Notícias

BAUERNFEST CELEBRA A CULTURA ALEMÃ COM MUITA CERVEJA: CONHEÇA RÓTULOS DA CIDADE E DA REGIÃO SERRANA
A Bauernfest, ou Festa do Colono Alemão, que acontece até o dia 28 de agosto em Petrópolis, na Região Serrana, festeja as características da cultura germânica que marcaram a cidade. E uma das principais delas é a cerveja. Não é à toa que a Cidade Imperial é também casa da primeira cervejaria do país, a Bohemia, que possui fábrica e museu por lá até hoje. Mas não se limita – nem um pouco – a ela: só na cidade são mais 20 outras cervejarias artesanais e, se começou em Petrópolis, a cultura cervejeira se expandiu por toda a Região Serrana.


A popularidade da bebida é tanta que empresários da região organizaram uma rota turística para conhecer as cervejarias e os seus rótulos, com opções de degustação e harmonização. Além disso, é a oportunidade de unir o delicioso ao agradável, visitando pontos turísticos das cidades. São 26 cervejarias de cinco cidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.
A própria cidade imperial é casa da Cervejaria Itaipava, que até antes da pandemia, oferecia um tour por suas dependências. Mas enquanto o programa não retorna à normalidade, ainda é possível aproveitar a ida à Região para expandir o tour pelas cidades vizinhas.
A cerca de uma hora de distância, fica a cidade de Teresópolis, onde funcionam as cervejarias Mad Brew, Kanton Bier, St. Gallen, além do Grupo Petrópolis. Famoso na região, no Hotel Le Canton, além de poder se hospedar, o visitante pode experimentar o rótulo Le Canton Alegria que foi desenvolvido pelo mestre cervejeiro Ubirajara Petrillo Grasso Gomes, em parceria com a MAD Brew. A bebida segue uma receita clássica de Pilsen Alemã e está disponível para consumo dentro dos bares e restaurantes do complexo hoteleiro.
Já em Nova Friburgo, uma outra opção é curtir as belezas naturais do Distrito de Lumiar e ainda aproveitar rótulos típicos da Região Serrana. O hotel Parador Lumiar, inserido na natureza da região e parte do guia Roteiros de Charme, oferece gastronomia premiada harmonizada com o chope Barão Bier, de Friburgo, e a cerveja Alpendorf, de Teresópolis. Além disso, o empreendimento está a apenas 10 minutos do bar da cervejaria Ranz, na praça principal do distrito. Lá, é possível experimentar alguns dos 10 tipos de cerveja que eles produzem em espaços internos e externos.

Onde ficar durante a Bauernfest:
Solar do Império. O hotel fica no Centro Histórico de Petrópolis, a menos de 10 minutos tanto do Biergarten como das atrações principais da festa, que acontecem no Palácio de Cristal. Localizado na Avenida Koeler em um casarão do século XIX, o hotel, que é parte do guia Roteiros de Charme, tem acesso pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Casa de Santos Dumont e a Catedral São Pedro de Alcântara.

Onde ir
A Bauernfest tem seu cronograma tradicional no Centro Histórico de Petrópolis. Desde 2019, com o crescimento do evento, a festa foi estendida para outros distritos. Assim, há também uma Bauernfest em Itaipava no final de semana seguinte ao encerramento oficial. Todos os atrativos ficam em prédios icônicos do centro da cidade em distâncias que não ultrapassam 15 minutos de caminhada.

Trânsito
A Prefeitura, por meio da CPTrans, montou um plano de ação para o trânsito da cidade durante a Bauernfest. A Rua Alfredo Pachá estará totalmente interditada nos 17 dias de festa. Já o entorno da Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) ficará fechado para o trânsito de sexta a domingo. A única via que terá a mão invertida durante a Bauernfest é a Rua Padre Siqueira (atrás do Palácio de Cristal). Durante a festa, ela operará no sentido Bingen.

Fotos:Secretaria da Turispetro

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-08-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI