Notícias

Festival de Luzes ilumina o Rio de Janeiro e realiza um grande evento nesse fim de semana na Praia do Leme com drones, video mapping, lasers e apresentações musicais
O ponto alto do evento acontece no próximo fim de semana, dias 23 e 24 (sexta e sábado), com grandes festas na Praia do Leme animadas pelo Tropicals DJs, na sexta, e DJ SET do bloco Minha Luz é de Led, no sábado

Primeiras intervenções ocuparam a cidade durante a semana passada, confira as fotos!
É tempo de São João e quem estiver no Rio de Janeiro, mais especificamente na Praia do Leme nas noites do dia 23 e 24 de junho, não verá fogos nem balões, mas o céu estará todo iluminado pelo “Festival de Luzes”, que encerra sua primeira edição na cidade maravilhosa em grande estilo.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Desde a última semana, o evento vem pintando com luz o céu carioca, fez um show com drones na Praça Mauá e, no final de semana, iluminou o céu da Rocinha enquanto os artistas da comunidade projetavam suas obras no paredão rochoso.
O “esquenta” preparou o público para o grande encerramento, quando todos os elementos visuais do festival se reunirão, entre 19h e 22h, nas noites de sexta e sábado do próximo fim de semana.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Nos dias 23 e 24, a Praia do Leme, em frente ao Forte Duque de Caxias, será palco de um surpreendente espetáculo, com a assinatura de Batman Zavereze nas projeções, misturando ainda tecnologias como lasers e drones para colorir o céu e o paredão com luzes e imagens.
Além do show de luzes e imagens, o público também terá música: na sexta, dia 23, a trilha sonora vai ficar por conta do duo de DJs Tropicals, e no sábado, dia 24, DJ Set do bloco Minha Luz é de Led.
Explorando as fronteiras entre arte, tecnologia e temas importantes para a sociedade, o Festival de Luzes é totalmente gratuito e busca criar experiências ao mesmo tempo significativas e acessíveis a toda a população.
Antes das festas que irão acontecer no próximo fim de semana, ainda haverá nesta terça e quarta-feira, 20 e 21 de junho, entre 19h e 22h, um show de lasers partindo do Mirante do Pedrão, que irá iluminar os céus dos bairros do Flamengo e de Botafogo.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Patrocinado pela Eletrobras, o festival é mais uma realização da Visualfarm, com apoio institucional da Riotur. Inspirado em festivais que acontecem em Lyon (França) e Sidney (Austrália), o Festival de Luzes é definido por seu criador, Alexis Anastasiou como “um diálogo entre a arte de rua e o video mapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público e explora a milenar tradição humana de contar histórias”.

As Grandes Noites do Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Depois das ações já realizadas na cidade, o grande momento do Festival de Luzes acontece no próximo fim de semana na Praia do Leme nos dias 23 e 24 – sexta-feira e sábado. Entre 19h e 22h, próximo ao paredão ao lado do Forte Duque de Caxias, estarão reunidas todas as manifestações artísticas do projeto, que serão apresentadas em duas grandes noites para encerrar o festival.
O público presente irá assistir a um show surpreendente no céu. O espetáculo multimídia – com duração de cerca de 25 minutos e duas edições a cada noite, vai incluir projeções, laser de alta potência e 150 drones que formarão imagens tridimensionais em pleno ar. Os flyingbots utilizados nas intervenções artísticas são coordenados por softwares de alta precisão, com orientação de voo que combina wi-fi, sinal de rádio e sinais GPS a partir de satélites. As apresentações podem ser vistas em um raio de mais de 1km.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
De acordo com Alexis Anastasiou – idealizador da intervenção e do festival, “nesse evento vamos unir passado e presente, combinando imagens rupestres, naves espaciais e outras influências de filmes de ficção científica para criar um espetáculo único de mistério e beleza para quem estiver por lá”.
O espetáculo que o público irá assistir no Leme, nos dias 23 e 24, leva a assinatura nas projeções de um dos mais importantes artistas visuais do país na atualidade, Batman Zavereze. Designer, diretor de arte, curador e artista multidisciplinar com atuação internacional, ele é o idealizador, diretor geral e curador do Festival Multiplicidade no Rio de Janeiro, uma das plataformas culturais mais importantes de arte e tecnologia do Brasil. Atualmente, Zavereze assina a direção e direção de arte do show de Marisa Monte, e seus créditos musicais incluem ainda nomes como Capital Inicial, Planet Hemp, Lulu Santos, Cidade Negra, Barão Vermelho, Legião Urbana, Silva, Paralamas do Sucesso e Roberto Carlos, entre muitos outros.
No teatro fez cenários tecnológicos para diversos diretores, como Christiane Jathay, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Filipe Hirsch e Guel Arraes, entre outros. Zavarese também foi responsável pela direção de arte do encerramento das Olimpíadas 2016, com uma audiência de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Recentemente inaugurou a obra imersiva do novo Museu da Imagem do Som do Ceará e no dia 1º de janeiro de 2023, fez a direção artística da posse do Presidente Lula no Festival do Futuro.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Já os shows de drones ficam a cargo de Alexis Anastasiou. Também criador do festival, Alexis começou sua carreira como VJ de festas na cena underground, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica, a estética das projeções acabou sendo procurada para festas e eventos corporativos e Alexis abriu o estúdio Visualfarm em 2003, que reuniu uma equipe multidisciplinar e possibilitou o desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil.
O espetáculo dos lasers estará por conta do diretor de arte João Bueno. Com mais de 20 anos de atuação em diversos meios, como vídeo, projeções, pintura e fotografia, o artista é um dos mais requisitados diretores de arte de séries, filmes e shows.

As atrações musicais na Praia do Leme

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
O duo de DJs Tropicals surgiu da união dos gêmeos Ian e Igor Cals para apresentar uma identidade fluida baseada na música brasileira. Procurando enaltecer a batida tupiniquim e suas raízes, desenvolveram uma curadoria mesclando diferentes vertentes da música eletrônica às diferentes sonoridades nacionais. Influências trazidas do ítalo, kwaito, zouk, boogie, afro, grooves, disco, house, synth pops, entre outros fizeram com que fosse possível lapidar ainda mais a identidade da dupla em algo que torna o brasil tão único: a pluralidade.
O duo já abriu show para grandes músicos nacionais, como Silva, Gilsons, Marina Lima, Jungle (UK), Francisco El Hombre, Jhonny Hooker, Marcelo D2, Sampa The Great (BOT) entre outros. Além de produtores da própria festa, TropiCals são sócios, residentes e responsáveis pela curadoria artística do Festival Virada dos Lençóis, onde reúnem grandes nomes de DJ’s nacionais para um revéillon em Atins, Maranhão. Já se apresentaram em grandes festivais, como o Rock in Rio, Rock the Mountain, AME, CarnaMango, Auê, BRUMA, Village, e festas nacionais, como  Carnageralda, Gop Tun, Heavy Love, Manie Dansante, Noon, O/NDA, Love Paranoia, entre outras.
Para encerrar o festival no sábado, um DJ SET do bloco Minha Luz é de LED, que tem como marca registrada a presença de fantasias e ornamentos eletrônicos que brilham e piscam com as fitas de LED, promete transformar a Praia do Leme em um grande baile. O bloco une o tradicional e o contemporâneo em uma festa alternativa. Criado por um grupo de amigos em 2014, o bloco se destaca ainda pelo Bananobike – um sistema de som construído em um triciclo. No Rio, o Minha Luz é de LED desfila sempre na noite da quinta-feira que antecede o Carnaval.

Festival de Luzes do Rio de Janeiro
Programação Festival de Luzes – Rio de Janeiro

20 e 21 de junho – Show de Lasers no Mirante do Pedrão
Entre 19 horas e 1h, um show de lasers vai iluminar diferentes pontos da cidade.

23 e 24 de junho – “Grand Finale” na Praia do Leme – GRATUITO
Entre 19h e 22h, próximo ao paredão ao lado do Forte Duque de Caxias, estarão reunidas todas as manifestações artísticas do projeto, em duas grandes festas que encerram o festival.

Atrações Musicais – DJs Tropicals (sexta-feira, 23) e DJ SET do bloco Minha Luz é de Led (sábado, 24)

Acompanhe as redes do evento para mais informações: @festivalluzes

https://www.midiorama.com/


Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 19-06-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI