Notícias
Senhor Zeher, Ministro Conselheiro da Embaixada; Jennifer Curcio, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil; Diamouténé Alassane Zié, Excelentíssimo Senhor Embaixador da Costa do Marfim; e Bibatta Quattara Diamounténé, sua esposa.Foto: Divulgação
Emoção marcou
início das atividades
A recepção foi marcada pela chegada da delegação oficial e do Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié; e sua esposa, Bibatta Quatará Diamouténé, que foram calorosamente recebidos com flores, em uma saudação simbólica de boas-vindas. Com o MUHCAB todo decorado com a temática marfinense e uma programação, bastante variada, a abertura contou com a execução solene dos hinos nacionais — "Hino Nacional do Brasil"; e "L Abidjanaise", hino oficial da República da Costa do Marfim. A execução de ambos emocionou os presentes e simbolizou o respeito e a conexão entre as duas nações. O artista marfinense Loua Pacom Oulai também protagonizou um momento bastante tocante na abertura quando fez uma apresentação performática com homenagens aos ancestrais pedindo paz e êxito neste especial encontro.
Atmosfera de celebração e de descobertas contagiou a todos
O MUHCAB foi especialmente preparado para a ocasião. O espaço contou com uma ambientação repleta de elementos da cultura africana: um painel temático exuberante (Feito pela decoradora Lucia Helena), bandeiras do Brasil e da Costa do Marfim, além de mesas elegantemente montadas para o almoço marfinense, que foi servido ao público em um clima de confraternização e acolhimento.
Discursos destacaram ancestralidade, cultura e afinidades entre os dois países
A diretora do MUHCAB, Sinara Rúbia, iniciou a cerimônia com agradecimentos e profunda reflexão: “Estou muito honrada de fazer parte deste encontro marfim-brasileiro. Isso mexe com muita coisa em mim como gestora pública, mas também com a minha vida, minha história, minha ancestralidade. Hoje o que está acontecendo aqui é uma reparação histórica”. A Diretora do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Flora Curcio (Ceres), ressaltou: “Nosso trabalho consiste em criar um elo de ligação entre o Brasil e a Costa do Marfim em todas as frentes: social, cultural e turística. Esse evento mostra a nossa percepção sobre as afinidades entre os dois países e vamos continuar trabalhando para promover ainda mais essa consciência”. O embaixador S.E.M. Diamouténé Alassane Zié também falou das afinidades dos dois países e destacou os atrativos do país: “Temos mais de 800 quilômetros de praias, um forte turismo religioso com a maior basílica do mundo (Nossa Senhora da Paz) e uma vasta gastronomia que atrai interessados do mundo inteiro. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo — somos responsáveis por 40% da produção mundial.” E concluiu: “Quando vim morar no Brasil me senti em casa. Na Costa do Marfim, temos produtos muito semelhantes aos do Brasil — banana da terra, inhame... A única diferença está na forma de fazer. Nossos países estão distantes, mas parecem estar bem próximos.”
Voo para a Costa do Marfim está no planejamento da TAAG
A condução do cerimonial ficou sob responsabilidade da jornalista e relações-públicas da Costa do Marfim no Brasil Márcia Santos; e do engenheiro e CEO da Oasis Group, Noël Mekan, que conduziram o evento com profissionalismo e informações adicionais sobre o país e sobre cada um dos painelistas. Entre as palestrantes, esteve a Diretora da AirlinePros no Brasil, representante da companhia aérea TAAG, Rebecca Meadowns, que trouxe a notícia: “É muito importante reconectar à África — não apenas o Brasil, mas toda a América do Sul. Temos voos para vários países da África e a Costa do Marfim também já está em nosso planejamento. Ainda não temos uma data exata do lançamento, mas será um voo para a Costa do Marfim via Luanda e a previsão é que seja lançado até o final deste ano”.
Autenticidade e força genuína se destacaram nas apresentações
A segunda edição do Dia Marfim- Brasileiro foi marcado por palestras e painéis com experiências inspiradoras e trajetórias profissionais e pessoais que conectam naturalmente o Brasil e a Costa do Marfim. Conheça os nossos painelistas: e as temáticas desenvolvidas por eles:
Painel 1: Experiências gastronômicas marfinenses – Yaya Touré e Wilfried Kouakou
Painel 2: História de superação do chefe do Othon Palace Copacabana – Alexandre Magno dos Santos
Painel 3: Culinária afrocentrada do Dida Bar e Restaurante – Dilma Nascimento
Painel 5: Diversidade de ingredientes africanos – Leila Manhães
Painel 6: Integração dos marfinenses no Brasil – Boubakar Sanfo
Apresentação especial: Turismo para a Costa do Marfim com a TAAG – Rebecca Meadowns
Almoço típico marfinense conquista o público
Todos os visitantes puderam se deliciar com um almoço marfinense completo, preparado pela chef marfinense Dame Sarahe (e seu staff) radicada em Brasília, fundadora da Bless Delícia e estudante de Ciências da Computação na Universidade de Brasília. Sarah tem uma capacidade ímpar. Os pratos servidos em um buffet de abundância propiciaram momentos de confraternização para o público que pôde saborear tudo no espaço charmosamente decorado do MUHCAB. Uma torre de chocolate também foi a grande atração da degustação. Conheça o cardápio servido, com os pratos caprichosamente elaborados e oferecidos nessa verdadeira viagem gastronômica:
Choukouya de Poulet / Churrasco de Frango
Choukouya de Viande de Bœuf / Churrasco de Carne Bovina
Attiéké / Cuscuz de Mandioca
Placali / Sêmola de Mandioca Fervida
Sauce Claire de Foufou / Caldo para Fufu
Sauce Arachide / Caldo de Amendoim
Sauce Gombo (Kôpê) / Caldo de Quiabo
Riz Blanc / Arroz Branco
Beignets Rouge Sucré / Bolinhos Fritos Doces (vermelhos)
Beignets Jaune aux Vermicelles / Bolinhos Amarelos com Macarrão de Anjo
Foufou de Banane / Banana da Terra com Óleo de Dendê
Jus de Tomi / Suco de Tamarindo
Jus de Bissap / Suco de Hibisco
Salade / Salada
Tarde cultural, ancestralidade e arte africana
Durante a tarde, o evento da Costa do Marfim se transformou em uma verdadeira imersão cultural com uma energia contagiante e uma atmosfera única. Com Djs que apresentaram o melhor dos sons tradicionais e dos POPs contemporâneos da Costa do Marfim, foi difícil ficar parado. E para completar a tarde dançante, Loua Pacom Oulai deu um show com o seu grupo de percussão e dança nos trazendo elementos de pura ancestralidade. Tanto a comitiva oficial quanto o público puderam dançar e se valer dos ritmos africanos para uma conexão genuína através da música. Foi lindo de se ver! Desfiles de moda praia e moda verão também encheram os nossos olhos de beleza. Saiba mais sobre a programação do Dia Marfim-Brasileiro:
Degustação gastronômica sob a coordenação da Chef Dame Sarah
Apresentações de percussão e dança com o grupo de Loua Pacom Oulai
Pintura corporal africana com a artista Joyce Cristina Santos da Silva
Desfile de moda afro-brasileira e moda praia com criações da grife Gondar Moda
Feira artesanal com expositores de moda, arte, acessórios e decoração
Encerramento com danças coletivas e confraternização
Edição 2026 já tem novidades!
Jennifer Flora Curcio, a Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, encerrou agradecendo calorosamente ao público, palestrantes, artistas e parceiros, reforçando: “Seguiremos comprometidos com a valorização da cultura afro-diaspórica e com o fortalecimento das pontes culturais entre a Costa do Marfim e o Brasil. Já estamos nos preparando para o próximo evento”. Por fim, o embaixador S.E.M. Diamouténé Alassane Zié agradeceu a todos os presentes pela participação e carinho, e anunciou que a terceira edição do “Dia Marfim-Brasileiro” está programado para acontecer em Brasília.
Para saber mais:
Siga e acompanhe as atividades do escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil pelo Instagram: @bureaudutourismebrasil
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home