Notícias

Casa Tucum é inaugurada nesta semana no Centro do Rio de Janeiro
Espaço cultural colaborativo de 600 metros quadrados na rua do Rosário terá atividades culturais e venda de artes criadas por diversos povos originários do Brasil; curadoria é da artista e arte educadora Kaê Guajajara e idealizado por meio do Projeto Reviver Centro

Projeção em 3D de espaço interno da Casa Tucum crédito: Ana Lumack Studio

A rua do Rosário, no centro do Rio, receberá, a partir do dia 19 de abril (próxima sexta-feira), a Casa Tucum com exposições e vendas de obras de arte criadas por diversos povos indígenas brasileiros. A iniciativa faz parte do projeto Reviver Centro.

Na Casa Tucum, os visitantes serão recebidos por anfitriões indígenas, que vão poder partilhar informações detalhadas sobre as artesãs e suas criações e os impactos positivos gerados pela atividade do artesanato, além das histórias que cada artefato carrega consigo.

Após se consolidar como plataforma online, a partir de agora, com o espaço na rua do Rosário, o projeto — idealizado pela indigenista Amanda Santana com os sócios Amanda Scarparo e Thiago Vedova e apoio da aceleradora AMAZ — amplia ainda mais sua visibilidade. Promovendo oficinas, rodas de conversa e reflexões sobre as diferentes culturas, vivências e histórias dos povos originários do Brasil, a abertura da Casa Tucum contará com a curadoria de Kaê Guajajara, artista e arte educadora para pensar a agenda de atividades e eventos.

O edifício histórico tem quatro pavimentos sendo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN. O projeto, conceituado pelo AL Studio, tem foco na jornada de imersão e experiência.

 

Serviço

Casa Tucum

Abertura: 19 de abril, 18h.

Local: Rua do Rosário, número 30 — Centro, Rio de Janeiro.
 

Sobre a Tucum

A Tucum se dedica a promover a valorização das culturas indígenas no Brasil, destacando suas artes e apoiando suas lutas por autonomia. Por meio de parcerias e ações concretas, é um negócio de impacto que contribui com a economia de mais de 50 comunidades indígenas para manter vivos os saberes ancestrais e fortalecer suas identidades culturais. Desde a estruturação da cadeia produtiva do artesanato de diversas comunidades indígenas e tradicionais até a comercialização de seus produtos, a Tucum atua diretamente na geração de renda e na amplificação de suas narrativas. Convidando a sociedade a conhecer e reconhecer a importância dos povos originários para a construção de um futuro menos desigual, a Tucum desenvolve projetos e parcerias que propõem um lugar de protagonismo para que os povos indígenas possam ocupar cada vez mais lugares de tomada de decisão e formação de pensamento. Conheça o projeto por meio das plataformas digitais: SiteYouTube e Instagram.


Edição Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 16-04-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI