Notícias

Com Jogos Coloniais, Fenavinho leva diversão e valorização cultural ao interior
Quem passou pelo Caminhos de Pedra, no distrito de São Pedro, na tarde de domingo (30), teve a oportunidade de curtir uma agenda especial na já rica lista de atrativos do local: a etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho.

Etapas classificatórias começaram com disputa em São Pedro e segue em Faria Lemos, dia 07
Mais de 150 inscritos participaram da divertida disputa de provas concebidas para, de forma lúdica, homenagear os saberes e os fazeres dos imigrantes italianos que colonizaram a região ntegrando um sólido movimento de valorização da cultura e da essência cultural da região. Foram oito as modalidades: Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Cabo de guerra; Mini 48; Fazer bígoli; Taça e garrafão e Corrida de revezamento de salame, organizadas em modalidades masculino, feminino e mista, de forma individual, em duplas ou equipes (conforme a prova).
Os vencedores em cada uma delas -- 34 participantes no total, veja abaixo -- carimbaram a presença na grande final dos Jogos Coloniais, que colocará frente a frente os ganhadores de cada etapa distrital no dia 13 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, integrando a programação da 18ª Fenavinho, que ocorre de forma concomitante a 31ª ExpoBento. O distrito que somar a maior pontuação total levará para a comunidade uma premiação de R? 3 mil destinada a cada escola sediada na localidade. O vice-campeão leva R? 2 mil para cada instituição de ensino do distrito. O terceiro colocado ganhará R? 1 mil para cada escola e o quarto colocado leva R? 500 para os educandários locais. Todos recebem troféus.

Valorização cultural e incentivo ao turismo
A retomada e consolidação dos Jogos Coloniais da Fenavinho faz parte de um movimento encampado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da Festa Nacional do Vinho, de valorização da história da região e da essência da cultura local. "Temos atrativos originais, que nos permitem oferecer experiências únicas aos visitantes. Esse entendimento é fundamental para fomentarmos o turismo de experiências, estimulando o empreendedorismo, os negócios locais e criando uma rede de desenvolvimento coletivo", disse a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
A contribuição desse viés foi enaltecida, também, pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, na abertura dos Jogos Coloniais, em São Pedro. "Iniciativas como essa nos permitem valorizar o interior de Bento Gonçalves, prestando merecido reconhecimento aos distritos, que tanto nos orgulham. São, também, importantes no fortalecimento do turismo na região", disse.
Com esse propósito, toda a programação da Fenavinho (Escolha da Corte, Vinho Encanado, Tortelaço, Jogos Coloniais e Desfile Cultural) vem mobilizando a comunidade e, a cada nova agenda, conquistando mais parceiros. "Somos muito gratos pelo engajamento coletivo, que contribui de forma determinante para o sucesso de nosso objetivo, ao resgatar a Festa Nacional do Vinho, que é o de valorizar e promover nossa cultura", disse o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio.

Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho iniciaram etapa distrital em São Pedro. Crédito: Gabriel Santos / Kia Ora Films
Classificatórias seguem pelos próximos domingos
O circuito dos Jogos Coloniais segue com as etapas em Faria Lemos (07 de maio), Vale dos Vinhedos (14 de maio) e Tuiuty (21 de maio). Outra agenda importante dos Jogos Coloniais é o Desfile Cultural, congraçamento das comunidades do interior de Bento Gonçalves, que ocorre dia 28 de maio, às 15h, na Via del Vino. Neste ano, a temática será a história e a cultura de cada distrito, propondo às comunidades de São Pedro, Faria Lemos, Tuiuty e Vale dos Vinhedos o desafio de apresentar ao menos duas alas e dois carros alegóricos, cada uma, na avenida. A apresentação conta pontos como uma prova dos Jogos Coloniais.

Shows do Projeto  Celebrare LImmigrazione leva apresentações artísticas aos distritos
Concomitante à agenda dos Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho, o público tem a oportunidade de prestigiar, também, a programação artística do Celebrare Limmigrazione  agregando atrativos para mobilizar a comunidade e propiciar dias de intensa valorização ao interior, raízes e cultura locais.
Em São Pedro, subiram ao palco a dupla Betto e Tobias e o cantor Marco Antônio. Em Faria Lemos (dia 07 de maio), a animação fica por conta da Banda Farina Brothers e do musical com o Duo Cavatappi. No Vale dos Vinhedos (14), o show será com Le Farfalle e de Edgar Marostica. Na comunidade de Tuiuty (21), a apresentação será com o tenor Dirceu Pastori, Caroline Gobatto e banda e a cantora Inês Rizzardo.
O projeto Celebrare L Immigrazione é uma realização do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e conta com patrocínio das empresas Orquídea e Saif. O financiamento é do Pró-Cultura RS, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Conheça os finalistas do Distrito de São Pedro

- ARREMESSO DE QUEIJO (feminino): Jaqueline Baratto

- ARREMESSO DE QUEIJO (masculino): Thiago Fabris

- CORRIDA DE CARRIOLA (feminino): Milena Lerin e Thelma Striban

- CORRIDA DE CARRIOLA (masculino): Guilherme Cavalet e Carlos Donatti

- CORRIDA DE BARRICAS (masculino)*: Jean Carlos Cé e Thiago Fabris

- BIGOLI (misto): Jean Carlos Cé, Algermiro da Campo e Thiago Fabris

- CABO DE GUERRA (masculino): Arcebido Carraro, Eledemir Dias, Marcos Antonio Cantelli, Glederson Marina, Everton Arsego, Alessandro Soledade, Jean Carlos Cé e Algermiro da Campo

- CABO DE GUERRA (feminino): Cristiane Sachet, Eni Lerin, Fernanda Fagherazzi, Deise Gava, Ana Paula Paese, Jaqueline Baratto, Vandelia Ferrari, Michele Cesaro e Morgana Braido (suplente)

- REVEZAMENTO DE SALAME (misto): Giovane e Patrick

- TAÇA E GARRAFÃO (misto): Januário Carraro e Tiago Zanini

- MINI 48 (misto): Antonio Cé

* Não houve disputa na categoria feminino.

Programe-se

O quê: Jogos Coloniais da 18ª Fenavinho

Quando:

7 de maio (Faria Lemos)

14 de maio (Vale dos Vinhedos)

21 de maio (Tuiuty).

28 de maio: Desfile Cultural, na Via del Vino

13 de junho: final, no Parque de Eventos

Horários: 14h, recepção com atração musical e inscrições; das 15h às 17h, competição; e 17h30, show e premiação distrital. Há opções de gastronomia e brincadeiras para crianças. O Desfile Cultural está agendado para as 15h.

Quanto: acesso gratuito à programação.

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 01-05-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI