Notícias

Turismo: força que impulsiona a economia brasileira e do Destino Iguaçu
Por Paulo Angeli*
O turismo tem se mostrado uma indústria resiliente e de crescimento contínuo, tanto em nível nacional quanto no Destino Iguaçu. Recentemente, dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) comprovaram o bom momento desse setor, trazendo um otimismo bem-vindo para todos nós envolvidos nessa atividade.

*Paulo Angeli é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR) e idealizador do Festival das Cataratas. Foto: Divulgação

No Brasil, o turismo registrou o melhor desempenho em maio desde 2014 conforme dados do CNC, gerando um faturamento de mais de R$ 36 bilhões. Além disso, a média de fluxo de aeronaves nos principais aeroportos do país voltou ao nível observado antes da pandemia. Esses números demonstram o retorno dos viajantes e turistas, trazendo um alento para a economia nacional.

Em específico por aqui, no Destino Iguaçu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu apresentou um crescimento de 46% no primeiro semestre em comparação a 2022, com quase um milhão de embarques e desembarques. Esse aumento é um reflexo direto do interesse crescente dos visitantes em explorar as belezas naturais e culturais que essa região única oferece.

No Parque Nacional do Iguaçu, nosso principal atrativo, a visitação registrou um crescimento de quase 55% no primeiro semestre, com uma impressionante taxa de aumento de mais de 70% em relação aos visitantes estrangeiros (foram mais de 300 mil). É animador ver que, além dos nossos vizinhos argentinos e paraguaios, turistas dos Estados Unidos, Europa e Ásia estão redescobrindo a majestade desse cenário deslumbrante.

É importante destacar que esse crescimento no turismo reverbera em diversas áreas. O número crescente de turistas impacta positivamente setores tradicionais, como hospedagem, companhias aéreas, bares, restaurantes e serviços culturais. O aumento de 10% no número de estabelecimentos turísticos ativos, conforme relatado pelo CNC, reflete a retomada das atividades e o retorno da vitalidade econômica.

O turismo, como um todo, respira e aspira por um futuro ainda mais promissor. Acreditamos que o setor continuará sendo um pilar crucial para o crescimento econômico, desde que seja desenvolvido de forma consciente e sustentável.

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 27-07-2023
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI