Notícias

Viagem ao centro da Terra: Geoparques da Unesco revelam a história do planeta no Salão do Turismo
Conheça os seis territórios brasileiros que fazem parte de destinos chancelados pela Unesco e que desenvolvem um novo modelo de turismo, unindo ciência, cultura e natureza

Foto: Divulgação Misnistério do Turismo

Imagine poder caminhar por um lugar e, a cada passo, desvendar um capítulo da história do planeta Terra. Pois essa é a experiência que os Geoparques Mundiais da UNESCO oferecem. Longe de serem apenas parques, eles constituem territórios com valor geológico de importância internacional, onde a história do mundo se conecta com a cultura e a vida das comunidades locais. O Brasil, detentor do maior número de geoparques na América Latina, traz toda essa riqueza para o Salão do Turismo, em São Paulo (SP).

Os geoparques integram a chamada “Tríplice Coroa” da UNESCO, ao lado das Reservas da Biosfera e dos Patrimônios da Humanidade. Para receber este selo, um território precisa ter uma história geológica única no planeta. “O que a gente está fazendo é contando a história do planeta Terra. E o geoparque é um capítulo dessa história", explica Eduardo Guimarães, presidente da Rede Brasileira de Geoparques da UNESCO. Hoje existem 229 geoparques em 50 países, sendo seis deles no Brasil, atraindo, juntos, mais de 3,5 milhões de visitantes por ano.

Cada geoparque brasileiro conta uma história única. O pioneiro, o Geoparque Araripe (CE) – o primeiro do Hemisfério Sul – é famoso por seu patrimônio de fósseis. Já o Caminhos dos Cânions do Sul (SC/RS) é o único do país que inclui área de praia. No Nordeste, o Seridó (RN) revela uma paisagem completamente diferente, enquanto o Rio Grande do Sul possui dois geoparques: Caçapava e Quarta Colônia. O mais recente a receber o selo foi o de Uberaba (MG).

Pela segunda vez consecutiva, todos os geoparques brasileiros estão no Salão do Turismo, que acontece de 21 a 23 de agosto. “Estar no maior evento de turismo do Brasil é uma vitrine muito importante, onde temos a possibilidade de apresentar os territórios como experiências únicas dentro do nosso país", acrescenta Eduardo Guimarães.

Para ele, o evento é a chance de mostrar um novo modelo de turismo, o geoturismo, que une ciência, história e a vivência em comunidades locais. Os visitantes do Salão podem conhecer de perto a riqueza destes destinos e entender por que eles são considerados verdadeiros tesouros do planeta.
 

REGIÃO SUL – O Sul do Brasil é a região com a maior concentração de geoparques no país. O Quarta Colônia (RS), localizado no coração do estado e terra dos dinossauros mais antigos que habitaram o planeta, proporciona aos visitantes explorar um museu de paleontologia e vivenciar a cultura dos imigrantes italianos e alemães.

Já no Pampa Gaúcho, o Geoparque Caçapava, conhecido como a “capital gaúcha da geodiversidade”, surpreende com rochas de mais de 500 milhões de anos e uma curiosidade: um forte turismo ufológico, inspirado na figura emblemática do “E.T. Caçapavano”.

Na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul impressiona com o maior conjunto de cânions da América Latina e um atrativo pré-histórico fascinante: as paleotocas, tocas escavadas por preguiças e tatus gigantes há mais de 10 mil anos, onde ainda é possível ver as marcas de suas garras.
 

REGIÃO SUDESTE - No Sudeste, o Geoparque Uberaba (MG) se destaca por seus três pilares, que unem história, ciência e fé. O território é mundialmente conhecido pela saga do gado Zebu, que transformou a cidade em referência do agronegócio, com fazendas centenárias e a maior feira do setor no mundo.

A religiosidade é outro ponto forte, com o legado do médium Chico Xavier, que viveu e foi sepultado na cidade, atraindo milhares de visitantes ao seu memorial e museu. O terceiro pilar são os dinossauros, em um sítio paleontológico apelidado de “cemitério dos fósseis”, pela impressionante qualidade de preservação do material encontrado, o que facilita a identificação e o estudo desses gigantes pré-históricos.
 

PARCERIA - O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 23-08-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.