Notícias

BNT chega em sua 31ª edição em maio com foco na promoção do Brasil
A 31ª edição da BNT Mercosul se aproxima - o evento acontece em 30 e 31 de maio de 2025, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú/SC e deve reunir mais de seis mil profissionais - entre agentes e operadores de viagens e também destinos (100% nacionais - a BNT se destaca como a única feira que vende somente o Brasil).

CEO da BNT Mercosul Geninho Goes. Foto: Divulgação BNT Mercosul
Com novidades, a exemplo das capacitações fora do Expocentro, a BNT reforça a sua importância como uma verdadeira vitrine de oportunidades. Nesta entrevista, o CEO da BNT Mercosul, Geninho Goes, fala sobre as expectativas, a organização do evento e a importância dele para o cenário econômico e turístico nacional. Acompanhe abaixo. 
- Geninho, a BNT Mercosul chega a mais uma edição consolidada como referência no trade turístico. 
Quais estratégias foram fundamentais para manter a relevância do evento ao longo dos anos?
Eu acredito que credibilidade, foco no retorno para o expositor, profissionalismo, prioridade para o profissional de turismo, o agente de viagens, pois é um evento voltado para o trade. Ouvir as necessidades do expositor, das empresas, dos destinos e aproximar pessoas. Acredito que relacionamento, aproximar os destinos e as empresas que oferecem produtos aos principais compradores foram as principais estratégias. Mas o principal, o foco, é ser um evento que promove, divulga e fomenta, de maneira econômica, o turismo nacional. O nosso foco é fomentar e valorizar o produto turístico nacional.
- Organizar uma feira desse porte exige muito planejamento. Qual foi o maior desafio da edição 2025 — e como estão as expectativas?
São tantos desafios, mas acaba um evento e a gente já está pensando no próximo. Nós já estamos, hoje, pensando na edição de 2026. Esse planejamento é organização, é relacionamento com o mercado, é parceria com empresários, parceria com operadores, fazemos visita para os destinos. O desafio é você estar sempre em movimento para oferecer aquilo que há de melhor para o mercado.
- Com tantos estados como expositores e profissionais de diversos lugares confirmados, como é feita a curadoria dos destinos que participam da BNT?
A curadoria dos destinos, dos expositores brasileiros, é feita com uma visão bem profissional e comercial. Nós trazemos também os compradores de outros países que trabalham muito com destinos nacionais e nós precisamos trazer os destinos que são mais procurados pelo consumidor final, pelos operadores e agentes, então eles são escolhidos dessa forma. Por isso que não trazemos um destino europeu, um destino do Caribe, porque o foco da BNT é promover e fomentar os negócios nacionais, trazendo sim, compradores de fora, os mercados que mais representam, e o que mais representa hoje para o Brasil é o Mercosul.
- Como você enxerga o papel da BNT Mercosul no fortalecimento do turismo nacional?
Temos vários eventos no Brasil, e a BNT é o único onde os destinos são 100% nacionais - são cidades, estados, parques, hotéis, receptivos que querem vender os seus produtos. Isso é muito forte porque nós deixamos os nossos recursos aqui no Brasil. Ao passo que, se você vai num evento que está vendendo [destino] internacional, nós estamos pegando o dinheiro do Brasil e mandando para fora. Então aqui nós geramos empregos direta e indiretamente. A BNT Mercosul é um cenário onde os negócios se multiplicam ao longo do ano. Nós facilitamos a aproximação de profissionais.

CEO da BNT Mercosul Geninho Goes. Foto: Divulgação BNT Mercosul
- Quais tendências do turismo você acredita que ganharão ainda mais força nos próximos anos — e como a BNT está acompanhando esse movimento?
Os destinos que valorizarem a natureza - isso está muito forte, e também os destinos que se prepararem, com sua infraestrutura, para atender o público consumidor final. E nós temos as duas situações na BNT, com os destinos que se fortaleceram pela criação de infraestrutura, como é o caso de Balneário Camboriú, ou seja, com uma infraestrutura hoteleira, com a criação de parques, de atrações, que permitem que o turista fique por mais tempo. E o outro é o destino de natureza, como já citei. Agora também fomentando outros tipos de turismo, que é o turismo de lazer, o turismo religioso, o turismo de negócios, organização de eventos - e você encontra tudo isso na BNT.
- A BNT sempre foi uma vitrine de oportunidades. O que o agente de viagens ou operador que participa do evento pela primeira vez pode esperar levar na bagagem, além de conhecimento?
Sempre foi uma vitrine de oportunidades. A BNT Mercosul, hoje, é o evento que mais capacita agentes de viagens. As capacitações elas acontecem paralelamente à feira de negócios com horários marcados. O agente de viagem sabe onde ele vai participar, existe um fluxo constante na feira porque é feito um rodízio de profissionais, então não dá aquele tumulto na feira, porque enquanto 600 pessoas estão sendo capacitadas, outras mais de mil estão circulando pela feira. Então essa capacitação existe e, este ano, nós inovamos, levando essa capacitação para fora da feira também, durante algumas atividades - hora do almoço. Então nós teremos vários destinos que vão oferecer os seus atrativos, vão atualizar o agente de viagens, mesmo durante uma atividade social, como é o caso de um almoço. O agente de viagens vai conhecer uma região, uma cidade maravilhosa, como é Balneário Camboriú e, ao mesmo tempo em que ele vai desfrutar, ele também estará trabalhando.
- Os FAMTOURS são uma parte essencial da BNT. Como eles evoluíram ao longo dos anos e por que continuam sendo tão importantes para o mercado?
Os FAMTOURS só acontecem porque os operadores têm interesse comercial no agente de viagens e o expositor também. Nós trazemos o fluxo dos multiplicadores, dos profissionais que vão levar o produto turístico depois de formatado pela operadora, para o agente de viagens atingir o consumidor final. Nós reunimos na BNT quem oferece o destino, o empresário que oferece o serviço, o operador que monta o pacote e o agente de viagens que vende para o consumidor final. Está todo mundo trabalhando para que esta roda funcione. A BNT é onde todos os interessados no fluxo turístico podem se reunir, discutir, realizar contatos e fechar negócios.

Sobre a BNT Mercosul
A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Ministério do Turismo, Governo Federal Brasil, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina - Setur/SC, Balneário Camboriú, Unipraias, Multiparque, Costão do Santinho, Barco Pirata, Maranhão, Sergipe, Pará e Rio Grande do Sul.

Siga a BNT Mercosul no Instagram @bntmercosul. 
Para saber mais, visite o site:
https://www.bntmercosul.com.br/

Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 06-05-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.