Notícias

MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL APRESENTAM ATRATIVOS TURÍSTICOS NO CRAB, NO RIO
Programação contará com rodada de negócios, palestras e visita a pontos turísticos da capital fluminense.

Na próxima semana, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebe uma programação especial de turismo para apresentar os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul às agências de viagens do Rio de Janeiro. Empresários de receptivos do Centro-Oeste também participam desse intercâmbio de negócios. A ação faz parte das atividades paralelas da mostra gratuita “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta ao público no local.
No dia 04/10, a partir das 09h, acontece o Encontro de Negócios do Turismo destinado aos agentes de viagens convidados. Na ocasião, haverá apresentação dos destinos MT e MS pela Fundação de Turismo de ambos os estados (09h30), Rodada de Negócios (10h), visita guiada à exposição (14h), e palestras sobre Turismo e Inovação (15h) e Turismo e Economia Criativa (16h).
Já em 05/10, será a vez dos empresários de MT e MS realizarem tours por alguns pontos turísticos do Rio – “Pequena África”, lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária (09h30); Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o mais importante polo da cultura nordestina da cidade localizado no bairro de São Cristóvão (11h30); e Parque da Catacumba, reserva ecológica na Lagoa Rodrigo de Freitas, com apresentação da plataforma eTrilhas, desenvolvida para auxiliar na gestão de trilhas em uma região, município ou parque (15h30).

A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda um espaço para a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto.
Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos.
Até o fim do período da ocupação, o CRAB receberá mais um evento gratuito: a Semana Pantaneira. Recentemente, houve uma mostra gastronômica com a presença de chefs de cozinha da região e uma programação voltada ao artesanato do Centro-Oeste. Além dessas atividades, o CRAB conta, também, com uma programação fixa destinada ao público infantil. 
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br  ou pelo Instagram @crabsebrae.

Serviço:

Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”

Período: Até 29 de outubro de 2022

Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.

Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Ingresso: Entrada gratuita

Site: https://crab.sebrae.com.br/

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 30-09-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI