Notícias

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, afirma “é preciso fortalecer as Abavs estaduais para que assumam local de destaque que merecem”
Em entrevista exclusiva a executiva da Abav Nacional destacou o fortalecimento das entidades estaduais, falou sobre projetos da nova gestão e defendeu a permanência do Perse

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens 
Por Dalton Assis 
No último dia 23 de janeiro de 2024, Ana Carolina Medeiros, assumiu como a nova presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) para o biênio 2024/25. Para a nova gestão, a executiva possui objetivos bem claros, que são dar continuidade aos trabalhos já realizados por Magda Nassar, ex-presidente da associação e da qual já trabalhavam juntas, além de fortalecer ainda mais Abav s estaduais colocando-as em posição de destaque no mercado.
A reportagem do Guia do Turismo Brasil entrevistou Ana Carolina, na sede da Abav Nacional em São Paulo no início do mês de março. Durante a conversa, foram abordados temas, sobre os desafios da nova gestão, a 51º Edição da Abav Expo em Brasília, a retomada do setor de Turismo, os debates acerca das mudanças sobre o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e muito mais. 

Confira a seguir a entrevista completa com a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

Guia do Turismo Brasil - Neste primeiro trimestre quais foram as primeiras ações e medidas que você exerceu como nova  presidente da ABAV Nacional?

Ana Carolina Medeiros -  A nossa gestão, ainda é muito recente. Fomos eleitos agora dia 23 de janeiro e como é uma continuidade, vamos dizer assim, porque eu era vice-presidente na diretoria anterior e já vinha trabalhando junto com a ex-presidente Magda Nassar. Então, nesta nova gestão, estamos dando continuidade a todos os projetos que já estavam em andamento e obviamente também desenhando novos projetos, E no presente momento,  estou me apresentando aos principais órgãos, parceiros e pessoas das quais temos um bom relacionamento para apresentar os projetos para o nosso biênio.

Guia do Turismo Brasil - E a longo prazo quais são os principais planos, metas da nova gestão? 

Ana Carolina Medeiros - Temos uma responsabilidade muito grande em presidir uma associação do tamanho Abav Nacional, uma entidade de 70 anos de existência e que é a maior associação do agenciamento do Turismo no Brasil, então a responsabilidade é gigantesca. Como meta, nosso planejamento é o fortalecimento da associação como um todo e que possamos colocar ela cada vez mais em um local de destaque, buscando sempre a melhoria, o engrandecimento da agência de viagens. Estamos com projetos de crescimento e de restabelecer o fortalecimento das Abav´s estaduais e obviamente com isso, fazer crescer as agências de viagens e que elas sejam cada vez mais reconhecidas pelo seu importante trabalho. Então este é um projeto bem focado que temos nesta gestão.

Guia do Turismo Brasil -  E em sua gestão, existe alguma pauta em específico que a senhora define como prioridade?

Ana Carolina Medeiros - Tenho! Exatamente esse engrandecimento, posicionamento muito profissional das agências de viagem no Brasil. Nós possuímos vários projetos, por exemplo, temos a lei geral do Turismo, que é muito essencial para que os agentes de viagens e o turismo sejam reconhecidos, nós temos uma feira muito grande que faz com que o agente de viagem faça seus negócios e construa esse link, promovendo seus Roadshows para obter esse crescimento. Temos também o ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional) do qual capacita cada vez mais e oportuniza os agentes de viagens na sua qualificação e melhoria do seu entendimento no mercado. Além da Abav Expo, a nossa maior feira de turismo da América Latina, almejamos que ela também ganhe mais destaques e seja reconhecida mundialmente também por ser uma super feira de turismo.

Guia do Turismo Brasil -  Por falar nisso,  este ano a 51º edição da Abav Expo em Brasília será em um formato, totalmente inédito, por ser realizada em um estádio de futebol, o que podemos esperar desta edição? 

Ana Carolina Medeiros - Sua pergunta é bastante interessante, porque assim, o que podemos esperar ? Vocês vão esperar sim, uma enorme surpresa. Obviamente que não é surpresa no sentido de que “ah, nossa, vai ser no estádio. Isso todo mundo já sabe que vai ser no Estádio, não é ?”  Então, essa surpresa a gente não consegue esconder, pois já foi anunciada. Mas, assim, vai ser uma feira totalmente diferente de tudo que vocês já viram no quesito de feira de turismo tanto nacionais como internacionais. Mas, nós estamos trazendo um novo modelo de que é possível a gente fazer uma grande feira em lugares inusitados como em um estádio de futebol, por exemplo.
Desde já, estamos muito felizes com o acolhimento dos expositores. A gente tá tendo muita procura, muita reserva e efetivação, que é quando não fica só na reserva efetiva, o expositor já concluiu a compra do seu estande.  
Sem falar que a expectativa das pessoas está altíssima. Diante disso, queremos aproveitar a oportunidade do seu veículo de comunicação e convidar todos a estarem lá no dia 25 a 27 de setembro em Brasília no Mané Garrincha para participar da 51ª feira da Abav Expo.

Guia do Turismo Brasil - Como surgiu a ideia de fazer a Abav Expo Brasília em um estádio de futebol?

Ana Carolina Medeiros - Todos os anos damos a oportunidade de seus estados, capitais ou municípios sediarem a maior feira de turismo das Américas. Graças a Deus, nossa feira é muito grande e as vezes falta espaço, pois nosso evento chega a ter entre 35.000, 36.000 até mesmo 40 mil metros quadrados, depende muito do local ou da procura. Então, no ano passado, Brasília, a capital federal atendia os requisitos por contar com uma  grande oferta de redes hoteleiras e centro de exposições, porém, sempre pairava a pergunta  “Tá, mas em qual local vamos realizar ela ?” 
De cara, o governador do Distrito Federal, nos propôs fazer uma visita técnica no Estádio Mané Garrincha, uma vez que grandes feiras como a Casa Cor também ocorrem lá. Então, Magda Nassar, presidente na época, virou para todos nós da diretoria e disse “Vamos?” Topamos né ?” E então aceitamos o desafio, pois a oferta era muito boa, além de ser algo diferente de tudo que já fizemos. Será um enorme desafio realizar tudo isso, mas estamos confiantes e apostando muito que o resultado será maravilhoso, porque tudo está acontecendo ao nosso favor.

Guia do Turismo Brasil -Após o momento crítico e de inúmeras perdas que o setor do turismo  atravessou durante a pandemia e qual é o balanço que tu faz nesta retomada a partir de 2023?

Ana Carolina Medeiros - Olha o turismo, infelizmente ele não é visto como ele deveria ser. Ele ainda não tem seu lugarzinho merecido dentro das políticas públicas. Mas, ele é o que mais recupera rápido uma cidade, um estado pelo seu dinamismo.
A nossa expectativa é que o turismo supere dia após dia os números que nós tínhamos antes da pandemia, o turismo é tido como uma propulsora da economia brasileira e da economia do mundo em geral, mas principalmente da economia brasileira, é comum vermos hoje muitas cidades e estados buscando no turismo a sua receita, pessoas buscando também dentro do Turismo o seu meio de vida, o seu empreendimento, seu investimento então, assim, nós estamos apostando muito nessa retomada pós-pandemia ou podemos dizer no crescimento verdadeiro do Turismo no Brasil.

Guia do Turismo Brasil - O Turismo é um dos motores primordiais para o crescimento e giro da economia brasileira mas que ainda encontra diversos gargalos pelo caminho, para a ABAV quais são as principais pautas que precisam avançar no congresso nacional para o pleno desenvolvimento do turismo no Brasil?

Ana Carolina Medeiros - Temos muitas pautas, da qual estamos trabalhando e vamos pleitear no congresso, além das pautas já conhecidas como a Lei Geral do Turismo, que precisamos urgentemente e é necessário para o Brasil ter esse tipo de regulamentação e também temos o Perse, que atualmente está chamando a atenção de todo mundo por suas mudanças.

Guia do Turismo Brasil - Sobre os debates do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) Como a Abav Nacional avalia o atual cenário?

Ana Carolina Medeiros - Nós entendemos que o governo, tem que ter o domínio, o cuidado, saber exatamente para quem eles disponibilizam os recursos, claro nós da Abav Nacional, não estamos aqui para defender coisas erradas de forma alguma, mas é preciso que o governo entenda o o Perse, tem dia para acabar, não será algo que trará a isenção para o setor eternamente. 
Pois o Perse foi criado, para dar um fôlego às empresas do setor de Turismo e eventos que muito sofreram na pandemia que ficaram fechadas sem nenhum tipo de faturamento. Nós agentes de viagens, por exemplo, não vendíamos mais nada para ninguém, mas tínhamos que ter toda a estrutura para atender os nossos clientes que estavam voando, que estavam em viagem, que tinham que antecipar ou adiar suas viagens, para aquelas pessoas que tinham que refazer sua programação de férias da qual haviam comprado há meses seus pacotes, ou seja, nossa receita era zero, mas tínhamos que manter nossos funcionários, as responsabilidades fiscais e ao mesmo tempo trabalhando para que nossos clientes não fossem prejudicados.
O Perse, nada mais é do que um respiro para que toda a cadeia do setor do Turismo e Eventos possam retomar seus trabalhos, reinvestir em seus negócios, para que o empresário da hotelaria por exemplo, possa comprar equipamentos novos e reformar seu hotel para melhor receber seus hóspedes.
Então é isso, nós da Abav, somos totalmente contra ao fim do Perse, como já foi proposto inicialmente pelo governo e aguardamos com muita ansiedade quais serão as novas redefinições do programa e eu espero que os setores que realmente foram prejudicados sejam prestigiados, sejam privilegiados.

Guia do Turismo Brasil -Por fim, o que representa para você estar na presidência nacional de uma das mais importantes entidade do Turismo como é a Abav?

Ana Carolina Medeiros - Para mim tem um significado muito maior do que muitas pessoas pensam, e assim, vocês são o primeiro veículo que eu falo isso nesse aspecto muito pessoal. Venho de uma família muito forte em relação às mulheres, em que as mulheres são fortes, determinadas, e com uma grande liderança, dos quais os homens da nossa família nos engrandecem, desde meus avós, meu pai, meu marido, meu filho tem a mulher como uma pessoa extremamente especial dentro de casa e por isso me considero, muito privilegiada.
E hoje presidindo uma associação em que eu aprendi a amar, que aprendi a gostar através da minha mãe que foi presidente da Abav Maranhão, é uma emoção muito mais forte do que eu assumir, simplesmente uma presidência. Como mulher, mãe, filha e dentro de um país que tem muito que aprender ainda, eu me sinto extremamente privilegiada, feliz e desafiada. 
Porque não é fácil, não é fácil estar aqui sentada nessa cadeira, não é fácil daqui representar e falar por várias pessoas, muitas delas eu nem conheço,  vários Associados da Abav que a gente infelizmente não tem a oportunidade de cumprimentar pessoalmente, só tenho a agradecer  é um privilégio, um prazer muito grande e um verdadeiro desafio, mas também extremamente gratificante! 

https://abav.com.br/   https://abavexpo.com.br/

Edição Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 28-03-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI