Notícias

Cinco coisas para fazer quando visitar a cidade de Paraty

Desvende a cidade: saiba o que fazer, onde ficar e o que comer quando for conhecer a cidade histórica


créditos: @mariyastanglphoto 
Rica em cultura, natureza e história, a cidade de Paraty, localizada no estado do Rio de Janeiro, oferece um cenário memorável. Com casarões antigos e conservados, com suas grandes janelas, viajar para a cidade, que já esteve na rota do ouro, confere aos turistas uma verdadeira volta aos anos do Brasil colônia.

 

Lar de diversas demonstrações culturais, ao longo do ano inteiro, Paraty torna-se um grande palco ao receber eventos importantes que vão da gastronomia à música. É o caso do Bourbon Festival -- produzido pela tradicional casa de jazz, a Bourbon Street Music Club, levando muita música para as ruas da cidade ao reunir artistas nacionais e internacionais -- que ocorre entre os dias 14 e 16 de abril.


Literatura é, além da música, uma arte que encontra em Paraty seu habitat especial. É na cidade que, em julho, se realiza anualmente a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

 

Para os amantes das artes ou para quem deseja dar uma escapada para desfrutar do lindo litoral, o Selina, ecossistema de lifestyle, hospitalidade, coworking e bem-estar, possui uma unidade na região.

 

“O Selina Paraty está em constante evolução, buscando oferecer novidades e atividades que inspirem conexões autênticas. Lançamos um novo cardápio de pratos e drinks e somos os únicos da região a oferecer aulas de Tai Chi Chuan, por exemplo. A música, a cultura e o impacto social e ambiental fazem parte do DNA do Selina, e por isso, estamos sempre buscando oferecer uma programação interessante e diferente para nossos hóspedes e visitantes. Destaco o Samba da Bênção que acontece às segundas feiras, que atrai moradores locais, visitantes e hóspedes em uma linda festa cultural” , explica Arthur Meier, gerente operacional do Selina Paraty

 

E, para ajudar os turistas a aproveitarem o máximo dessa experiência, o Selina montou um guia elencando cinco dicas que todo turista precisa receber antes de ir a Paraty, confira:

 

Gastronomia

Premiada por sua diversidade gastronômica, a cidade, que reúne restaurantes famosos em seu centro histórico, prova a todos que está para além das belas paisagens. Com opções espalhadas por todo território, pratos conhecidos da culinária caiçara, como o camarão casadinho e o manuê de bacia, um bolo feito com melado de cana, são alimentos indispensáveis para se provar durante a viagem. O restaurante The Garden Paraty, por exemplo, tem ótimas opções vegetarianas como o Vulcão de Cogumelos, um delicioso sanduíche em pé recheado com cogumelos.

 

Centro histórico

Andar pelo centro histórico é sem dúvidas uma atração indispensável em Paraty. A cidade conta com programação cultural extensa, além do Museu das Artes Sacras e uma unidade do SESC.

 

Passeios guiados estão disponíveis com os condutores de charretes, que atuam como cicerones oferecendo diversos roteiros, com duração média de 40 minutos cada. Para contratar o serviço, basta ir até a Praça da Matriz.

 

Trilhas e cachoeiras

Cercada pela Serra da Bocaina e o mar, Paraty reserva caminhadas e trilhas conhecidas já na época do Brasil colonial. Acessível desde os iniciantes, querendo se aventurar no mar ou na floresta pela primeira vez, até para os trilheiros experientes, os caminhos levam a visuais deslumbrantes da praia a mata fechada, onde são frequentes cachoeiras muito apreciadas pelos visitantes.
 

créditos: @mariyastanglphoto

As principais cachoeiras da região têm acesso por trilhas, principalmente pela Trilha do Ouro. É o caso da Cachoeira da Melancia, a mais imponente da cidade. Além dela, vale visitar as cachoeiras do Santo Izidro, dos Veados e Cachoeira das Posses. Já para os que querem ter uma visão privilegiada do Saco de Mamanguá, a dica é percorrer a trilha do Pão de Açúcar.

 

Incríveis excursões de barco complementam as experiências possíveis de se vivenciar indo a Paraty. É o caso do passeio de quatro horas, que te leva ao Saco do Mamanguá, o único fiorde tropical do mundo. Nesse passeio é possível contratar tanto de forma presencial quanto acessando o seguinte link.


Vida noturna

As noites na cidade costumam ser agitadas, ainda mais em vésperas de feriados ou nas celebrações de final de ano, e em qualquer época é possível encontrar bons bares para beber, principalmente na Rua da Cadeia. Algumas opções mais afastadas oferecem música ao vivo, seja só a dupla voz-violão, sejam as bandas, com apresentações mais elaboradas.


Cachaça local

Desde os tempos dos engenhos coloniais de açúcar, Paraty, que já foi sinônimo de cachaça até hoje é conhecida pela produção de derivados da cana de açúcar. A cidade se destaca na produção artesanal de cachaça. Atualmente há seis alambiques em funcionamento: Cachaça Paratiana, Cachaça Corisco, Pedra Branca, Engenho d Ouro, Cachaça Coqueiro e Cachaça Maria Izabel.

 

A dica principal é a hospedagem. Presente na cidade desde 2020, o Selina Paraty tem em suas instalações tudo aquilo que um viajante moderno necessita. De quartos compartilhados, para quem viaja em grupo, a quartos privativos, que acomodam até duas pessoas, a unidade localizada próxima ao centro histórico conta com piscina, espaço para coworking e programação própria que tem tudo a ver com a vibe da cidade.

 

Para mais informações sobre a programação e reservas, basta acessar o perfil oficial no instagram @selinabrazil ou pelo site oficial, onde também é possível efetuar reservas.

 

SOBRE O SELINA:

Uma das maiores plataformas de experiência do mundo, Selina foi construído para atender as necessidades dos viajantes, unindo os cinco pilares do grupo: arte, música, bem-estar, aprendizados e impacto socioambiental. Feita sob medida para o viajante nômade de hoje, a rede oferece ao público uma experiência global com infraestrutura para viajar e trabalhar sem problemas, combinando acomodações lindamente projetadas com coworking em todas as suas unidades. Fundada em 2014, cada propriedade do Selina é projetada em parceria com artistas, criadores e formadores de opinião locais, dando vida a edifícios existentes em pontos interessantes ao redor do mundo ou através da construção de novos. De cidades urbanas a praias remotas e selvas, o portfólio inclui mais de 160 propriedades abertas em 25 países de 6 continentes.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 28-03-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI