Notícias

Argentina amplia conexões aéreas e aposta em gastronomia e neve para atrair brasileiros no inverno 2025
Com o objetivo de impulsionar a temporada de inverno 2025, a Argentina está intensificando a divulgação de seus destinos turísticos e fortalecendo a malha aérea entre os dois países. A comitiva do Visit Argentina esteve em São Paulo nesta quarta-feira (2), com a presença do secretário de Turismo, Ambiente e Esportes, Daniel Scioli, para apresentar novidades do setor ao mercado brasileiro responsável por mais de 150 mil visitantes ao destino apenas entre janeiro e abril deste ano.

Secretário de Turismo, Ambiente e Esportes, Daniel Scioli. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Durante o encontro, Scioli destacou que o país atravessa um momento de transformação e modernização, com melhorias na infraestrutura turística, aumento da segurança, e políticas de incentivo ao turismo. “A Argentina não é um país caro, é um país valioso, com hospitalidade, infraestrutura hoteleira e destinos preparados para receber. Viemos aqui para convidar, motivar e inspirar vocês para uma experiência maravilhosa na Argentina”, declarou.
Mais voos e passagens promocionais Uma das principais estratégias é a ampliação da conectividade aérea. A Aerolíneas Argentinas lançou tarifas promocionais a partir de US$ 150 (ida e volta entre São Paulo e Buenos Aires), enquanto novas rotas operadas por companhias como Azul, JetSmart e Latam conectam o Brasil a destinos como Bariloche, Córdoba, Mendoza e Ushuaia. Segundo Scioli, a recente política de "céus abertos" adotada pelo governo argentino tem permitido maior competitividade entre as companhias aéreas e aumento da frequência de voos, favorecendo especialmente os turistas brasileiros.

Investimentos em infraestrutura e hotelaria
A modernização também se reflete nos centros de esqui do país, com investimentos em tecnologias como fábricas de neve, que garantem temporadas mais longas em Bariloche, Mendoza, Ushuaia, Tucumán e Shubuti. Atualmente, há 62 novos hotéis em construção, com destaque para a expansão da rede Meliá em cidades-chave como Buenos Aires, Ushuaia e Calafate. A expectativa do governo é que o setor de turismo contribua com até US$ 39 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) argentino, representando cerca de 6% da economia nacional.

Chef Juan Gaffuri, do restaurante Elena, localizado no hotel Four Seasons Buenos Aires. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Enoturismo e natureza como diferenciais
A executiva Paula Farina, da Inprotur, apresentou os atrativos de enoturismo distribuídos por diversas regiões, como Mendoza, San Juan, San Luis e a Patagônia Argentina. Ela também reforçou que o país está empenhado em facilitar o acesso de brasileiros, com promoções conjuntas entre aéreas e hotelaria.
“Estamos preparando uma grande temporada de inverno, com diversas ações voltadas especificamente ao mercado brasileiro”, afirmou.

Executiva Paula Farina - Inprotur. Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Gastronomia em destaque internacional
Um dos pontos altos da apresentação foi a participação do renomado chef Juan Gaffuri, do restaurante Elena, localizado no hotel Four Seasons Buenos Aires. Ele reforçou o papel da gastronomia como um vetor estratégico para o turismo argentino. “Hoje, a Argentina é um destino 100% gastronômico. Trabalhamos com produtos locais de alta qualidade, incluindo carnes que são reservadas ao consumo interno e que não chegam nem a ser exportadas”, destacou. Segundo Gaffuri, a excelência da culinária argentina tem sido reconhecida em premiações internacionais, como os rankings 50 Best da América Latina e do mundo, além das listas Michelin e 101 Best World Steak Restaurants.
“A evolução da nossa cozinha vai muito além de Buenos Aires. Temos chefs apaixonados em todas as regiões do país, criando pratos com identidade regional. A gastronomia é parte do nosso futuro e do que temos de melhor a oferecer”, afirmou o chef.

Foto: Divulgação Guia do Turismo Brasil

Presença reforçada na FIT e agenda global
O evento também serviu para anunciar a forte participação da Argentina na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que contará com representantes de 55 países. A programação incluirá temas como o papel das mulheres no turismo e inovação no setor, além da presença de Shaika Al Mazrouei, nova secretária-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Scioli reforçou que, apesar da obrigatoriedade do seguro-viagem ainda não estar em vigor, o governo argentino está comprometido com a segurança e bem-estar dos turistas. “Queremos mostrar ao Brasil que estamos preparados como nunca para recebê-los. Temos um país com natureza exuberante, 39 parques nacionais, cultura vibrante, gastronomia de excelência e experiências únicas, tanto na neve quanto no litoral”, concluiu.

Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 10-07-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.