Notícias

CIRCUITO SP ANUNCIA PROGRAMAÇÃO CULTURAL COM 480 ATIVIDADES PELO INTERIOR E LITORAL PAULISTA
Programa para difusão de arte e cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Amigos da Arte contempla Biritiba-Mirim a partir de 13 de agosto; o investimento é de R$ 6,7 milhões.

O Circuito SP acaba de divulgar a programação cultural de 2022, que vai apresentar 480 atividades em 120 municípios do interior e litoral paulista. Araçatuba, Garça, Gastão Vidigal, Tatuí e Jundiaí serão as primeiras cidades contempladas, todas a partir de 5 de agosto. A ação, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Amigos da Arte, volta ao formato presencial, depois de ter sido realizada virtualmente no ano passado, em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. No modelo online, o Circuito SP foi apresentado pela plataforma de streaming e vídeo por demanda, #CulturaEmCasa. 
Considerado uma das principais ações para descentralização da arte e cultura no estado paulista, o Circuito SP recebeu este ano um investimento de R$ 6,7 milhões. Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, a iniciativa movimenta, além do setor artístico, a economia e o turismo locais. “Queremos que a programação leve para as cidades contempladas a população do entorno também, teremos apresentações de diversas linguagens, como espetáculos musicais, infantis, circo, teatro e dança, sempre em espaços públicos”, afirma.
Os Originais do Samba, os cantores Ana Cañas, Kiko Zambianchi, Sílvio Brito, Tiê e Tulipa Ruiz, as peças teatrais “Hamlet 16x8”, “Caro Kafka” e “Sertão Encantado” são alguns dos destaques da programação do Circuito SP, que apresenta ainda os Parlapatões, as companhias de dança Cisne Negro, Ballet Stagium, as apresentações circenses do Grupo Circo Navegador, Circo de Ébanos e muito mais. 

A programação completa pode ser acessada pelo site da Amigos da Arte – www.amigosdaarte.org.br

CircuitoSP
O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais. 
Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais. 
O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.
Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022. Este ano, as cidades selecionadas foram: Aguaí, Agudos, Americana, Apiaí, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bauru, Bernardino de Campos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Brotas, Buritama, Cabrália Paulista, Caieiras, Campos do Jordão, Cândido Rodrigues, Cesário Lange, Charqueada, Colina, Cruzeiro, Descalvado, Diadema, Dois Córregos, Dumont, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Garça, Gastão Vidigal, Getulina, Guaíra, Guararapes, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Guarujá, Guarulhos, Ibitinga, Iguape, Ilhabela, Indaiatuba, Iporanga, Itaí, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Lorena, Maracaí, Marília, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi-Mirim, Mongaguá, Narandiba, Nova Europa, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Pacaembu, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Pereira Barreto, Piedade, Piracaia, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Roseira, Sabino, Santa Bárbara d Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Manuel, São Sebastião, São Simão, São Vicente, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taguaí, Tapiraí, Taquaral, Taquaritinga, Tatuí, Terra Roxa, Timburi, Tupi Paulista, Ubarana, Várzea Paulista, Vinhedo e Votuporanga.  

Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 02-08-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI