Notícias

O papel da mulher na ciência é tema de exposição no Museu da Energia de Itu
A mostra aborda a presença feminina, desafios e preconceitos

Foto: Divulgação. Museu da Energia de Itu

A exposição “Liberdade, Mulher e Ciências”, no Museu da Energia de Itu, da Fundação Energia e Saneamento, em parceria com o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, por meio do Programa Conexões Museus-SP, está de portas abertas, podendo ser visitada de terça-feira a sábado das 10h às 17h. 

Através de acervos, pesquisas, narrativas, fotos e dinâmicas, a curadoria compartilhada apresenta ao público reflexões sobre a presença feminina nas Ciências e os desafios e preconceitos enfrentados, visando à desconstrução de padrões definidos e exclusões. Para isso, o desenvolvimento da mostra aconteceu em quatro etapas: processo de pesquisa, curadoria compartilhada, programa educativo e projeto expográfico. 

De acordo com a coordenadora do Museu da Energia de Itu, Ana Sbrissa, a exposição se apresenta por meio de perguntas, dados estatísticos e interação, envolvendo os visitantes. “O público é conduzido a despertar questões frente aos temas abordados, impulsionando a conscientização e reflexão que levem ao diálogo e ao debate na sociedade”, explica.

A coordenadora de Educativo dos Museus da Energia, Fernanda Morais, enfatiza que “Liberdade, Mulher e Ciências” é resultado de uma parceria celebrada com o Museu Catavento, por meio do Programa Conexões Museus-SP, responsável pelo desenvolvimento de ações com foco na formação e partilha de conhecimentos técnicos, principalmente no âmbito da Museologia, entre os museus da SCEIC-SP e as instituições museológicas do Estado de São Paulo.

O coordenador de Museologia do Catavento Cultural e Educacional, Cauê Donato, ressalta que criar processos dialógicos não é simples, mas é muito enriquecedor, uma vez que as trocas sinceras geram produtos muito mais densos e simbólicos. “A curadoria compartilhada entre o Museu Catavento e o Museu da Energia de Itu é o produto da trajetória de aproximação e cooperação entre as instituições.


Foto: Divulgação. Exposição mostra trajetória de mulheres no Museu da Energia de Itu

Papel ativo das mulheres

Com partes dinâmicas, o percurso expositivo acontece no térreo do museu e leva os visitantes a reflexões e diálogos sobre as relações entre Ciência, sociedade e gênero, tendo as mulheres e sua atuação no campo científico como centro. Para isso, oito painéis interativos, estatísticas, perguntas e um espaço instagramável integram a mostra.

Logo no início da exposição, o público é questionado com a pergunta: Quem tem cara de cientista? A partir dessa indagação, por meio de materiais interativos, os visitantes podem conhecer mulheres que ocupam laboratórios, empresas e museus. Da mesma forma, as histórias e trajetórias dessas profissionais se tornam inspiração para mais mulheres e meninas. Essa parte da exposição toca também nas questões de estereótipos e apresenta nomes e imagens de mulheres importantes tanto no campo científico quanto social e político, como Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil; Patricia Bath, oftalmologista e inventora da sonda Laserphaco, usada para tratar catarata; e Antonieta de Barros, jornalista, professora, política e uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular.

Na sequência, um painel interativo com TV apresenta o panorama do voto – sufrágio. Para isso, uma linha do tempo mostra as diferentes fases da história, começando no ano de 1758, quando a intelectual francesa feminista, Olympe de Gouges, escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã e terminando em 2022, com Erika Hilton, primeira mulher transgênero eleita como deputada federal no Brasil.

Outra parte do percurso traz o papel ativo das mulheres no desenvolvimento de invenções, ao mesmo tempo em que provoca reflexões sobre a demora quanto ao reconhecimento delas como inventoras. A partir disso, o visitante é conduzido a um painel interativo com exemplos de invenções, como a seringa, que teve como inventora Letitia Mumford Geer, e o telescópio submarino, por Sarah Mather.

Já a questão da diversidade relacionada ao acesso da mulher à educação, ao mercado de trabalho e a outras áreas também ganha destaque com a apresentação de indicadores sociais. E, fechando a mostra, um painel interativo convida o público a observar dados estatísticos relacionados às mulheres na ciência, educação, política e mercado de trabalho.

Na parte externa do museu, o público pode, ainda, fazer fotos junto a um painel com mulheres em pé e sentadas, possibilitando registros em uma área instagramável.

Serviço:

Exposição “Liberdade, Mulher e Ciências”

Ingressos:

R$ 10,00 Inteira | R$ 5,00 Meia-entrada

Museu da Energia de Itu

Endereço:  Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu
Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br, telefones (11) 2429-3530 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia 

Sobre o Museu Catavento  

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 200 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Site: www.museucatavento.org.br

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @museucatavento

Youtube: Museu Catavento

Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 03-04-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI