gerando um grande impacto econômico em um setor que movimenta cerca de 4 bilhões de reais anualmente”, afirma Larissa Calabrese, gerente da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis).
O setor moteleiro é responsável por gerar cerca de 300 mil postos de trabalho diretos e a mesma quantidade de indiretos no país. “O número de mulheres empregadas pelo setor moteleiro é extremamente relevante e é um aspecto importante socialmente. Muitas mulheres são chefes de família, sendo responsáveis por sustentá-las”, aponta Calabrese. Dentro da motelaria, as mulheres estão em diversos setores: “Elas ocupam todos os tipos de cargos. Desde posições de liderança nas áreas administrativas, gerenciais, governanças (camareiras e arrumadeiras), até cozinhas e recepções”.
Sendo assim, o que faz as mulheres predominarem nesse segmento são algumas características presentes na maioria delas. “Nós costumamos ser mais dedicadas e realizamos tarefas com extrema atenção aos detalhes, como na conservação dos ambientes e na preparação dos cardápios. Além disso, somos mais receptivas no trato com o cliente. Sendo estes fatores fundamentais no diferencial do que é apresentado para os hóspedes durante a estadia”, comenta a gerente.
Contudo, não é apenas nos postos de trabalho que elas são decisivas para a motelaria. “As mulheres são as principais responsáveis pela escolha dos motéis e das suítes. Esse panorama nos alerta em relação ao tipo de marketing realizado pelos motéis, já que o poder de escolha está nas mãos delas. Propagandas com duplo sentido ou piadas machistas impactam negativamente na hora da escolha. Pensar como elas, é mais fácil quando se é uma delas”, conclui Larissa Calabrese.

Sobre a ABMotéis
A Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS) foi fundada em setembro de 2012 e é a única representante dos motéis do Brasil. Atualmente, a sua diretoria é composta por representantes de 17 estados, além do Distrito Federal (DF). A missão da associação é profissionalizar e desenvolver o segmento moteleiro, estimulando o empresário do ramo a investir e expandir suas empresas, oferecendo, cada vez mais, serviços de qualidade aos clientes e gerando mais empregos. Acesse: clique aqui.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 03-03-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI