Notícias

Acordo de Cooperação entre Manaus e Fortaleza visa ampliar turismo internacional nas duas cidades
Conhecidas por suas riquezas naturais e culturais, as cidades de Manaus e Fortaleza fortaleceram relações para promover roteiros turísticos que envolvam as duas capitais

Foto: João Viana
O público-alvo principal é de turistas internacionais que visitam o país. Chamado ‘Manaus e Fortaleza -- O Brasil se encontra aqui’, o projeto foi lançado nesta semana na capital do Amazonas, com workshop para operadores e agentes de viagem. A iniciativa integrada entre as duas localidades virou destaque na quarta-feira (8), em reunião em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), onde o presidente da pasta, Marcelo Freixo, pontuou a necessidade de iniciativas que inovem o setor.

Foto: Antonio Pereira
Com propostas diferentes, Manaus e Fortaleza são duas das capitais mais procuradas pelos turistas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, respectivamente. Enquanto a capital do Ceará oferece um destino para quem opta por regiões praianas, a cidade de Manaus leva ao turista uma imersão à floresta Amazônica, além de sua riqueza histórica e culinária.
Atualmente, 13 voos diretos conectam Manaus e Fortaleza semanalmente. A ideia inicial do projeto é proporcionar roteiros para turistas internacionais que queiram visitar pelo menos uma das duas localidades. A criação de roteiros e pacotes envolvendo as duas cidades possibilita um incentivo àqueles turistas que pretendiam visitar apenas Manaus ou apenas Fortaleza, e agora encontrarão facilidades para ir aos dois locais em apenas uma visita ao Brasil.
“Recentemente vimos Manaus se conectar diretamente a Colômbia, com os voos para a cidade de Bogotá. O acordo com a cidade de Fortaleza foi pensado de forma estratégica, pois estamos vendo a retomada do turismo em Manaus e precisamos encontrar maneiras de potencializar essa demanda”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Foto: Antonio Pereira
A parceria entre as duas localidades vai incluir ainda campanhas publicitárias, trabalhadas em conjunto pelos municípios. “Vamos participar ainda, de forma combinada, de estandes em feiras nacionais, produzindo material do roteiro com ações integradas entre Manaus e Fortaleza. Também levaremos essa iniciativa para feiras internacionais, como em Portugal, Alemanha, Londres, incentivando os turistas internacionais a passarem pelo menos quatro dias em Manaus, e quatro dias em Fortaleza”, explicou a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus (Manauscult), Oreni Braga, acrescentando que a partir da apresentação da iniciativa em Brasília, a ação entre as duas localidades deve ganhar apoio para maior performance.

Brasília
Em encontro com a ministra do Turismo, na capital federal, Daniela Carneiro, e com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga, defendeu a importância de ações integradas para a promoção, principalmente, do turismo internacional na região, colaborando para o desenvolvimento do país.
A agenda em Brasília contou com a presença de representantes do turismo de diversas localidades do Brasil, apresentados à nova gestão do Ministério e da Embratur.
Para o presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Manaus e Fortaleza largam na frente com a proposta integrada. “O corpo técnico da Embratur adorou a ideia dos roteiros integrados. A iniciativa dos representantes das duas localidades é mais um exemplo da necessidade de um diálogo constante com e entre os municípios. Afinal, a inovação no setor é fundamental para fomentarmos o turismo em todo o território nacional. São ações como essa que vão recuperar a imagem do Brasil para atrairmos mais turistas do exterior”, destacou.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 10-02-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI