Notícias
Foto:Divulgação Fecomércio/MT
Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, é o foco da 32ª edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que está sendo preparada para acontecer em Cuiabá, no período de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. A realização é do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), e do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento tem o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), além da parceria do Sebrae, Empaer e Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).
A FIT Pantanal-2025, terá uma ampla programação dividida em eixos principais como a Expo Turismo, voltada para a comercialização de produtos turísticos; artesanato regional e indígena; agricultura familiar; atrações artísticas e culturais; a rica gastronomia regional. O slogan ‘Mato Grosso, gigante em oportunidades’ reforça o potencial turístico do estado.
A Expofit ocupará um pavilhão com mais de 300 expositores, institucionais, empreendedores e empresas. A feira da agricultura familiar com uma variedade de produtos incluindo temperos, doces, licores, queijos premiados disponíveis para os apreciadores da iguaria, mudas nativas e exóticas e artesanato, além de experiências culturais, atividades voltadas ao etnoturismo nas aldeias, turismo de pesca e turismo de aventura.
A Aldeia do Conhecimento reunirá uma série de palestras e oficinas direcionadas ao Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável, com a previsão de capacitar mais de três mil pessoas durante quatro dias de evento, além de workshops, painéis e debates sobre as tendências e temas estratégicos para o turismo. Entre os destaques da programação, estão: o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Rio Cuiabá.
A agenda integra temas contemporâneos como: inteligência artificial, cibersegurança no turismo e estratégias digitais para promoção de destinos. Entre os eventos, será realizado também o Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos do fenômeno dos OVNIs. Paralelamente, na sede da Federação do Comércio, vai acontecer o Fórum de Investimentos em Turismo. O evento reunirá os representantes dos municípios e empresários interessados em investir em infraestrutura como hotéis e equipamentos turísticos, com apoio do Ministério do Turismo e da Confederação Nacional do Comércio-CNC.
Durante a FIT Pantanal, está previsto também o Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, com representantes dos 11 estados que integram a região do Arco Norte. Serão discutidas as políticas conjuntas para o fortalecimento do turismo regional. Outro ponto, será a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para reativar a rota Pantanal-Amazônia-Andes-
O presidente do Sistema Comércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou o potencial do turismo mato-grossense como motor de desenvolvimento econômico. Ele citou que no ano passado, a feira recebeu mais de 65 mil visitantes e teve a participação de 105 artesãos, 60 estandes da agricultura familiar de 47 municípios, 24 espaços gastronômicos e movimentou R$ 27,5 milhões em negócios. A expectativa é superar os números e fortalecer a marca de Mato Grosso como destino turístico global. “Este ano, vai ser bem maior, em público e negócios, que as anteriores. Estimamos um público de 90 mil pessoas e teremos vários países participando do evento. A FIT Pantanal está ocupando atualmente o lugar que ela merece, como o maior evento de turismo do Centro-Oeste”, enfatizou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda defendeu a diversidade e potenciais, por meio da internacionalização do turismo mato-grossense. “O Pantanal é único no mundo, mas precisamos divulgar também nossa culinária, nossa arte, tradição e cultura. Turismo é desenvolvimento econômico e por isso, o nosso foco é elevar o turismo do estado a outro patamar, levando nossos potenciais para outros países, como em eventos e feiras internacionais”, disse ele, reforçando a relevância da FIT Pantanal como um catalisador para o crescimento do turismo em todo o estado.
O organizador da FIT Pantanal, Jaime Okamura, com larga experiência na realização deste evento, informa que a cada ano a feira está evoluindo com uma gama de produtos e serviços com o objetivo de fortalecer o turismo como atividade econômica, criando um ambiente favorável para negócios, conexões e visibilidade dos destinos turístico, além de promover a riqueza natural e cultural da região. “A FIT busca fomentar o setor turístico, atrair visitantes, impulsionar o turismo como negócio e gerar renda e empregos para a população. É uma vitrine da identidade e da cultura do estado. Com o avanço tecnológico, a feira oferece uma plataforma para os municípios apresentarem suas belezas naturais e potenciais turísticos”, disse ele, reforçando que o evento ajudará a impulsionar o setor através das rodadas de negócios estadual, nacional e Internacional com oportunidades para empresas do setor de turismo, eventos, agronegócio e outros.
“Mato Grosso é muito mais do que um gigante do agronegócio, é também um destino turístico com uma diversidade única de paisagens, saberes e sabores. Temos uma riqueza natural incomparável, sim, mas é a força da nossa cultura, da nossa gastronomia e das nossas tradições que transforma cada viagem em uma experiência inesquecível. Reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social, com os olhos voltados para o Brasil e o mundo”, enfatizou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, concluindo que o órgão trabalha para que o turismo seja cada vez mais sustentável, gerando oportunidades, renda e pertencimento para os pequenos negócios e comunidades locais.
Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 06-05-2025 Regulamento das NotíciasContatos
São Paulo/SPNavegação
Home