Notícias

5 competências que uma viagem ajuda a desenvolver e que são fundamentais para um líder
Mais do que uma forma de lazer, descanso ou diversão, as viagens podem ajudar no desenvolvimento de habilidades essenciais às lideranças

Conhecer outros lugares, culturas e hábitos é a melhor forma de ampliar seu repertório, ter novas experiências e se autoconhecer, explicam especialistas

Não vê a hora de tirar férias para curtir alguns dias de descanso ou diversão durante uma viagem? Pois bem, você não é o único. Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem, muito associada, porém, ao lazer e ao tempo livre. Mas uma viagem pode ser mais do que isso e servir como uma ferramenta de estratégia de carreira para os líderes.
 

Sim, é possível aprender viajando! Conhecer outros lugares, culturas e hábitos é a melhor forma de ampliar seu repertório, ter novas experiências e se autoconhecer. “As viagens permitem o contato com aquilo que é novo e diferente. Quando aliamos essa experiência a um propósito educacional, fazemos com que cada um entre em contato com o que há de único em si mesmo e desenvolva, de forma eficaz, as habilidades humanas essenciais para a vida profissional”, explica Soraia Schutel, cofundadora da Sonata Brasil, escola de formação de líderes que trabalha há anos com imersões nacionais e internacionais de alto nível para lideranças.
 

Soraia listou, juntamente com Natalia Leite, também cofundadora da Sonata, cinco competências que as viagens com propósito educacional ajudam a desenvolver e que são essenciais para os líderes. Confira:

 

1 - Visão de mundo e repertório

 

Uma das principais habilidades desenvolvidas durante as viagens é a ampliação da visão de mundo e do repertório. Quando o profissional sai da sua zona de conforto e conhece um novo lugar, acaba entrando em contato com novas culturas, ideias e pessoas, e isso ajuda a adquirir novos conhecimentos e fazer conexões. Na prática, esta bagagem construída ao longo da viagem é útil para propor novas soluções, ter insights, estimular a criatividade e resolver problemas.
 

2 - Olhar de fora

 

Viajar permite sair da rotina, dos processos e dos mesmos ambientes. Para os negócios isso é essencial, pois ajuda, principalmente os gestores, a olharem a empresa de fora, com um certo distanciamento que seria impossível ter no dia a dia. Essa visão externa, como a de alguém de fora do time, é mais clara, permite identificar problemas e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas.
 

3 - Autoconhecimento

 

As viagens são um ótimo exercício para treinar o olhar externo, mas também o interno. É uma forma de explorar novas possibilidades, se autoconhecer, aprofundar-se em seus gostos e preferências e entender o que faz sentido ou não para sua vida.


 

4 - Adaptabilidade e flexibilidade
 

Quando se tem contato com o novo, é preciso estar aberto para conhecê-lo e se adaptar a ele. Ao viajar, somos estimulados o tempo todo a fazer isso, o que contribui para o desenvolvimento de skills como adaptabilidade e flexibilidade. Habilidades essas que são essenciais para que o líder aprenda a lidar de forma mais ágil e eficiente com as mudanças, na empresa ou no cenário externo. Em um mundo cada vez mais conectado e em que a tecnologia avança num ritmo acelerado, quem tiver essas competências ajuda sua empresa a sair na frente.
 

5 - Autonomia psicológica e independência
 

A última competência listada pela cofundadora da Sonata é a autonomia psicológica e a independência, algo que é mais ampliado nas viagens cuja finalidade sejam os estudos, e em que a pessoa não esteja acompanhada da família ou de pessoas próximas. Isso permite a ela se expor ao desconhecido e pode exercitar sua autonomia para tomar decisões sem precisar consultar o outro ou depender de alguém. É uma forma de se desafiar e ganhar autoconfiança, e isso vai refletir também na sua vida profissional.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 13-06-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI