Notícias

Conheça passeios turísticos pelos lagos e lagoas do Brasil
Embarque nas águas doces do Brasil e conheça os destinos aquáticos mais queridos do país

O verão acabou, mas ainda dá tempo de se refrescar e viajar pelos diversos atrativos naturais do Brasil. Dono da maior reserva hidrológica do mundo, o nosso país possui exuberantes lagos e lagoas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, como é o caso das lagoas dos Lençóis Maranhenses (MA). Além do estado nordestino, outras centenas de destinos brasileiros, contam com estes atrativos naturais que encantam turistas com inúmeras atividades de ecoturismo, aventura e lazer. Por isso, a Agência de Notícias do Turismo trouxe nesta quarta-feira (22.03), Dia Mundial da Água, alguns lagos e lagoas do país que são atrativos imperdíveis para qualquer tipo de viajante.
Um dos principais cartões-postais de Brasília (DF), que fica no coração do Brasil, é um exuberante refúgio aquático: o Lago Paranoá. As águas que cortam a capital federal se tornaram ponto de passeios turísticos e atividades esportivas para moradores e visitantes. Nas orlas próximas aos clubes, é possível, praticar stand up paddle (SUP), natação, caiaque e até windsurfe. E isso sem falar nos passeios de barco que contam a história da formação do lago, além de um dos atrativos mais democráticos do mundo: assistir o pôr do sol em sua orla. Um show de beleza!
Não muito distante de Brasília, o Lago Corumbá, em Caldas Novas (GO), vem se tornado um dos locais mais interessantes do estado. Com 62 Km² de águas represadas, o turista pode desfrutar do atrativo com passeios ecológicos de lancha, barco, jet-ski, além dos esportes náuticos que animam os visitantes. Também é possível realizar a pesca esportiva, atividade que incrementa o turismo no local.
Outro destino que entra na nossa lista é Florianópolis (SC). A capital catarinense tem na Lagoa da Conceição, um cardápio variado de atividades que vão do kitesurf ao jet-ski, passando pelo windsurfe, stand up paddle, vela e caiaque. O local é um verdadeiro espetáculo esportivo em cerca de 15 km² de espelho d’água. Sem falar na vista dos decks, onde dá para admirar tanto o nascer quanto o pôr do sol, diariamente. Um paraíso natural que atrai os olhares dos turista que visitam a região.
Não dá pra falar de lagos e lagoas, sem citar a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). O atrativo é um dos marcos do estado fluminense, além de ser um polo de lazer e turismo. Com 2,4 milhões de metros quadrados, o atrativo foi tombado pelo patrimônio histórico municipal e é palco para competições náuticas. De lá, os turistas ainda podem admirar o espetáculo do entardecer da perspectiva da lagoa, enquanto faz um passeio de pedalinho com vista para o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea. É imperdível!
Na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), mais precisamente no município de Lagoa Santa, os turistas podem encontrar na Lagoa Central um espaço para o lazer e entretenimento de moradores e visitantes. Devido à sua beleza cênica e importância histórica, a Lagoa encanta os moradores e visitantes da cidade. Além da beleza natural, o local conta com boas opções gastronômicas, atividades ao ar livre, como passeios ciclísticos, caminhadas, práticas de esportes à remo e feiras de artesanato e produtos orgânicos.
O Norte do país guarda um tesouro natural que se destaca em Roraima: O Lago do Caracaranã. Localizado no município de Normandia (RR), o atrativo é um dos principais pontos turísticos do estado, com praias, areia fina e águas transparentes com temperatura agradável em todas as horas do dia. No destino ainda é possível observar animais como garças, andorinhas e tamanduás O lago já foi, inclusive, cenário de filmes e inspiração para a composição de canções. Para quem curte um ambiente tranquilo e sossegado e em contato direto com a natureza, a lagoa é o local ideal.
TURISMO NÁUTICO -- A atividade é caracterizada pelo contato com a água - salgada ou doce -- e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.
Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 22-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI