Notícias

Kempinski Laje de Pedra, um caso real de capitalismo responsável na Serra Gaúcha
Recentemente estive com um grande amigo, Robert John van Dijk, financista com vasta carreira no mercado financeiro. O tema que dominou o encontro foi a responsabilidade do empreendedor. Isso me fez lembrar o que tenho construído em Canela, na Serra Gaúcha.

José Ernesto Marino Neto. Foto: Divulgação Kempinski Lage de Pedra

Com outros empreendedores, adquiri o Hotel Laje de Pedra em junho de 2020. Um ativo degradado, mas com passado glorioso: abrigou presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que formalizaram no hotel os primórdios do Mercosul. Também foi palco de festivais importantes e contou com hóspedes como Vinicius, Tom Jobim e Elis Regina.

A responsabilidade de carregar esse histórico nos impunha tratar a comunidade como um cliente relevante. Realizamos um leilão de obras de arte para apoiar o Hospital de Canela. Afinal, chegamos em meio à pandemia: nada mais importante do que ajudar a saúde pública.

Para o presídio local, doamos camas e colchões para os agentes. Ajudamos a montar um criadouro de peixes para os presidiários trabalharem e se alimentarem.

Visitamos as escolas municipais, onde foi importante ouvir a necessidade de cada merendeira. As sete escolas da cidade receberam itens como panelas e escumadeiras. Melhoramos não só o dia a dia das merendeiras, mas também a vida dos alunos da região.

O Judiciário tentava criar um local de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. A Prefeitura havia doado uma casa, mas faltava a mobília. Completamos o espaço com móveis, decoração e eletrodomésticos. Nada mais recompensador do que ver a alegria nos olhos das pessoas que idealizaram a iniciativa vendo um sonho sendo realizado.

Com apoio dos Bombeiros, da Brigada Militar e da Civil, realizamos uma ação de grande impacto. 180 famílias que viviam abaixo da linha de pobreza receberam kits com cama, mesa, cadeiras e itens de cozinha.

Mas a responsabilidade não se limita à doação. Envolvemo-nos na transformação do aeródromo de Canela em aeroporto regional. Anualmente, 2 milhões de pessoas pousam em Porto Alegre para ir à Serra Gaúcha. Por que a região não pode receber os visitantes, atraindo mais turistas com alto poder aquisitivo?

Estamos construindo em Canela o Kempinski Laje de Pedra, referência mundial em sofisticação. Além de garantir o melhor para proprietários, colaboradores e futuros hóspedes, praticamos o capitalismo responsável: ajudamos a melhorar a vida das pessoas que estão ao nosso redor.


Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 01-07-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.