Notícias
O Sistema Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais, por meio do Sesc e do Senac, segue movimentando o 28º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes com uma programação diversificada. Até o dia 31 de agosto, moradores e visitantes poderão participar de atividades de gastronomia, turismo, bem-estar, cultura e lazer distribuídas em quatro espaços da cidade. A programação completa do Sistema Comércio está disponível no portal do Senac em Minas e no aplicativo Eventos Sistema Fecomércio MG.
“Encerramos neste fim de semana mais uma edição do Festival com a certeza de que a cultura e a gastronomia são potentes ferramentas de conexão entre pessoas, ideias e saberes. Reafirmamos nosso compromisso com a valorização da criatividade e a promoção de experiências transformadoras. Ao unir tradição e inovação, proporcionamos momentos de aprendizado e lazer que fortalecem o setor de comércio de bens, serviços e turismo e inspiram os profissionais do presente e do futuro,” enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
O diretor salienta a atuação, durante todo o evento, de estudantes de cursos de gastronomia e estética do Senac, das unidades em Barbacena, São João del-Rei, Tiradentes e Belo Horizonte como auxiliares e facilitadores ao lado de renomados chefs e docentes.
Espaço Sistema Fecomércio MG – O Largo das Forras, principal ponto de encontro da cidade, está ainda mais bonito e acolhedor com a decoração especial do Espaço Sistema Fecomércio MG. Nele, a família inteira pode participar de práticas de gastronomia, de turismo, atendimentos em estética, atividades culturais, circenses e lúdicas, registrar seu carinho pelo nosso estado e ainda concorrer a brindes.
Para quem quer conhecer mais sobre Tiradentes e região, a equipe do Descubra Minas oferece dicas e orientações turísticas. Crianças podem participar de oficinas de confeitaria, pintura facial, bijuteria e jogos educativos promovidos pelo Sesc Mesa Brasil, mediante doação de R$ 10. O valor arrecadado será revertido para o programa, e cada participante recebe um kit infantil, com livro para colorir e lápis de cor.
E ainda é possível recarregar as energias e dar um realce no visual no Espaço Conforto, onde estudantes e docentes do Senac realizam atividades gratuitas de relaxamento e descompressão, como massagens, spa das mãos, penteados e tranças.
Outras atrações ocorrem na unidade do Senac em Tiradentes, na Praça da Rodoviária e no Santíssimo Resort.
Bate-papos com chefs estrelados - A programação gastronômica segue trazendo experiências inéditas para os visitantes do evento. Até o dia 31 de agosto, o público poderá participar de conversas descontraídas com chefs renomados, que compartilharão técnicas, histórias e prepararão pratos especiais.
Neste fim de semana, Kátia Barbosa, apontada pelo Guia Michelin como “rainha da comida popular brasileira”, estará com Yves Saliba, que conduz o Per Lui, espaço eleito em 2024 um dos 70 melhores restaurantes do país pela revista Exame. Eles estarão juntos na Aula Show e vão preparar Língua de sol glaceada de rapadura e angu de milho, e na Cozinha ao Vivo, onde farão a receita Arroz cremoso de requeijão moreno com carne de sol (sábado), além de participarem de um debate na unidade do Senac (domingo).
Os recursos obtidos na venda dos pratos preparados pelos chefs convidados do Sistema Fecomércio MG na Cozinha ao Vivo, no Santíssimo, serão revertidos para o Programa Sesc Mesa Brasil. Serão disponibilizadas 80 porções por receita no valor de R$ 45.
No domingo, último dia do evento, a programação se encerra com um bate-papo sobre fubá entre os profissionais do Senac Vani Pedrosa e o docente e chef Jefferson Ferreira.
Mesas redondas e desafios gastronômicos – Em 2025, a programação integrada trouxe para o Festival duas grandes novidades. As mesas redondas, realizadas na unidade do Senac em Tiradentes, com representantes da sociedade civil, chefs convidados e mediação de jornalistas do segmento. Para debater temas relevantes para o cenário gastronômico atual, participam os chefs Ana Paula Esteves, Kátia Barbosa, David Hertz e Yves Saliba, entre outros. As mesas redondas abordam temas como impacto social da gastronomia, a diversidade dos fazeres brasileiros e a relação entre a arte de combinar vinhos e queijos com o prazer da alimentação. O encontro é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
A outra novidade são os desafios gastronômicos, neste fim de semana comandado pelo chef do Senac Ronie Peterson, no Espaço Interativo. Nesse momento descontraído, os concorrentes vão colocar a mão na massa e demonstrar suas habilidades, por meio de técnicas culinárias rápidas e funcionais. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e conhecimento de noções de cozinha. Os primeiros colocados nessa animada disputa serão premiados com troféu e medalhas.
Música e arte – O Palco Sistema Fecomércio MG, no Santíssimo Resort, recebe apresentações gratuitas de artistas como Laura Catarina “Canta Vander Lee”, Marcela Nunes Quarteto, Juarez Moreira Trio, entre outros.
Já a Praça da Rodoviária se transforma em pista de dança com os DJs Menucci, Cateb, Gostosa, Mahagonny e Rafael Carreiro, que comandam as noites de quarta e quinta-feira (27 e 28 de agosto), além dos fins de semana.
Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc em Minas cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 34 unidades fixas e 13 unidades móveis.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home